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Que seriam de nossas gerações se não tivéssemos o Rock, o Pop, o MPB e outros estilos musicais que nasceram com os jovens e que a todos nós marcaram e marcam muito, pela suas melodias, letras e rebeldia.

Grupos e solistas surgiram e surgem em todo mundo a toda hora. Mas os novos talentos tem algumas barreiras a ultrapassar, até chegarem no mercado e alcançar a fama, pelo talento musical. Uma delas é conseguir promover sua música livremente sem ter que se vender para os cartéis das gravadoras.

Mas hoje está mais fácil graças a internet, que permite que a música possa ser baixada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e também graças ao formato de arquivos MP3, que começou a ser desenvolvido em 1987, pela Fraunhofer IIS em cooperação comum com a "universidade de Erlangen (prof. Dieter Seitzer), terminando por planejar finalmente um algoritmo muito poderoso que foi estandardizado como "Iso-MPEG Layer-3 áudio, que deu uma taxa de compactação de 1:12.

Por este fato que o MP3 é uma cópia semelhante, mas não idêntica. Para os ouvidos mais sensíveis, ela sempre perde um pouco de qualidade, mas estudos mostram que apenas uma pessoa em cada dez mil, conseguem perceber a diferença.

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Os softwares que tornaram o MP3 mundialmente popular e tiraram da exclusão musical as pessoas sem condições econômicas de comprarem CD's a R$30,00 na média, são chamados de "programas de trocas" (share, em inglês), e possibilitam aos usuários de quaisquer local e distância, compartilhar livre e gratuitamente, músicas entre si.

 O NAPSTER E O KAZAA, dois dos pioneiros nesta modalidade de troca de músicas, foram os maiores responsáveis por permitir aos habitantes do planeta a conhecerem e escutarem música sem ter que pagar ou ouvir propagandas, através dos rádios e TV. E Assim, por permitir a inclusão dos excluídos, tornou-se alvo de inúmeros processos judiciais, tendo que o NAPSTER fechou as portas e o KAZAA está de vento em popa, junto com uma variedade de aplicativos que tem nascido e que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo.

E que simples que é o formato MP3 (abreviação de ISO-MPEG Audio Layer-3). Não é nenhum software (programa de computador), mas sim um arquivo de áudio. E como todo arquivo de computação, para ser executado precisa de softwares específicos, conhecidos como players, que interpretam e reproduzem os dados em arquivo sonoro.

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Em 1992 foi aceito oficialmente como tipo padrão para arquivos musicais compactados, graças ao reduzido o tamanho que permitia o armazenamento e o compartilhamento graças ao pequeno espaço que precisava. Entretanto, somente em 1999 obteve seu grande reconhecimento por parte do público em geral graças ao advento da Internet e da redes "Peer to Peer" ou "Porta a Porta" OU "COMPUTADOR A COMPUTADOR".

A nova geração destes programas, porém, é mais difícil de se controlar (não são bobos, não!!!). Ao contrário do Napster, esta onda de softwares recentes não possui um servidor central, mas computadores que controlam e organizam as ações dos usuários, de onde se encontram os interessados em compartilhar os "downloads" (baixas de arquivos) das músicas.

Por exemplo: - ao fazer uma busca e localizar o arquivo desejado, irá copiá-lo diretamente do computador de outro usuário deste serviço, sem passar por intermediários. Por esta tecnologia, as empresas que desenvolvem estes sistemas alegam não poder controlar as ações de todos os seus utilizadores, o que impede o prosseguimento dos processos por direitos autorais. (olé olé, olé olá).

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Como exemplo citamos a Sharman Networks desenvolvedora e produtora do KazaA, não chega a possuir sede própria. Sua equipe de desenvolvimento está espalhada em vários países, o que dificulta ainda mais os processos nos tribunais, pois cada região possui leis diferentes em relação às normas de conduta e direitos.

E este preâmbulo serve para lhes contar a história de Roanan O'Rahilly, que deixou sua terra natal, Dublin-Irlanda, em 1961, com 21 anos, contrariado pelo cenário da música pop de Londres.

