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Uma farmácia diferente

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Antiga denominação de "farmacêutico", foi o nome adotado por Miguel Krigsner para a sua farmácia de manipulação: um projeto conjunto com uma colega de faculdade e dois médicos dermatologistas, que teve lugar no ano de 1977, em Curitiba. - A idéia surgiu após um curso em Porto Alegre, que Krigsner participou, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta. Mais do que uma simples farmácia, teria de ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja teria uma sala alcatifada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da receita. A substituir os assistentes, estariam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade e segurança. É neste contexto que Krigsner parte para a produção de produtos com a marca O Boticário, como cremes e xampus - sendo o seu primeiro perfume, o Aqua Fresca, o marco da perfumaria brasileira, que ainda hoje se vende em todas as suas lojas. 
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A empresa O Boticário é genuinamente brasileira e o seu capital é constituído com 100% de recursos próprios. Atualmente, cerca de 350 itens compõem a linha de produtos do Boticário, divididos em deo-colônias, desodorantes, shampoos, sabonetes, cremes, loções, bronzeadores, protetores solares, condicionadores, maquiagem e outros ligados à indústria de cosméticos e perfumaria. Pela própria diversificação em sua linha de produtos, O Boticário atende a todas as classes socioeconômicas, respeitando o potencial de consumo inerente a cada uma. A idéia de desenvolver um produto nasce após pesquisas de Marketing, realizadas para se descobrir as tendências de mercado. Esta é a razão dos produtos O Boticário sempre atenderem às necessidades e expectativas dos consumidores.

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Durante o processo de desenvolvimento de um produto, as áreas de marketing, pesquisa e comunicação são responsáveis por sua denominação comercial, levando-se em conta características como fragrância, público alvo, mensagem social, entre outras. As embalagens dos produtos O Boticário são elaboradas por uma área criada especificamente para o seu desenvolvimento, a partir de um "briefing" orientativo da área de marketing. A programação visual do nome comercial, do cartucho e das ilustrações é executada pelo Boticário. Os ativos biológicos, como os extratos de plantas, são obtidos da natureza e provenientes de fontes que não corram risco de extinção ou leve a qualquer dano ou desequilíbrio ambiental. Não utilizam em seus produtos nenhum ingrediente que apresente risco à natureza, pelo contrário; através da
Fundação O Boticário de Preservação da Natureza, patrocinam diversos projetos de recuperação de espécies com risco de extinção, colaborando com a preservação e respeito ao meio ambiente. O Boticário não possui plantações próprias.

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Atualmente O Boticário está presente no Japão e conta com lojas exclusivas em Portugal, Bolívia, Paraguai e Peru. Os volumes de produção anual: (Os dados a seguir estão representando o volume efetivamente produzido em anos anteriores)

  • 1996: 29 milhões de unidades/ano

  • 1997: 28 milhões de unidades/ano

  • 1998: 33 milhões de unidades/ano

  • 1999: 43 milhões de unidades/ano

  • 2000: 52 milhões de unidades/ano

Hoje aproximadamente 1.220 pessoas exercem suas atividades diretas no Boticário, distribuídas entre as áreas de marketing, comercial, financeira, fabril e administrativa. - Número de lojas no Brasil: 1.960 (mar/2001) Lojas próprias da indústria: 14 em Curitiba e 11 em Belo Horizonte - Faturamento/ 00: Indústria: R$ 310 milhões. O Boticário utiliza-se do Sistema de Franquias (Concessão para utilização de uma marca, produto e/ou serviço, cedido por seus proprietários a terceiros, com intuito de uma maior uniformidade e amplitude no sistema de comercialização) como meio de comercialização de sua linha de produtos, tanto no mercado interno como no internacional. Antes do lançamento de um produto, existe uma operação preparatória que envolve pesquisa de mercado, testes-piloto de produtos, análises financeiras, equipamentos, registro de produtos em órgãos competentes e várias outras atividades. Somente após a conclusão e aprovação de todo esse processo é que se procede ao lançamento de um produto no mercado. As campanhas publicitárias relativas aos produtos do Boticário podem ser desenvolvidas e criadas por agências especializadas em propaganda. Isto se deve em decorrência da amplitude e do próprio objetivo a que se destina a campanha. Atualmente, as agências que fazem a comunicação do Boticário é a Talent Bizz e Opus & Múltipla.
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Desde o início de suas atividades, sempre foi muito forte a identificação do Boticário com a natureza e com o meio ambiente. Em 25 de setembro de 1990, a empresa criou a
Fundação O Boticário de Preservação da Natureza, que tem por objetivo financiar projetos relacionados à pesquisa e proteção à vida silvestre, áreas verdes e unidades de conservação. Após os processos fabris, a empresa efetua o tratamento dos efluentes gerados, através de uma central específica para este fim. Existe ainda uma Central de Resíduos, à qual se destinam, adequadamente, os materiais recicláveis previamente separados por todas as áreas da empresa. A Reserva Natural Salto Morato, da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, foi reconhecida pela UNESCO em 1999 como Patrimônio Mundial da Humanidade. 
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Em 2000 O Boticário foi uma das 10 empresa escolhidas como destaque na área de desenvolvimento de projetos sociais, pelo Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, edição 2000.  - A Botiario ensina que quando se usa um perfume, não se deve esfregá-lo na pele, pois isto poderá alterar sua fragrância e que a fixação de uma fragrância na pele não depende de um "fixador" e sim da perfeita combinação entre suas matérias primas, podendo variar de acordo com a concentração de essências, tipo de pele e até mesmo com o clima. Que para obter um bronzeado perfeito é necessário utilizar um produto com Fator de Proteção Solar.

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IMAGENS DO SITE O BOTICÁRIO www.boticario.com.br

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