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Você
é um Gerente ou um Líder? Ao
longo da sua carreira talvez você consiga com muito esforço ser um
gerente e um líder, mas..., não se desanime se nunca conseguir, as
personalidades são muito diferentes e muito difíceis de se encontrar
em uma mesma pessoa. O
Gerente e o Líder têm diferentes atitudes com relação aos
problemas.
Querida
Amiga (o),
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O
Gerente: -
Enfatiza o lado racional das coisas e os controles; são resolvedores de
problemas (focados
em metas, recursos, estruturas e pessoas);
geralmente fazem perguntas do tipo, “Quais
são os problemas que precisam ser resolvidos, e qual é a melhor
maneira de atingirmos os resultados?”;
gerentes são persistentes, trabalham duro, são inteligentes,
tolerantes e pensam no bem estar dos outros.
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O
Líder: - É
percebido como brilhante, mas às vezes é solitário; atinge o
auto-controle sobre si mesmo antes de tentar controlar os outros;
consegue visualizar o propósito das coisas e criar valor no trabalho; são
imaginativos, apaixonados e não tem medo de arriscar.
Gerentes
e Líderes têm diferentes atitudes com relação a metas
O
Gerente: - Adota
atitudes passivas com relação a metas; toma decisões com relação a
metas baseado nas suas necessidades ao invés de se basear nos desejos e
cultura da empresa; tende a ser reativo uma vez que são focados nas
informações que têm na mão.
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O
Líder: - Adota
atitudes pró-ativas uma vez que conseguem visualizar e promover suas idéias
ao invés de reagir às situações correntes; define idéias ao invés
de responder a elas; tem uma orientação natural com relação a metas;
sabe articular visões que alteram a maneira que as outras pessoas
pensam sobre o que é possível, desejável e necessário.
Gerentes
e Líderes têm diferentes atitudes com relação ao trabalho
O
Gerente: - Vê
o trabalho como uma maneira de fazer as coisas; estabelece estratégias
e toma decisões ao combinar pessoas e idéias; sabe coordenar e
administrar diferentes visões sobre o mesmo assunto; são bons em alcançar
compromissos; toleram o trabalho mediano porque possuem um forte
instinto de sobrevivência que os fazem temer os riscos.
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O
Líder: - Desenvolve
novas maneiras de resolver os mesmos problemas; usam sua visão para
empolgar as pessoas e somente depois fornece suas idéias sobre como
resolver os problemas; preocupa-se em colocar as pessoas focadas em
compartilhar ideais e aumentar suas expectativas com relação à
qualidade do trabalho; trabalha a partir de posições de risco porque não
se conforma com um trabalho mediano.
Gerentes
e Líderes têm diferentes atitudes com relação ao relacionamento
com outras pessoas
O
Gerente: - Prefere
trabalhar com os outros; são colaborativos; mantêm um baixo nível de
envolvimento emocional em seus relacionamentos; procuram compromissos;
estabelecem poder; se relacionam com as pessoas de acordo com o papel
delas com o trabalho a ser feito; o seu foco é como as coisas são
feitas; mantêm um controle racional e equilibrado das estruturas; às
vezes é visto pelos outros como manipulador e desinteressado.
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O
Líder: - Usa
a sua percepção interna das coisas para se relacionar com os outros;
se relaciona com as pessoas de maneira intuitiva e cheio de empatia; se
preocupa em entender o que o trabalho significa para as pessoas; atrai
fortes sentimentos de amor e ódio das pessoas que se relaciona; cria
sistemas onde as relações humanas talvez sejam intensas e às vezes até
desorganizados.
Gerentes
e Líderes têm diferentes identidades porque são influenciados pelo
seu passado
O
Gerente: - Diz
que a sua vida tem sido mais ou menos tranqüila desde o seu nascimento;
se vê como uma pessoa conservadora e reguladora da ordem existente que
ele pessoalmente se identifica e da qual é recompensado; diz que a sua
função é perpetuar as instituições existentes; mostra uma vida de
desenvolvimento pessoal focado na socialização, um processo que o
prepara para guiar instituições e mantê-las como são.
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O
Líder: - Diz
que a sua vida não foi fácil; teve uma vida marcada por uma contínua
luta pelo sentido de ordem nas coisas; não toma as realizações que
gerou com o sendo suas realizações; nunca está satisfeito com o status
quo; diz que
a razão para estar vivo é derivada de um sentimento profundo que o une
as outras pessoas; talvez trabalhe em empresas, mas nunca pertence de
verdade a elas; diz que é independente de qualquer status ou indicador
social; procura por oportunidades de mudanças; apóia mudanças; diz
que o seu propósito é mudar o status econômico, político e social do
Ser Humano; mostra uma vida de desenvolvimento pessoal focada na excelência
pessoal, um processo que o leva a lutar por mudanças psicológicas e
sociais.
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Como você pode ver, gerentes e líderes são pessoas
completamente diferentes. Ambas tem pontos fortes e fracos. Enquanto um
gerente é muito bom em manter as coisas como são, o líder é muito
bom em mexer com as emoções das pessoas e aumentar as suas
expectativas com relação a tudo que o cerca. ..
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Você
é um Gerente ou um Líder?