Ele era agente de muitos jovens artistas, mas, como encontrou super barreiras econômicas que impossibilitavam os meios existentes na época para expor os novos talentos musicais, a não ser que pertencessem aos cartéis das gravadoras, decidiu usar sua criatividade e se pôs a obra para tocar sua idéia.

Conseguiu reunir um empréstimo de 250 mil libras (1.250.000,00 reais) e comprou um antigo navio holandês de porte médio para o transporte de passageiros e partiu para Greenore, um estaleiro a cem quilômetros de Dublin, que pertencia ao seu pai.
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Em 1964, o navio estava renovado e equipado com transmissores de grande potência e distância e re-batizou o navio com o nome de "Caroline", em homenagem à filha do primeiro presidente católico dos EUA, John Kennedy, que tinha origens irlandesas.

Como as leis britânicas ao igual que na maioria da Europa e demais Países, se intitulam donas das ondas de transmissão de rádio, o navio "Caroline" ancorou em águas internacionais e começou a transmitir ondas curtas.

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foi assim que começou a "Primeira Rádio Pirata", nome ganho por estarem sempre a operar dentro de um navio e em águas internacionais ou sem dono, conseguindo assim burlar as leis da radiofonia e de passo os impostos. O exemplo da "RADIO Caroline" foi seguido pelas Rádios "Verônica e Mi Amigo", outras emissoras que surgiram na mesma época.

A emissora PIRATA tinha uma produção musical baseada no movimento de contra cultura que não tinha espaço nas emissoras oficiais ou das cartelizadas e era combatida pela programação conservadora da cultura inglesa e dos grupos econômicos trogloditas (que até hoje estão bem de saúde e cada vez mais gordos).

Para combatê-las o governo inglês ampliou seu domínio sobre as milhas marítimas. Quando a rádio Pirata foi apreendida, trouxe com isso uma reação da juventude inglesa que fez surgir centenas de emissoras em território inglês.

Portanto o termo PIRATA se aplica especificamente as irradiações ilegais que transmitem do mar para a terra. Em 1966, a emissora teve que sair das águas britânicas graças a uma lei votada as pressas pelo legisladores ingleses:

POLITICANS OLIGOPOLIANS SAFADUS

Que demarcou muitas mais milhas náuticas como território inglês e daí que teve que passar a operar no Mar do Norte, tendo recebido aplausos e apoio dos maiores e mais diversos expoentes da música Pop, Rock e outros.

Rádio Comunitária - É uma emissora administrada por um conselho da comunidade, sem fins lucrativos; não pertence a religião, partido ou empresa; seu objetivo maior é o desenvolvimento da comunidade. Ela deve ser plural e democrática, tem que abrir espaço para todas as pessoas, todos os partidos, todas as religiões. Não pode fazer proselitismo religioso (propaganda religiosa, catequese). A religião pode pertencer ao Conselho comunitário, mas não pode ser a entidade única no Conselho, para não caracterizar a propriedade.
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Rádio Corneta - Em cidades do interior funcionam estas "emissoras" que propagam notícias, música e publicidade, através de fios e cabos ligados a alto-falantes ou "cornetas", espalhadas pelas ruas principalmente nas praças e feiras. Muitos desses sistemas de som se auto-intitulam "rádios comunitárias". Alguns planejam sua modernização, adquirindo transmissores e passando a transmitir em FM. O sistema geralmente pertence a uma ou duas pessoas de poucos recursos que tem paixão pelo rádio. Estas "emissoras" prestam um grande serviço à comunidade. O retorno financeiro é pequeno. 
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Rádio Livre - É aquela montada por uma pessoa ou grupo com interesses próprios. Pode ser de esquerda, direita, comercial, anarquista, católica,... Foram elas que deflagraram o processo de democratização dos meios de comunicação no país e no mundo. 
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Rádio Cidadã - (conceito definido pela AMARC - Associação Mundial das Rádios Comunitárias) é toda emissora que, independentemente de tamanho, qualidade ou situação financeira, tem parte do seu espaço voltado para questões de cidadania, saúde, meio-ambiente e educação.

No Brasil, existem 1.172 rádios comunitárias autorizadas. Segundo o Ministério das Comunicações, 940 emissoras têm autorização provisória e 232 já possuem concessão. E ainda há cerca de 7.000 pedidos em tramitação.

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