Os
seus clientes não querem pagar nove e receber cinco.
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Eles
querem pagar doze e receber doze
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Autor
desconhecido
Prezado
Amiga (o),
Três
meses atrás o Diretor Comercial da subsidiária brasileira de uma das
maiores empresas do mundo foi colocado contra a parede. No pelotão de
fuzilamento, os trinta e cinco vendedores que formavam a sua equipe de
vendas. A sentença:
Muito
agradecido, o Diretor Comercial elogiou a sua equipe pelo empenho em
querer atingir a meta, e como último pedido antes de ser fuzilado,
solicitou um prazo de três semanas para resolver a questão junto aos
demais diretores. Assim
que se viu sozinho, ao invés de consultar as demais diretorias, ele
ligou para o seu consultor de marketing.
Quase
três semanas depois, o Diretor Comercial reuniu a equipe ansiosa em
uma sala de reunião: "Caros amigos e amigas, nas últimas duas
semanas, como vocês perceberam, nós fizemos oitenta visitas e
quarenta conferências telefônicas com os nossos principais clientes.
Ninguém ficou de fora. Nós conversamos com todos aqueles que
representam 90%
das nossas vendas mensais. Nós conversamos sobre vários assuntos,
fizemos várias perguntas diferentes, e a principal conclusão que
chegamos foi:
-
Nós
devemos AUMENTAR os nossos preços em 10%, e não reduzi-los em 10%.
-
Nós
descobrimos que 90% dos nossos clientes querem que nós ofereçamos
algo que nós não estamos oferecendo hoje, e se nós o fizermos,
eles irão pagar 10% a mais por isso. E se nós não o fizermos,
realmente teremos que diminuir os nossos preços em 10%.
O
quê o consultor de marketing descobriu que os trinta e cinco
vendedores não conseguiram descobrir por si só? Que branco não
é branco. Você
pode colocar os seus três assistentes em uma sala e dizer a eles: - "Turma,
eu preciso que vocês estejam mais presentes na área de vendas".
Quando você vira as costas o quê acontece?
-
O
primeiro assistente porque entendeu assim, passa a enviar e-mails
semanais a todos os vendedores.
-
O
segundo porque entendeu assim, passa a fazer visitas regulares a
todos os vendedores.
-
E
o terceiro porque entendeu assim passa a se relacionar melhor com
aqueles vendedores que ele julga que são os melhores.
Você
diz Branco, mas os seus assistentes entendem que branco significa
cinza, white, amarelo claro, quase preto, cinza amarelado... tudo
menos branco. O
mesmo que acontece com você e seus assistentes, aconteceu com os
trinta e cinco vendedores e seus clientes. Enquanto todos estavam
preocupados com si mesmos e com suas metas e bônus, ninguém estava
realmente preocupado em cavar o problema e compreender o que é
realmente branco para o cliente.
BEM-VINDO
A ERA SENSIBILIDADE!!!
A
centenária Kodak,
aquela mesmo dos filmes, em um movimento arriscado e histórico,
anunciou na semana passada que pretende abandonar o mercado de filmes
fotográficos para entrar de cabeça no mercado de tecnologia digital
dominado hoje por grandes corporações como a HP,
Epson, Canon e Xerox.
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A Armani,
aquela do famoso estilista italiano, anunciou na semana passada que
pretende juntar forças com a Mercedes
em um esforço de marketing mundial que entende em cooperação e
troca de banco de dados de clientes e campanhas cooperadas.
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A Blockbuster,
aquela onde hoje você aluga fitas de vídeo e DVD, corre atrás do
tempo para se transformar o mais rápido possível em uma grande loja
de varejo de mídia digital, onde você não irá mais alugar fitas,
mas comprar fitas e outras coisas.
.
A Disney,
uma das principais fontes de renda da Blockbuster
(43%
das fitas alugadas),
colocou a venda um aparelho desenvolvido em conjunto com a Samsung,
que o usuário acopla na TV, paga uma pequena mensalidade por mês, e
tem acesso a todo o acervo da Disney.
A Coca-Cola,
pela primeira vez em sua história, está se posicionando como uma
empresa que oferece uma grande variedade de bebidas, desde água até
chá, e não mais como uma empresa de um produto só. O McDonalds
- "amo
muito tudo isso"
- segue a mesma linha.
A Apple,
aquele fabricante de computadores, abriu uma loja para vender música
na internet (já vendeu mais de 10
milhões de músicas em três meses), colocou os pés na indústria de
música, e está sendo processada pela gravadora Apple
dos Beatles
que detém os direitos originais sobre o nome Apple.
Enquanto isso, as vendas de CDs caem mês a mês devido a pirataria e
internet.
.
Todos esses exemplos, eu acredito, vêem de empresas que
entenderam a evolução dos seus negócios, fizeram escolhas,
definiram um foco e vão apostar nisso. Nesse
Século 21, todos nós veremos a retomada e o resgate de tudo aquilo
que é mais valioso e mais querido por todos nós: - RESPONSABILIDADE,
INTEGRIDADE, HUMANIDADE, SENSIBILIDADE, AMOR, FAMÍLIA,
e a busca constante pelo PROFISSIONALISMO
de todos nós.
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Todas essas transformações que acontece em todos os lugares não
se chamam MUDANÇAS. Não entenda como mudanças. Entenda como EVOLUÇÃO
ou REVOLUÇÃO
(uma
espécie de Evolução na velocidade da luz). Se
fossem apenas MUDANÇAS,
você poderia se dar ao luxo de não aceitar, virar o rosto e negar.
Mas felizmente, tudo isso se trata de uma EVOLUÇÃO,
e quando o assunto é EVOLUÇÃO,
ou você acompanha e lidera, ou será deixado definitivamente para trás. Os
seus clientes não querem pagar nove e receber cinco. Eles querem
pagar doze e receber doze. Você está pronto?
Doze
é Doze, Nove é Cinco. Nada menos que isso interessa.
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês?
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