.VAMOS DAR BOM USO A REDE DE INTERNET?
.
Há
dias que queríamos lhes escrever e expor um pouco das experiências que
temos adquirido com vocês e os relacionamentos através do Jornal do SDR
"Dicas da Semana". - Mais como uma obrigação do que um
conselho, porque ao final de contas estamos aqui para lhes servir e é
justo que lhes passemos o que aprendemos e assimilamos com cada um de vocês,
para que também possam usufruir dos benefícios que este relacionamento
da comunidade do SDR traz.
.
São pequenas dicas que apuramos e que estamos seguros, vão
considerar importantes e serão inseridas no seu dia a dia. E olhem que
nelas tem ensinamentos também que tiramos das conversas que mantemos com
os escritórios dos Professores, porque muitos deles dão SHOWS DE
PROFISSIONALISMO.
Tanto vocês como eles, sempre recalcam que a equipe do SDR é
carinhosa, amável, sempre atenta a responder e por aí vai. Então porque
não lhes passar o que a gente faz aqui para sermos todos assim e obter
maiores resultados no dia a dia ?
Quando nos comunicamos com outra pessoa frente a frente ou por
telefone, utilizamos gestos, expressões e/ou mudanças na voz que ajudam
o nosso interlocutor a interpretar nossa mensagem. - Estas importantes
ajudas audiovisuais da comunicação não estão presentes na escrita, pelo
qual é mais difícil transmitir certas idéias, conceitos ou sentimentos.
.
Nós sabemos e temos imaginação suficiente, para ver uma pessoa atrás
da tela do monitor. - Ela está aí! Então porque lhe negar um "Bom
dia ou "Boa tarde" ?
.
No lugar que a pessoa está existe o dia e a noite ? Claro que sim. E se não
houver esse bom ou boa, vamos colocar o nosso bom aí. Todos os dias
nossos Professores nos ensinam que ninguém resiste a um bom sorriso.
Coloque isso em prática. - Quem mostra o sorriso quase que fechando os
olhos, demonstra alegria, felicidade, carinho! - Apenas isso para começar
bem o dia, tarde ou noite. Esse gesto ajuda todos de alguma maneira.
.
Que
colocar no assunto ? Se não tiver assunto, apenas se não tiver, coloque
um "Oi" apenas isso. Ninguém se nega a ler um "Oi".
Mas o assunto é indispensável porque leva o leitor direto ao que você
vai tratar.
.
E-mail não é carta
? Pois é, e uma carta ecologicamente correta (não usa papel) e
transmitida através de bits (virtual) e não de átomos (como disse Tio
Bill Gates). Então porque não se MOSTRAR?. - Você já comprou algum
produto sem marca, solta, sem embalagem ? - Não? Pois é, o outro lado
também não irá comprar, por isso o fundo de e-mail ou a logomarca da
sua empresa tem
que estar sempre inserida! - BÁSICO E OBRIGATÓRIO.
.
Você não tem ? - Mande fazer uma urgente, para inserir em tudo que
relacionar sua empresa. Hoje tem estudantes que fazem maravilhas por menos
de 100 reais. Maravilhas mesmo. - Para você saber mais, quem faz uma
logomarca, depois transforma ela numa marca d'água, desbotando ela
(falando grosseiramente) e faz o fundo de e-mail. Ou seja que por menos de
cem reais você terá logomarca em três tamanhos, marca de água e mais
um fundo de e-mail. Peça que lhe entreguem em formato ou extensão 'jpg".
Depois você pode colocar ela no e-mail, nos papéis de carta, como
logomarca do seu "sistema de representação SDR", para que
todos seus pedidos, orçamentos, ocorrências comerciais, planilhas de preços,
papeis de fax, etc., saiam bonitinhos. Também poderá colocar ela no
editor de texto para que quando imprima, pareça uma carta mesmo.
.
Quer
saber como fazer para colocar sua logomarca no sdr e no e-mail ? Vamos lá...
No SDR vai no ícone das duas carinhas com chave (personalização do
sistema), preencha os dados e clique na setinha azul, que abrirá
"meu computador" e poderá marcar a pasta onde está guardada a
logomarca. Apenas confirme e pronto, já pode imprimir qualquer
formulário ou relatório que sairá com sua logomarca e dados.
.
