Como página inicial

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

Adicionar a Favoritos

sistema de representação comercial e vendas

FONE: 51 3019 2817

.

.

Funções do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Testes do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Solcite seu Orçamento

Manual do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Biblioteca dos Jonais de Representação Comercial SDR

Assinatura livre e gratuita do Jornal de Representação Comercial

Contrate os melhores e mais capacitados Representantes Comerciais

Contato com a Equipe do SDR Sistema de Representação

As melhores Dicas sobre softwares livres, Bibliotecas, Links...

FUNÇÕES

TESTE

ORÇAMENTO

MANUAL

JORNAIS

ASSINe

saiba

contato

dicas

.

.

.

O ECLIPSE


Quando Frei Bartolomé Arrazola se sentiu perdido, aceitou que já nada poderia salva-lo. A selva poderosa de Guatemala o tinha pego, implacável e definitivamente. Ante sua ignorância topográfica sento-se com tranquilidade a esperar a morte. 

.

Quis morrer ali, sem nenhuma esperança, isolado com o pensamento fixo na Espanha distante, particularmente no convento dos Abrolhos, onde Carlos V condescendera una vez em baixar de sua eminência para dizer lhe que confiava no zelo religioso de sua labor redentora. 
.
Ao despertar se encontro rodeado por um grupo de indígenas de rosto impassível que se dispunham a sacrifica-lo ante um altar, um altar que a Bartolomé lê pareceu como o leito em que descansaria, ao fim, de sus temores, de seu destino, de si mesmo. 
.
Três anos no país lê haviam conferido um mediano domínio das línguas nativas. Intento algo. Dize algumas palavras que foram compreendidas. 

Então floresceu nele uma idéia digna do seu talento, de sua cultura universal e de seu árduo conhecimento de Aristóteles. Lembrou que para esse día se esperava um eclipse total do sol. E dispôs, no mas intimo, valer-se de esse conhecimento para enganar a seus opressores e salvar a vida. 

.

Si me matais -lês dize- posso fazer que o sol se escureça em sua altura. 
.
Os indígenas o olharam fixamente e Bartolomé surpreendeu a incredulidade em seus olhos. Viu que se formo um pequeno conselho e espero confiado, mas com certo desdém. 

Duas horas depois o coração de Frei Bartolomé Arrazola chorava seu sangue veementemente sobre a pedra dos sacrifícios (brilhante baixo a opaca luz de um sol eclipsado), enquanto um dos indígenas recitava sem nenhuma inflexão de voz, sem presa, una por una, as infinitas datas em que se produziriam eclipses solares y lunares, que os astrônomos da comunidade Maya haviam previsto e anotado em sus códices sem a valiosa ajuda de Aristóteles.
.

.

PESQUISA, DESIGNE E ADAPTAÇÃO DA EQUIPE DO SDR

.

Augusto Monterroso - (1921-2003). - Nasceu em Tegucigalpa, capital de Honduras e desde 1944 sua residência habitual  era no México, país ao qual se mudou por motivos políticos. Começa a publicar seus textos a partir de 1959, onde  prefiguram os rasgos fundamentais do que será sua personalíssima narrativa. Uma prosa concisa, singela, acessível, onde sempre relata a consciência dos grandes mitos da literatura e uma aberta inclinação a paródia, a fábula e o ensaio. Faleceu em 07 de fevereiro de 2003  como conseqüência de uma parada cardíaca.

.

Os antigos Maias comemoravam seus eventos importantes erguendo ESTELAS de pedra e estas sempre levavam datas que descreviam a ocasião usando para isso desenhos e números. Muitas destes monumentos ainda se encontram  hoje nas antigas cidades Maias.
.
As civilizações antigas da Meso América desenvolveram calendários escritos precisos e destes o calendário dos Maias é o mais sofisticado. Foi o centro de sua vida e o seu ganho cultural. Sua precisão deriva do feito que se baseia em uma conta contínua e ininterrupta dos dias (chamados Kin em Maia) a partir de um dia zero inicial. 

.

Ao longo da história, os povos tem sentido a necessidade de contar com um ponto fixo onde iniciar seus cálculos do tempo.  Com este fim geralmente se tem determinado o ponto inicial ou usando um evento histórico (o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo) ou por um evento hipotético (a data da criação do mundo). Os Maias também descobriram a necessidade de tal indicação e assim provavelmente, usando um evento astronômico significativo, colocaram esse dia inicial em 13 de agosto de 3114 a.C.
.
O conhecimento ancestral do calendário guiava a existência dos Maias a partir do momento de seu nascimento e eram muito poucos os que escapavam da influência do calendário. Sabemos que os Maias levavam várias contas calendáricas independentes do Kin, que estavam sincronizadas sendo as de 260 e 365 dias as mais importantes. As contas Maias dos dias, escrevem-se combinando números com desenhos.

.