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 BLOG DA PROF. RICARDO JORDÃO    -    ricardom@bizrevolution.com.br

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A corrida não é só para os velozes, assim como a batalha não é só para os mais fortes.

Eclesiastes..

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Prezados Amigas (os),.

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A sua empresa possui uma estratégia que oferece uma diferenciação real sobre os seus concorrentes, ou ela trabalha com uma estratégia do tipo “eu-também”? Por exemplo: 

Quando o seu concorrente lança um serviço, você também o faz?  Quando o seu concorrente oferece um produto, você também oferece?  Quando o seu concorrente abaixa os preços, você também abaixa?  Em outras palavras, você está sempre correndo atrás dos seus concorrentes? 

Quando se tem uma estratégia vencedora e criativa como essa, qual é a fórmula para bater os seus concorrentes? Redução dos preços dos seus produtos e serviços. Ótimo, não? Quem precisa de lucratividade? Certo? ERRADO!.

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A melhor estratégia é aquela que não imita os concorrentes, mas melhor, altera as regras do jogo. Por exemplo, em 1984, nascia a Dell Computadores. Na época os maiores fabricantes do mundo eram a IBM e Compaq. Ao invés de competir de igual para igual com as mesmas armas dos líderes de mercado, a Dell optou por mudar as regras pela qual os computadores eram vendidos.

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Enquanto a IBM e Compaq utilizavam os tradicionais canais de distribuição, a Dell optou por vender direto para o consumidor final; enquanto a IBM e Compaq investiam pesado em pesquisa e desenvolvimento de produtos, a Dell investiu pesado em atendimento e serviços ao cliente. Resultado, hoje a Dell é o maior fabricante de PCs do mundo. 

Você não precisa seguir os seus concorrentes para vencê-los. Observe-os de perto. Descubra o que eles não fazem e comece a fazê-lo. 

Outro aspecto importante para a formulação de uma estratégia bem-sucedida é o trabalho de avaliação da sua estratégia atual. A chave para o futuro está em você fazer as perguntas certas. Conheça algumas perguntas importantes que podem ajudar você a formular uma estratégia inovadora para a sua empresa. 

01. Nós sabemos quem nós somos ? Nós sabemos em que nós acreditamos?  
02. Nós sabemos onde queremos estar em 1 ano? 5 anos? 
03. Quais são as 5 piores coisas que poderiam acontecer com a sua empresa? Você está preparado para enfrentá-las? 
04. Como você mede o sucesso da sua empresa?  
05. Você realmente ouve as sugestões dos seus clientes, fornecedores e funcionários?  
06. Qual seria o comportamento que você poderia mudar coletivamente na sua empresa para o próximo ano?  
07. Quais são as suas maiores competências? Como você poderia expandí-las para outros mercados?  
08. A estratégia atual corrige os erros do passado?  
09. A estratégia atual explora as tendências do futuro? 
10. A estratégia atual está reduzindo a distância entre você e os seus concorrentes?  
11. A estratégia atual faz a sua empresa crescer aos custos dos seus concorrentes? 
12. A estratégia atual dá a você uma vantagem competitiva significante sobre os seus concorrentes? 

Reserve algumas horas para você pensar sobre a estratégia que a sua empresa deve adotar para o ano que se aproxima. Cada desvantagem tem sua vantagem equivalente: se te deres ao trabalho de encontrá-la. Autor desconhecido..
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Mudar as regras do jogo...SEMPRE... Nada menos que isso interessa.

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QUEBRA TUDO!    Foi para isso que eu vim e vocês?

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