Para
seu Outlook Express, clique no botão (nova mensagem), clique
"selecionar papel de carta" e abrirá a janela para seleção
dos papéis de carta que vem no outlook e também poderá procurar por
logomarcas para criar o seu...
.
Clique em "criar novo" e "avançar". - Clique
em "procurar" e aparecerão os papéis de carta que já vem com o
outlook, mas depois você brinca. - Vamos direto na janelinha de cima onde
diz "examinar" e tem uma setinha pretinha e clique nela para que
abra o "meu computador" e todas as pasta que nele se encontram.
Onde você guardou sua logomarca ? Nos meu documentos ? Área de
trabalho? Minhas imagens ? Selecione ela ou dê dois cliques! Voltou então
para a janela que mostramos a seguir... Então você tem: "posição"
- clique em cada uma delas e vá vendo como fica. Tente sem medo que não
dá choque!
.
Então você tem: "lado a lado" - teste e vai vendo o que
significa cada botão, que depois pode voltar atrás e serve para você
conhecer melhor as alternativas.
Cor de fundo: Não
use, você
pode cegar uma pessoa com o reflexo dessas horríveis cores. Além de ser
multada por usar luz alta na internet...
Clique em "avançar" - "FONTES" - "ALERTA
TOTAL" - não
use fonte times new romam, a não ser que seja bis-neta/o de Cristóvão
Colombo!
.
Se foi-se essa letra. Use Verdana, que é redondinha, lindinha, gordinha,
simpática e tem mais 30% de clareza na leitura, o que diz tudo. - Mas use
a fonte que quiser. Agora entre Arial e Verdana, Nós ficamos com Verdana
por ser mais 10% legível que a Arial. - Tahoma e muito senhorial. Mas
sobre gostos não tem nada escrito, dizia uma velha e comia sabão por
queijo.
.
Tamanho bom é 10. Super correto. Denota sensibilidade com os cegos e
cautela com os mau humorados. Letra 12 use somente se for bombeiro e
quiser avisar sobre incêndios.
Cor
da Fonte:
- Nós usamos a cor marinho, mas use a que mais lhe gostar e lhe trouxer resultados. Claro, não esbarre no
mau gosto ou numa cor muito clara, para
evitar problemas.
LEMBRE-SE.
Nós jamais dizemos quem somos... "MOSTRAMOS". Quem nos vê são
vocês. E isso usamos para tudo. Numa venda, num alô, num e-mail, em fim,
em tudo nos mostramos! - Não por isso deixe de colocar ao final do
seu e-mail seu "CARTÃO
DE VISITAS",
que é uma forma de que cada e-mail aberto já venha com os dados da sua
assinatura prontos e separados por usuário...
Sigam-nos
os bons: - Vamos nos outlook Express, clique no menu
"Ferramentas", depois clique em "Opções", depois
clique em "Assinaturas", depois clique na janelinha
"Adicionar assinaturas em todas as mensagens enviadas", depois
clique em "Nova", digitem o texto de sua assinatura de
e-mails... exemplo:
Chuchu
dos Pendurados
Depto.
de Hortifrutigranjeiros (sem
agrotóxicos e sem ser geneticamente modificados)
chuchu@verdurinhas.com.br
www.verdurinhas.com.br
(xxx)
51 3333 2028
Ou
seja que assinatura Nº1 está pronta. Caso queiram colocar mais de uma,
cliquem em renomear e coloquem seu nome nela e depois quando insiram a
segunda vão renomeando para que saibam qual é qual.
Além do sentido comum, os bons modos, a cortesia, o respeito, a consideração
e a tolerância, estas são algumas regras que todos devemos observar ao
nos comunicar através da rede:.
-
Se
pede uma informação, qualquer uma que seja, não deixe de agradecer a quem lhe
enviou, é uma descortesia e não tem fundamento, você
que trabalha com "RELACIONAMENTOS OU NETWORK", se dar o luxo
de desprezar a outra pessoa, que lhe ajudou. Deixe de ser preguiça e
agradeça, de forma simples, mas "Caliente". Invista no
amanhã e se torne conhecido por doce e nunca por azedo/a.
-
Tenha
sempre em mente que do outro lado de seu computador há um ser humano
real, mesmo que seja meia/o abestalhado, mas com suas próprias idéias
e sentimentos. Sempre escreva como se ambos estivessem se olhando nos
olhos (claro que não deve imaginar ele vesgo, para evitar rir
sozinha/o). Nunca escreva nada que não diria frente a frente da
outra pessoa. Esta talvez seja a principal regra que deva sempre ter
presente.
