Eu
me preocupo todos os dias em não deixar a minha vida se parecer com uma
novela. Você fica seis meses sem olhar um capítulo sequer e quando você
volta a sintonizar, você vê que as mesmas coisas continuam acontecendo
e nada mudou.
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Autor
desconhecido. .
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Alguém diz que o mercado está devagar, que os clientes não
tem dinheiro para comprar, e que os investimentos estão suspensos até
as novas medidas da equipe econômica. .
Mas
será que isso é realmente verdade? Será que é só isso que
está afetando os nossos negócios? Alguém duvida?
Eu
duvido. Faça as
suas contas:
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Qual
era a participação de mercado da sua empresa, produtos ou serviços
em Janeiro desse ano? 25%? Qual é a participação de
mercado da sua empresa hoje? 25%? Nada mudou? E você
me diz que o mercado está devagar?! O que você me diz dos
outros 75%? Se os seus 25% de mercado parecem devagar, o que será
que acontece com os outros 75%? Você sabe onde eles estão?
Quais são os seus objetivos, as suas estratégias e os seus
“reais” planos de ação para conquistar e dominar esses mercados?
Será que não chegou o momento para você pensar em como atingí-los?
O
mercado está aí fora acontecendo, e você está vendo ele passar sem
perceber que você mesmo definiu os limites que a sua empresa pode
atingir ao não definir limites para a sua empresa.
Se
no final do mês você tem 25%, é porque alguém tem 75%.
Nesses
últimos meses a sua participação de mercado não subiu e por sorte
não caiu, mas porquê? Por que você sequer definiu um objetivo de
participação de mercado. Como você pensa que vai conseguir sair do
lugar, se você não definir onde você quer chegar?
.
Isso me lembra a estória daquela mulher que ouviu que a
empresa em que trabalhava havia aberto uma vaga para uma posição
considerada uma bela promoção para ela. Imediatamente ela se
candidatou para a vaga, mas alguém que trabalhava na empresa há
muito menos tempo do que ela, ficou com a posição. Querendo entender
o que aconteceu, ela foi até a Diretora de Recursos Humanos perguntar
o porquê da escolha. A diretora respondeu, “Me desculpe, mas você
não tem 22 anos de experiência como a sua ficha diz, você tem
apenas 1 ano de experiência 22 vezes”.
Me desculpe, mas ganhar participação de mercado não funciona
como a famosa "osmose"
da Biologia. Você não ganha mercado ficando sentando na sua mesa
esperando o cliente entrar pela porta da sua empresa. Se você quer
conquistar uma nova fatia, você precisa se preparar para isso,
adquirir as novas habilidades que são requeridas por esses novos
mercados, e somente a partir daí avançar por cima deles. Planeje
hoje, e conquiste amanhã.
Se
você tem 25%, alguém tem 75%!
Mas
porque será que nem todas as pessoas querem crescer? Eu não tenho
uma resposta para essa pergunta, mas aqui vão algumas sugestões para
aqueles que estão preparados para ver, servir, compartilhar, crescer,
experimentar e apreciar novos desafios. Elimine todos os limites
que você coloca a você mesmo sem perceber. Apatia, culpa e desculpas
precisam ser descartadas.
Avalie os seus hábitos e padrões de vida que limitam os seus
desejos de acabar com a mediocridade ao seu redor. Responda a
simples pergunta: - O que eu posso começar a fazer hoje que irá
fazer a diferença na minha vida? Comece pelas coisas pequenas.
Rotina, repetição e falta de desafios atraia o pior de tudo,
ou melhor, não atraia nada. A vontade de crescer não vem de fora da
sua empresa ou de você, mas da força interior que você traz dentro
de você e da sua força de vontade em querer demonstrá-la a você
mesmo.
..
”Se
você tem 25%, alguém tem 75%".
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E
o que você vai fazer a respeito disso é o que interessa.
Nada menos que isso interessa.