1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

 

Quando utilizar as táticas na negociação

.

sala dos artigos de negociação

.

Se negociar é o fato de tratar certos assuntos para conseguir melhores resultados, a pergunta imediata é para quem? a resposta é tão óbvia como a pergunta: para obter os melhores resultados para ambas partes. Devemos recordar que ao negociar, deve-se estar preparado para ceder em alguns pontos frente às reclamações da outra parte. Se fixamos nossas posições antes de começar a negociação, esta será um fracasso (artigo: Como regra geral, a paciência dá frutos).

.

Devemos identificar as concessões que estamos dispostos a oferecer dentro de cada uma das variáveis que intervêm Por exemplo tratando-se de uma venda, não só devemos centrar-nos no preço, senão também no prazo de entrega, na garantia, a qualidade, etc. No livro: Force of persuasion: (A força da Persuasão, do Prof. Forrest H. Patton nos oferece algumas táticas para negociar:

Se a negociação se estanca, mude de lugar: procure uma desculpa para mudar de localização, por exemplo, pedir à outra parte que lhe acompanhe à máquina do café, desta forma pode romper-se um palco hostil (ARTIGO: Negociando com pessoas difíceis).

.
Tática do assombro: prove a exagerar uma reação ante uma proposta... Por exemplo, ante a demanda que lhe propõe a outra parte, pode exclamar "Que? com isso não posso amigo...". Isto provoca uma queda súbita de expectativas da outra parte, que costuma-se traduzir numa vantagem para você.
.

Utilize Documentos Impressos: é fascinante como um documento pode dar legitimidade a suas petições. Tendemos a crer no que vemos escrito com mais impulso que o que escutamos. Desta forma uma folha com uma relação de custos, parece que certifica que esses são os preços e pouco podem mover-se. No entanto escutar o preço pura e simplesmente, sempre nos faz pensar que podemos pechinchar um tanto por cento (ARTIGO: A TÉCNICA DE RAPEL na negociação EM VENDAS).
.

Começar por um extremo: o ponto de partida sempre deve estar afastado da situação que desejamos atingir. Isto permite realizar concessões sucessivas permitindo um ambiente que provoque concessões recíprocas que beneficiem a ambas partes.
.

Dar tempo: os seres humanos resistem a mudança. Dar umas horas ou dias de prazo, permite reduzir a resistência para aceitar certas condições que provocaram rejeição na outra parte.
.

Decompor nossa oferta: se trata da venda de um produto ou serviço, é bom decompor a baixo nível para justificar o preço ou as contraprestações solicitadas. Não é o mesmo dizer "um computador portátil" que "um note ultrafino com placa dedicada de 4 gigas e hd de 2 teras ultra rápido, teclado iluminado, sistema operacional pré-instalado e 10 aplicações imprescindíveis inclusas" (ARTIGO: Decompor preços para enganar os clientes?).
.

Utilizar o silêncio: um longo silêncio controlado por nós ante uma proposta ou objeção da outra parte, costuma provocar uma segunda resposta, geralmente mais sincera ou esclarecedora.
.

Apelar à autoridade limitada: se estamos encurralados e queremos ganhar tempo ou forçar que a negociação se centre em outros aspectos, podemos recorrer a afirmar que não temos autoridade para conceder o que pede. "As normas da companhia me impedem dar mais de 2 anos de garantia, mas podemos..." (ARTIGO: business school - estilos de negociação).
.

Retirar-se: uma técnica muito usada nas negociações é a retirada ante a negativa de conceder o solicitado. "Se essa é sua última palavra, temo que devemos deixar aqui...".  Isto geralmente força a uma nova concessão. Existe o risco que nos deixem marchar, ainda que sempre se pode tentar restabelecer as conversas passado um tempo.

.

Prof. Forrest H. Patton
Resumo do livro: Force of persuasion
Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

.

ARTIGO RECOMENDADO:

.

Não vá ao super com fome! Não vá negociar sem ter estudado!

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

Copyright © - SDR