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Antoine Marie Roger de Saint Exupery

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escritor e aviador - Nasceu em 29 de junho de 1900 em Lyon - FRANÇA..

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Dizem que a morte branca, a morte por congelamento, é uma morte doce. - Uma espécie de torpor, cheio de sensações agradáveis, em que se encontra, inclusive otimista. Guillaumet, o sabia. Não lhe custava nada deixar-se estar, se recostar sobre o manto gelado, não levantar-se depois de uma queda, dizer: - Já basta, se acabou, e não voltar a intentar-lo de novo.
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A história é de Antoine de Saint-Exupéry, em "Terra dos homens", onde narra a aventura de um piloto cujo avião tinha se acidentado nos Andes, e que depois de uma incrível travessia, apareceu  destroçado mas vivo, quando todo o mundo havia perdido a esperança. 
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Aquele homem tinha um monte de razões para deixar de lutar pela salvação. - Não conhecia o caminho, estava perdido, machucado, golpeado, com fadiga e extenuado de cansaço. Derrubado a cada passo pela tormenta, em uma zona onde se dizia "
LOS ANDES EN INVIERNO, no devUELVEN LOS HOMBRES". - "Fiz o que podia, já não tenho esperança, porque continuar neste martírio?" Lhe bastava fechar os olhos para apagar do mundo as rochas, o gelo e a neve. E não haveria mais golpes nem quedas, nem músculos doloridos, nem tempestades abrasadoras, nem esse peso da vida que tinha que arrastar tão dificilmente. 
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Mas Guillaumet pensa em sua mulher, seus filhos, companheiros. Quem poderia manter a sua família, que lhe aguardava em algum lugar da França se ele parasse? Não, não podia lhes falhar. Eles o queriam, aguardavam, o esperavam. O que aconteceria se a sua mulher soubesse que ele estava vivo? - "Minha mulher e meus filhos acreditam que estou vivo, crêem que caminho. Meus companheiros acreditam também. Todos tem confiança em mim, eu sou um canalha se não caminho." Quando voltava a cair ou quando as pernas se negavam a avançar, mais repetia essas palavras. Quando todos os ossos de seu corpo gemiam entorpecidos pelo frio e pelo cansaço; quando depois de cair voltava a se levantar como em um carrossel que não acabava nunca, voltava a repetir o mesmo verso: - "Se acreditam que estou vivo, se acreditam que caminho, serei um canalha se não continuar".

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Quando o encontraram, sua primeira frase foi como resumo de sua tenacidade extraordinária: "O que fiz, lhe juro, nenhum animal o teria feito". Saint-Exupéry  comenta assim em sua obra: - Esta é a  frase mais nobre que conheço, uma frase que situa o homem, que lhe honra, que restabelece as hierarquias verdadeiras.  Guillaumet está exausto e lhe oprime saber que é quase impossível que chegue a encontrar alguém naquelas montanhas, indefere a voz do esgotamento, que lhe incita a jogar-se no solo e renunciar. O animal só suporta o esgotamento quando está incitado por impulsos básicos, como o medo. - Embora o homem tenha multiplicado esses motivos, consegue sobrepor-se e agüentar. Os valores que influenciam, sua consciência podem ser sentidos, como acontece com os animais, mas também podem ser pensados. Quando os sentimos, só experimentamos a sua atração ou sua repulsa. Quando os pensamos, podemos ver o valor, mesmo que não sintamos quase nada. - Se pudéssemos reger nosso comportamento por valores pensados e não tão somente pelos valores sentidos. Se só pudéssemos acomodar a nossa conduta ao que sentimos. Apesar do angustioso protesto dos músculos, e de que só sentia cansaço, Guillaumet pôde pensar em outros valores, ou recuperar em sua memória os valores vividos em outras ocasiões e ajustar a eles o seu comportamento. Uma vez mais, o espiritual se introduz no corporal, o amplia e o enriquece.

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Antoine Marie Roger de Saint Exupery, escritor e aviador francês. Nasceu em 29 de junho de 1900 em Lyon. Órfão desde que tinha dois anos passou, junto com seus quatro irmãos boa parte de sua infância no castelo de seus avós maternos. Foi educado em escolas Jesuítas e mais tarde estudou na Universidade de Friburgo, na Suíça. Obcecado  pela aviação desde muito jovem, cumpriu o serviço militar nas forças aéreas francesas em 1921. Pressionado pela que então era sua prometida, deixou a aviação dedicando-se à outros ofícios menos perigosos,entre eles em um jornal, e descobre uma nova paixão: a escritura. Incapaz de manter-se longe dos aviões em 1926 se formou piloto comercial, voando novas rotas comerciais na Europa, África e América do Sul.

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Em 1928 escreve a sua primeira novela "Correio do Sul". Em 1931 conhece em Buenos Aires, Consuelo Suncin, a quem propõe mostrar-lhe a cidade desde o ar e em pleno vôo, lhe assegura que se não aceita se casar com ele, espatifaria o avião. Ela aceita e começa um tumultuado casamento, marcado pelas infidelidades de ambos e foi neste ano que publicou sua segunda novela "Vôo Noturno", que ganhou o prêmio da Academia Francesa: - "Grand Prix".
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Intentando bater um recorde no trajeto "Nova York - Terra do Fogo" (EUA a Argentina), sofre um acidente e aproveitando a convalescença em Nova York, escreve o seu terceiro livro "Terra dos Homens", onde mistura as suas recordações do norte da África e da América do Sul como aviador. Também tem um enorme peso as reflexões e as recordações em seu livro seguinte "Piloto de Guerra", escrito durante a 2ª Guerra Mundial, no qual participou como piloto das Unidades de Reconhecimento das tropas aliadas.
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Trás a invasão de França e a rendição do exército Gales, o escritor se exila em Nova York. Sua casa se converte em ponto de encontro dos intelectuais franceses e Espanhóis expatriados, como Dalí e Juan Miró. Trata de voltar a incorporar-se ao exército, mas lhe é negado a permissão como conseqüência de seu estado de saúde, pela a quantidade de acidentes que havia tido e a sua avançada idade para voar com 43 anos. Sente-se desmoralizado e escreve um de seus célebres livros "Carta à um Refém" e "Carta ao General X" e também escreveu a sua última novela "Cidadela", que viu a luz uma vez falecido.

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Mas seu maior ganho literário, que o imortalizou e que tem sido mundialmente lido e apreciado é o "Pequeno Príncipe", um livro infantil para adultos, uma fábula para leitores de todas as idades, uma alegoria e uma valorização da vida e da poesia, uma busca dos valores do homem e dos mais puros sentimentos da alma, em pleno clima de Guerra Mundial. Consegue superar recorde de vendas no mundo todo e foi traduzido em todos os idiomas, depois de sua primeira edição em 1943, que se fez em francês. 

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Após conseguir ser readmitido no exército no ano de 1943 incorpora às tropas da França Livre. Em 31 de julho de 1944 o comandante Saint-Exupéry, antes de despegar desde Córcega em uma missão de reconhecimento, deixou escrito em sua mesa de trabalho: - "Se me derrubarem não estranharei nada. O formigueiro  do futuro me assusta e odeio sua virtude robótica. Eu nasci para ser jardineiro. Me despeço, Antoine de Saint-Exupéry". Nunca regressou. Especulou-se a possibilidade de que poderia ter sido abatido por um caça inimigo, uma falha mecânica e até inclusive o suicídio.

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