-
Mantenha
seus e-mails breves e concisos.
-
Não
envie e-mails com anexos (attachments) grandes, como arquivos gráficos.
Porque corre o risco de que os mesmos não chegarem ao seu destino.
-
Ao
responder alguma mensagem, deixe alguma frase para que se saiba a que está
se referindo, mas, por favor, separe tudo das demais. Sempre que
for possível responda no começo e deixe a mensagem para o final, em
outra cor para que seja mais clara.
-
Nunca
responda um e-mail quando estejas irritado ou com raiva...
-
Seja
cuidadoso com os endereços de seus contatos e as informações pessoais
ou privadas. Não deixe elas a vista no CC, coloque elas no CCo,
porque não pode expor seu contatos de forma livre para todos ver.
Isso prejudica, porque a maioria não aceita que todos tenham o e-mail
exposto.
-
Nunca
exponha em público correios-e que lhe foram enviados em privacidade.
-
Certifique-se
de que estás enviando seu e-mail ao destinatário correto,
verificando o catálogo de 'Para' de seu programa de correios ANTES de
clicar no botão de 'Enviar'.
-
As
letras MAIÚSCULAS podem ser usadas para substituir acentos gráficos
ou para enfatizar, mas NÃO escreva tudo em maiúsculo, porque isto é
interpretado, na rede que, VOCÊ ESTÁ GRITANDO!
-
Seja
tolerante. Lembre-se que o botão de "Delete" lhe permite
apagar e ignorar qualquer mensagem indesejada.
-
Se
você sentir-se ofendido por algo ou alguém dirija suas queixas em
particular ao ofensor e/ou ao administrador da lista. Comemorações e
felicitações em público, críticas e desacordos em particular.
Trazer assuntos negativos ao grupo, em geral não resolverá nada e
proporcionará um clima de debate inútil.
-
Se
receber uma mensagem de aviso sobre um vírus que se propaga pelo
correio ou algo similar, NÃO escreva ao grupo para alertar a todos os
membros sobre isto. É mais certo que se trata de um destes tantos
"Hoaxes" falsos alarmes que enchem a rede. Confirme antes de
enviar um alarme, se é real, com seu provedor ou até com nós se
quiser (aiiiii que trabalhão).
-
Não
é aceitável o uso de um vocabulário obsceno ou "picante"
nos comunicados ao grupo. Por consenso geral se permite o uso de
palavra 'fortes' em piadas, sempre e quando o 'Tema' especifique
claramente que se trata de uma piada e o texto traga uma advertência
e que deixe um espaço razoável ( várias linhas em branco) que lhe
permitam apagar antes de ler a pessoas sensíveis a este tipo de
vocabulário.
-
Se
ainda não tem linha rápida de acesso a internet via modem ADSL,
Cabo, ou rádio... Tá mais do que na hora de contratar uma para que
seus e-mails dos seus geradores de comissões (Clientes e
Representadas), sejam recebidos a cada minuto. Pare de usar o Celular
e o telefone. Você não é Gal Costa e nem Chico Buarque, por tanto
cante menos e escreva mais, que seu destinatários agradecem, é mais
profissional e faz perder menos tempo. Outra vantagem são as
pesquisas e noticias de mercado que lhe permitirão conhecer muito
mais da profissão, através de informações minuto a minuto. Invista
e se der errado nos culpe, mas estamos certos que será destaque entre
os profissionais por ter acesso imediato a internet..
Todo
o mundo foi um novato (newbie ou banana) alguma vez, muitos não tiveram a
oportunidade de ler a Netiquette. Para tanto, quando alguém cometer algum
erro seja bondosa/o com ele. Ainda mais se o erro é mínimo não será
necessário mencionar nada, sempre pense duas vezes antes de reagir. Ter
bons modos não nos dá o direito de corrigir aos demais.
.
Se decide informar
a alguém de algum tipo de erro, faça-o cortesmente e se for possível
enviando um e-mail privado em lugar de faze-lo público enviando-o à lista
ou grupo de discussão. Dê as pessoas o benefício da dúvida, assuma que
o outro não sabia algo melhor e por sobre todas as coisas não seja
arrogante.
.
Um
bom trabalho da equipe do SDR