Existe
um único chefe. O cliente! E ele pode despedir todo mundo na
empresa,
do
presidente a recepcionista simplesmente gastando o dinheiro dele em
outro lugar.
Prezado
Amiga (o),
No último mês as vendas da empresa ficaram 10% abaixo do
resultado alcançado 2 meses atrás, e 30% abaixo do resultado alcançado
no mesmo período no ano passado. O
que aconteceu?
Alguém levanta a mão e diz: “As vendas do nosso produto
best-seller estão 15% menor do que no ano passado”. Outro alguém
levanta a mão: “As vendas dos produtos X estão 40% abaixo do
esperado.” E mais um outro: “A minha linha de produtos está 25%
abaixo em relação a 6 meses atrás.”
.
O
que eu posso dizer ?
.
Eisteins!
.
Será
que é difícil para as pessoas entenderem que a realidade não é
”que a empresa está vendendo menos produtos, mas sim que existe
menos clientes comprando da empresa?"
.
Se esses gerentes virassem suas maravilhosas planilhas de cabeça
para baixo e passassem a analisar suas vendas do ponto de vista do
cliente e não do ponto de vista do produto, eles iriam perceber que
na realidade existe 30% menos clientes comprando o produto X, e 20%
menos clientes comprando o produto best-seller.
Quer
dizer, não é que a empresa está vendendo menos produtos, existe
menos clientes comprando da empresa. Esse é o ponto, o número de
clientes diminuiu. Eles foram embora, desapareceram, pararam de
comprar. E não é uma redução drástica nos preços, ou uma super
promoção de vendas, ou uma super maravilhosa campanha publicitária
que irá fazê-los retornar.
A vida nos ensina muitas coisas. E uma das coisas mais
preciosas que nós precisamos aprender é desaprender algumas coisas.
A começar pela maneira que nós definimos os objetivos das nossas
empresas: ”Ao invés de procurar clientes para produtos. Nós deveríamos
procurar produtos para clientes.”
Todos os anos, 20% dos seus clientes param de comprar produtos
da sua empresa porque você por algum motivo nem percebe que eles são
seus clientes. Você simplesmente não dá atenção a eles. Você está
lá..., na sua sala..., super-hiper-ocupado
definindo as metas de vendas para os seus produtos. Um trabalho difícil...,
claro que é. Você só tem os dados das vendas dos seus produtos, e "alguns"
dados de mercado. Como você quer definir a meta da sua empresa, se
você não sabe qual é a meta do cliente que compra o seu produto?
Para
onde foram os seus clientes? Para lugar nenhum!:
- Eles
continuam lá, em seus escritórios, esperando a visita do presidente
da sua empresa e dos seus diretores. Mas é bom correr, o seu
concorrente pode ter saído na sua frente. O quê? Não entendi? O seu
presidente não visita cliente ? Ele está super-hiper-ocupado
revisando as metas de vendas de produtos da empresa ? Ok, o que eu
posso dizer... é só uma questão de tempo... daqui a pouco ele será
presidente da casa dele.
Para
onde querem ir os seus clientes?: -
Para um lugar onde exista um amor genuíno por eles, do presidente a
recepcionista. Para um lugar onde exista uma compreensão genuína de
que o cliente é a pessoa mais importante da empresa, do presidente a
recepcionista. .
Empresa
nenhuma pode garantir estabilidade de emprego, somente clientes
podem.
.
Para onde foram os seus clientes ? Para o seu coração! Nada menos
que isso interessa.
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês?
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