Louis
SATCHMO Armstrong
.
Nasceu
em Nova Orleans, estado de Lousiana, berço do Jazz, gênero que começou
nas praças e prostíbulos e terminou nas salas de concerto. Nasceu em
quatro de julho de 1900 e foi batizado como Louis Daniel Amstrong. Louis
e sua irmã menor cresceram em condições de extrema pobreza, as vezes
com a sua mãe, outras com a sua avó.
Seu
pai Willie, que trabalhava em uma fábrica de trementina, abandonou
sua mãe, Mayann, pouco antes do nascimento dele. Naquela época,
Mayann tinha uns quinze anos e trabalhava como criada e possivelmente
também dizem se prostituía para ajudar a criar os filhos.
.
Como
muitos outros notáveis da história, Satchmo descobriu seu talento
musical por conseqüência de suas loucuras. Rapaz bastante atrevido e
vivaz queria chamar a atenção dos seus amigos no ano novo, quando
tinha apenas onze anos, e com o revolver do pai de um deles, apontou
para o céu e disparou. Por sorte ou por azar, um policial que estava
perto deu-lhe um flagrante e levou preso.
Condenado
a longos meses de prisão em um centro para jovens delinqüentes, fez
cursos de música e logo desponta. O diretor do centro lhe oferece a
possibilidade de desenvolver o seu talento, emprestando-lhe uma trombeta
de excelente qualidade, que o mesmo havia comprado. Um empréstimo que
tinha mais valor que um presente. Bastaram apenas alguns anos para alcançar
a fama e fiel ao seu compromisso, voltou para devolver a trombeta para o
seu proprietário e padrinho musical.
Ainda
que sempre falou da sua infância com carinho, Armstrong não voltou
para Nova Orleans até dez anos depois de ter ido embora; nunca se
instalou e só ia por motivos profissionais apesar de ter sido ali
onde começou a sua "carreira" musical, em quartetos de rua
por uns centavos e freqüentando os "honky-tonk" (pubs) nos
quais se tocava a nova "música quente"'.
.
Em
sua virtuosa carreira, concorreu nas paradas com Al Jolson, Frank
Sinatra, tirou o primeiro lugar algumas vezes dos "Beatles"
com a música “Hello Dolly”, que acabou sendo um êxito na MTV dos
anos 90, quando a música do filme "Good Morning Vietnam",
voltou a tocar o hit que ele havia gravado em 1967, quatro anos antes
de morrer: “What A Wonderful World”.
.
Alguns
dizem que Jazz vem de "iase", a versão popular do
francês "jase" (falar, parodiar). Outros que a raiz está
na mandinga "jasi"' ("exagerar" ou, na linguagem
do blues, "esquentar", "excitar", ou diretamente,
"transar").
Na
origem estavam estes cantos de brancos feitos a sua maneira pelos
negros, estes hinos cristãos e marchas militares convertidos na
"Congo Square" de Nova Orleans por parte do "vodu".
O que aconteceu depois foi nada mais nada menos, que o que Armstrong
brincalhão, se negou a explicar quando lhe perguntaram o que era o
jazz:
Se
você necessita perguntar, a única coisa que posso dizer é que nunca
vá entender.
Em
1923, Armstrong já era o segundo corneta no conjunto de
"King" Olivier. Três anos mais tarde havia revolucionado os
grupos folclóricos, barulhentos e coletivos de sua cidade. Sua exigência
em qualidade e técnica obrigou ele e outros a se profissionalizarem. Em
4 de julho de 1925 junto a Fred Longshaw alternando entre um piano e um
órgão de tubos e a excelente cantora do blues "Bessie Smith"
foi a apoteoses da fama.
.
A
imitação entre a voz de Bessie e a corneta de Louis (esse era o
instrumento que tocava então), deixava explícito do que se constitui a
essência do gênero. No jazz os instrumentos imitam a voz e a voz o
jazz. Que tenha sido Nova Orleans, o lugar que esta nova música
explodiu não quer dizer que ali tenha nascido.
Foi
considerado excêntrico por morar na mesma casa do Queens que ocupou
ao chegar em Nova York nos anos 30, e veio a falecer milionário. O
compositor de blues William Christopher Handy, a quem Satchmo
homenageou em um de seus discos mais importantes, contava que por
volta de 1905, em Menphis, soava uma música muito parecida com a de
Nova Orleans e que "todas as bandas de circo soavam desse modo.
.
toda
a região do Mississipi estava cheia do mesmo, sem que ninguém
soubesse o que se passava do outro lado. Eu me interei da música de
Nova Orleans recém em 1917". O primeiro grande centro industrial
que formou essa nova música foi Chicago. Ali Armstrong gravou seus
primeiros discos com os seus legendários "Hot Fives" e
"Hot Seven", e mais tarde conquistou Nova York e com ela, um
repertório menos jazzístico mas de uma celebridade inédita para um
músico negro.
Desde
Armstrong, o jazz tem que ser tão afinado como qualquer outra música,
escreveu o crítico Joachim Berendt. Casado quatro vezes, a sua última
esposa foi a bailarina Lucille Wilson, quem mais tempo permaneceu com
ele; mas a que lhe indicou o caminho musical foi Lil Hardin, que faleceu
em um concerto à memória de Armstrong, sentada ao piano e executando
um solo, 40 anos depois de sua separação.
.
Se
existe alguma coisa pela qual todos lembram dele, era pela ronquidão,
que nem com cirurgia conseguiu eliminar, e pela forma como terminava as
suas intervenções com um "¡Oh,
Yeah!"
e limpava o suor com um pano branco. Seus imitadores, em troca, todavia
tremiam ao escutar o seu "scat", uma forma de emitir sons
inarticulados, em vez de cantar que, se diz, começou a fazer em 26 de
fevereiro de 1926.
.
Se colocou debaixo da proteção do que seria o seu mentor musical,
Joseph "King" Oliver, quem o familiarizou com a trombeta. Seus
estilos eram diametralmente opostos assim que não pode dizer que a
influência Oliver em Armstrong foi muita.
No
entanto foi o seu principal conselheiro e apoio emocional, e quando em
1918 "King" decidiu ir para Chicago, como muitos outros músicos,
conseguiu que Louis entrasse em sua banda, a dirigida por Edward 'Kid'
Ory, a melhor da cidade. Depois formou sua própria banda
"Em 6 de julho de 1971 Armstrong veio falecer e seu velório
televisionado, onde uma jam sesion, de dezenas de jazzman's lhe davam
o adeus tocando.
.
Algumas
frases de LoUis:
-
O
jazz não é uma música, é uma forma de toca-la
-
Se
Jesus fosse negro e participasse de manifestações, também lhe
pegariam. (em 22 de abril de 1965, acerca da repressão de manifestações
de negros no Alabama)
-
Se
um cara tem swing e pode tocar uma melodia, isto é o que conta.
DE
PRESENTE A MÚSICA EM MP3 "HELLO DOLLY". LEMBREM
QUE NÃO PODEM BAIXAR, APENAS ESCUTAR... 2,24
mb clique
aqui...
|