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representação, negociação, marketing, vendas

 BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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" PARA ONDE FORAM SEUS CLIENTES "

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.PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

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TRANSFORME, CELEBRE, INSPIRE, COM OS POSTERS DA BIZREVOLUTION

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 BLOG DA PROF. RICARDO JORDÃO    -    ricardom@bizrevolution.com.br

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Existe um único chefe. O cliente! E ele pode despedir todo mundo na empresa, 

do presidente a recepcionista simplesmente gastando o dinheiro dele em outro lugar. 

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Autor desconhecido 
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Prezado Amiga (o), 

No último mês as vendas da empresa ficaram 10% abaixo do resultado alcançado 2 meses atrás, e 30% abaixo do resultado alcançado no mesmo período no ano passado.
O que aconteceu? Alguém levanta a mão e diz: “As vendas do nosso produto best-seller estão 15% menor do que no ano passado”. Outro alguém levanta a mão: “As vendas dos produtos X estão 40% abaixo do esperado.” E mais um outro: “A minha linha de produtos está 25% abaixo em relação a 6 meses atrás.” 
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O que eu posso dizer ? 

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Eisteins! 
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Será que é difícil para as pessoas entenderem que a realidade não é ”que a empresa está vendendo menos produtos, mas sim que existe menos clientes comprando da empresa?" 
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Se esses gerentes virassem suas maravilhosas planilhas de cabeça para baixo e passassem a analisar suas vendas do ponto de vista do cliente e não do ponto de vista do produto, eles iriam perceber que na realidade existe 30% menos clientes comprando o produto X, e 20% menos clientes comprando o produto best-seller.

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Quer dizer, não é que a empresa está vendendo menos produtos, existe menos clientes comprando da empresa. Esse é o ponto, o número de clientes diminuiu. Eles foram embora, desapareceram, pararam de comprar. E não é uma redução drástica nos preços, ou uma super promoção de vendas, ou uma super maravilhosa campanha publicitária que irá fazê-los retornar. 

A vida nos ensina muitas coisas. E uma das coisas mais preciosas que nós precisamos aprender é desaprender algumas coisas. A começar pela maneira que nós definimos os objetivos das nossas empresas: ”Ao invés de procurar clientes para produtos. Nós deveríamos procurar produtos para clientes.” 

Todos os anos, 20% dos seus clientes param de comprar produtos da sua empresa porque você por algum motivo nem percebe que eles são seus clientes. Você simplesmente não dá atenção a eles. Você está lá..., na sua sala...,
super-hiper-ocupado definindo as metas de vendas para os seus produtos. Um trabalho difícil..., claro que é. Você só tem os dados das vendas dos seus produtos, e "alguns" dados de mercado. Como você quer definir a meta da sua empresa, se você não sabe qual é a meta do cliente que compra o seu produto? 

Para onde foram os seus clientes? Para lugar nenhum!: - Eles continuam lá, em seus escritórios, esperando a visita do presidente da sua empresa e dos seus diretores. Mas é bom correr, o seu concorrente pode ter saído na sua frente. O quê? Não entendi? O seu presidente não visita cliente ? Ele está super-hiper-ocupado revisando as metas de vendas de produtos da empresa ? Ok, o que eu posso dizer... é só uma questão de tempo... daqui a pouco ele será presidente da casa dele. 

Para onde querem ir os seus clientes?: - Para um lugar onde exista um amor genuíno por eles, do presidente a recepcionista. Para um lugar onde exista uma compreensão genuína de que o cliente é a pessoa mais importante da empresa, do presidente a recepcionista. .

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Empresa nenhuma pode garantir estabilidade de emprego, somente clientes podem. 
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Para onde foram os seus clientes ? Para o seu coração! Nada menos que isso interessa.

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QUEBRA TUDO!    Foi para isso que eu vim e vocês?

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