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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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A motivação é como tomar uma ducha

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sala dos artigos de reflexões

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Precisamos dela diariamente... lembro como se fosse hoje, um programa de treinamento comercial, onde se oferecia motivação a grande escala. Tratava-se de um poderoso café da manhã (num dia hábil) num luxuoso hotel com extraordinárias variedades de frutas, sanduíches e sucos. Depois entre a multidão, os promotores e assistentes do evento, saíram disfarçados de vistosos animais fazendo participar a todos de um entretido baile que segui com muita dificuldade. Evidentemente que estavam todos muito animados para fazer-nos passar um excelente dia (artigo: Alto rendimento em vendas).
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Já quase ao meio dia, comento-lhe a um de meus superiores, se tem alguma referência sobre o efeito destas atividades e me assinala que estou "presenciando e participando" um modelo motivacional Disney
. Assim decorreu o dia e fomos testemunhas de um agradável discurso cheio de boas intenções... Sentia que pouco a pouco toda a equipe e eu estávamos cada vez mais animados e empolgados, o único que queríamos era sair a a visitar e vender com força total (artigo: PONHA UM TUBARÃO EM SEU TANQUE).

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Lamentavelmente, ao outro dia, o ânimo já tinha mudado, as vendas estavam e continuavam difíceis e se aproximava o fim de mês... Olhava de vez em quando algumas anotações que tinha conservado desde aquele dia para manter-me nesse mesmo estado, mas finalmente e com o passar dos dias, a mensagem se diluiu por completo. Tempo depois, cedo na manhã, estou vestindo-me e vejo com grande assombro que minha camisa, sob sua etiqueta, tinha uma pequena frase que dizia:

“Have a Nice Day" (tenha um bom dia), foi tão oportuna a mensagem, que imediatamente me conectei com esse desejo… ter um bom dia...

Fez-me recordar também que quando chego o escritório, as assessoras comerciais aprenderam a nos incentivar, motivando-nos com a forma com que adaptam cada mensagem que nos passam: "ligou um cliente para você, quer comprar"!! Isso sim que anima, ao contrário que o mesmo recado dizendo: "ligou um cliente, quer que ligues para ele" (artigo: Posso fazê-lo melhor!).

Os hábitos são condutas permanentes, e alentar é estimular ao outro, para que consiga seu objetivo. Por esta razão, desenvolver o hábito de alentar nossos colegas, fará uma equipe mais fortalecida, saudável e motivada permanentemente.

artigo recomendado:

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o que motiva um profissional em vendas?

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