“Todas
as pessoas sabem lidar com as adversidades da vida,
mas
se você quiser realmente testar o caráter de um Ser Humano, dê a
ele PODER!”
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Autor
Desconhecido
Querida
Amiga (o),.
Era
uma vez uma empresa, fundada por verdadeiros empreendedores da cidade
de São Paulo, conhecida pela revolucionária idéia de extrair de uma
plantinha amazonense uma bebida de sabor inigualável que conquistou o
mundo.
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Era uma vez uma outra empresa, fundada por verdadeiros
empreendedores da cidade do Rio de Janeiro, conhecida pela excepcional
qualidade dos seus produtos e adorada por seus fiéis consumidores.
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Era uma vez então um banco, que comprou essas empresas para
criar uma nova empresa, que comprou então outra empresa para
adicionar a essa nova empresa, que comprou então mais uma outra
empresa para adicionar a essa nova empresa, e então..., vendeu tudo
para uma outra empresa.
No
mundo globalizado só existe uma forma de uma empresa não ficar
para trás: - NÃO SE VENDER!
Não
vender as IDÉIAS ORIGINAIS que criou!
Entender
que somente com IDÉIAS ORIGINAIS é possível fazer a diferença no
mundo, no seu mercado, no seu bairro, na sua casa.
Desde
a década de noventa que o controle diário da Brahma
e a Antarctica
pertenciam a um banco e não mais aos seus empreendedores originais.
Um banco de investimentos que tem por missão investir números por números
para obter números em troca de números, muito rapidamente e baseado
em métricas “modernas”
de velocidade de retorno sobre o investimento, produtividade por cabeça,
garrafas por consumidor, metros quadrados por engradados, engradados
por pontos de venda, pontos de venda por funcionário, funcionários
por horas de trabalho aos finais de semana, e quantidade de mulher
pelada por peças de propaganda.
Em
resumo, o verdadeiro estado da arte em CRIATIVIDADE! O
verdadeiro espírito do EMPREENDEDORISMO! Vai nessa...
.
A
grande diferença entre o Oscar
Schmidt (talvez
o principal jogador de basquete da história do esporte no Brasil) e
um rapaz que todos os domingos joga uma partida de basquete com os
amigos, em algum parque de alguma cidade brasileira, são as métricas
que cada um usa para definir o que é SUCESSO
para cada um.
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Para o rapaz, vencer a partida e fazer cestas, talvez sejam as
únicas métricas que ele usa para entender o quanto ele evolui
individualmente, e talvez com isso, passados 25 anos, ele continue com
o mesmo desempenho. Enquanto que para o Oscar,
apenas esses números financeiros (vitória
e pontos)
não são o suficiente para medir sucesso. Ele sabe que o número de
assistências aos seus colegas, o número de horas de treino, o número
de horas de estudo, o tempo com os fãs, o número de passes errados e
o tempo de posse da bola, são as verdadeiras métricas para atingir a
vitória e conquistar os pontos.
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Na vida nós geralmente somos viciados em olhar as coisas por
apenas um único ângulo (no
caso de alguns bancos apenas o lado financeiro)
deixando de lado outros ângulos que são as verdadeiras unidades de
medida daquilo que seremos ser.
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Enquanto a Ambev
acredita (eu
não acredito que ela acredita de verdade nisso)
que o caminho do seu crescimento é avançar sobre continentes que já
possuem suas marcas preferidas. A Interbrew,
aquela que comprou a Ambev,
SABE
que os países com maior potencial de crescimento são o próprio Brasil
e a Ásia
(onde
o Guaraná Antarctica já tem inclusive o pé por lá faz tempo)
e SABE
que o quê a Ambev
tem de original não é a cerveja (por
mim pode vender a cerveja à vontade. Não fomos nós que inventamos a
cerveja. Cerveja não tem nada de original e não é saudável),
e sim essa pequena plantinha da Amazônia
que TODOS
se apaixonam a primeira vista e só é encontrada por aqui.
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O
lugar do Brasil é no mundo, mas muito antes disso, o lugar do mundo
é no Brasil.
As
oportunidades estão aqui. Todos sabem disso. Somente nós não
sabemos.
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Engana-se
aquele que acredita que o mundo dos negócios caminha para um
imperialismo de marcas e grandes empresas (se
você acredita nisso vote no Sr. George W. Bush para sua reeleição
em Novembro próximo).
O Século Vinte e Um é o século do indivíduo, das empresas com líderes
que tem rosto, que assinam suas correspondências, visitam clientes e
atendem telefone.
O
consumidor não quer se parecer com o personagem da novela das oito e
consumir o que o ator consome. Ele quer se parecer com ele mesmo, e
viver sua própria personalidade. Engana-se quem acredita que é possível
vender um produto do mesmo jeito em lugares diferentes só porque é o
mais vendido por aqui.
Eu
quero me relacionar com o Presidente de uma empresa e não com o seu
CEO.
Eu
quero falar sobre o lucro da empresa e não sobre o seu EBIT.
Eu
quero entrar novamente em uma locadora de vídeo e ser servido por
um Ser Humano e não por um colaborador treinado que diz “Bom
dia!” como o manual da empresa diz, sem nem mesmo olhar na minha
cara e sem nenhuma autenticidade.
Eu
quero usar tênis inglês da Inglaterra, perfume francês da França,
carro japonês do Japão, celular coreano da Corea, computador
americano dos EUA, roupa italiana da Itália, vinho português de
Portugal, comida espanhola da Espanha, tapetes árabes da Arábia
Saudita, e tomar o meu guaraná brasileiro do meu Brasil. No mundo
globalizado só existe uma forma de um país não ficar para trás: -
SER ORIGINAL! .
..
O
lugar do mundo é no Brasil! Nada menos que isso interessa.
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês?
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