Primeira
Impressão
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sala
de vendas
.
Você
é julgado nos primeiros 15
a 20
segundos quando se apresenta pela primeira vez a uma pessoa. Sei que já
está familiarizado com a frase:
Nunca
há uma segunda CHANCE para provocar uma boa primeira impressão. As
pessoas o julgam enquanto fala, e enquanto o estão olhando começam a
fazer juízos. Fazemos parte de uma sociedade que julga.
Por
este motivo, você desejará estar seguro de estar fazendo o que está
ao seu alcance para as pessoas se sentirem bem quando estão com você.
Não somente faze-las se sentirem bem, senão fazer com que as pessoas
queiram estar com você.
Existem
várias maneiras nas quais podemos criar uma impressão favorável.
Uma delas é sorrir. "Sorrir cria calor".
Preste
atenção em seu sorriso para assegurar-se que seja sincero e receptivo.
As pessoas lhe responderão e se comportarão com você de acordo com a
maneira que se aproxima delas. Se você se mostra carrancudo ou ansioso,
esta será a maneira que se sentirão.
Lembre-se
de sorrir.
Outra
maneira de conseguir afinidade é olhar as pessoas nos olhos. Há um
velho ditado que diz:
se
não olha as pessoas nos olhos, está dizendo que você não é uma
pessoa confiável. Isto
é verdade? Não sei, mas se as pessoas acreditam nisso, então é
verdade.
Quantos
de nós já esquecemos o nome de uma pessoa logo após de haver sido
apresentado? A mim já me aconteceu. Tentei salvar-me de meu erro
perguntando:
como
se soletra seu nome exatamente? Quando a resposta é: - "S
I L V A", e aí sim estou em apuros.
Simplesmente
aprendi a evitar estes momentos embaraçosos repetindo para mim seus
nomes quatro vezes quando se apresentam. Tenho feito disto um hábito
consciente e recomendo a você que faça o mesmo. Se surpreenderá da
maneira com que o nome se fixa em sua memória ao repeti-lo.
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Por último, precisa ser cuidadoso na maneira com que você dá a mão.
A que me refiro com isto? Em vendas temos a tendência de acreditar que
se apertamos as mãos, iniciamos uma aproximação agradável. Não
necessariamente. Existem dois aspectos a levar em conta quando se dá a
mão:
1ª:
quando
2ª:
como
Eu
digo que o momento apropriado de se dar a mão a alguém é somente em
encontros previamente marcados.
Se
tratando de um primeiro encontro não marcado (cold
door ou porta fria), apertar as mãos é ir longe demais. Só
é necessário e apropriado apertar as mãos naqueles encontros
previamente marcados quando está se conhecendo a pessoa e se sabe o
seu nome.
O
segundo aspecto, é de igual importância. Para expressar o mais alto nível
de confiança e idoneidade, necessita oferecer toda a sua mão e dar um
breve mas firme aperto. É importante aplicar a pressão certa, não
fraca demais e nem forte demais. Isto se aplica tanto para homens e
mulheres de vendas.
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Eu havia estado mostrando casas a um casal durante todo um fim de
semana. Finalmente decidiram-se por uma e voltamos para a imobiliária
para preencher a papelada informal e anotar os seus dados. Enquanto
preenchia o primeiro formulário olhei para ele e perguntei:
Seria
melhor que eu escrevesse seu nome como Ron ou Ronald?
ele
respondeu: Acho que se escrevesse "Jim" teria muito
mais sentido.
Esta
é uma maneira de perder qualquer afinidade que tenha se conseguido!
prof. Tom Hopkins
.
tornou-se milionário aos 27 anos, e aos 30 se converteu num dos mais importantes professores de ensino para vendas de imóveis dos EUA. Aos 35 escreveu o bestseller: "Como dominar a arte de vender", o qual vendeu em 8 idiomas e em
27 países. Hoje em dia, Hopkins é presidente da Tom Hopkins International, Inc., e é reconhecido com um renomado treinador mundial de vendas e conferencista motivacional.
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