Vocês
conquistaram cinqüenta novos clientes em uma semana, dentre eles, os
cinco clientes mais lucrativos da concorrência. Abriram três novos
mercados onde posicionaram três novos produtos. Estancaram as perdas da
empresa em duas fábricas e colocaram a empresa de novo no
azul...Inflados de auto-estima, ganharam concorrências sem ter as
melhores condições, recuperaram clientes que haviam prometido nunca
mais retornar, trocaram os carinhos da pessoa amada pelas altas horas da
noite no escritório e na fábrica. A vocês, o meu MUITO OBRIGADO! Porém,
ainda não realizamos nada, ainda temos muito por fazer.
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Autor
Desconhecido. .
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Prezado Amiga (o),
Quem viveu sua adolescência na década de 80 no Brasil sabe
exatamente o que foi o fenômeno Menudo.
Sim, aquele grupo porto-riquenho que vendeu alguns milhares de discos
por aqui, levou milhares de fãs a dezenas de mega-shows, e tinha um
sonho: permanecer sempre jovem. A estratégia do Menudo
era simples: quando um dos integrantes do grupo ultrapassasse a barreira
dos dezesseis anos de idade, era imediatamente substituído por um novo
integrante mais jovem. Dessa maneira, acreditavam os seus criadores, o
fenômeno podia se perpetuar e conquistar as novas gerações.
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Grande
Estratégia! Permanecer igual para sempre. Adivinha o que aconteceu? Fim
do sucesso. Mesmo que uma empresa (os
Menudos)
queiram permanecer sempre iguais, os clientes (os
fãs) não
permanecem iguais. Tudo muda. Tudo evolui. "Por
que então não evoluir com os clientes?”, ”Por que negar essa
oportunidade?”.
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A revista Exame acaba de publicar o seu estudo sobre as 500
Maiores e Melhores Empresas do Brasil em 2003. Das 500 Maiores há 30
anos, menos de 25% figuram na lista das 500 de 2003. “Em
busca da excelência”,
um dos maiores best-sellers do mundo dos negócios, escrito em 1984 por
um dos maiores gurus do momento Tom
Peters falava
sobre como as melhores empresas da sua época gerenciavam os seus negócios
com “alta
qualidade”.
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Menos
de 25% das empresas estudadas naquela época continuam vivas hoje.
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Há
dois anos atrás os resultados de vendas da sua empresa eram incríveis,
contudo, hoje são bem menores. Por que? - Empresas, como pessoas e tudo
que existe nesse planeta, possui um ciclo de vida. E com o tempo, todas
as empresas irão passar cedo ou tarde por diferentes fases desse ciclo
de vida.
O
Nascimento: - Baseada na idéia de colocar no mercado um grande
produto ou serviço, ou servir a um propósito maior, uma empresa
parte para o mercado com um espírito empreendedor sem igual. Todos
estão focados nos fundamentos do negócio, ou seja: servir
clientes.
O Crescimento:
- O
volume de negócios aumenta o tamanho da empresa. Todos os funcionários
estão motivados. Inovação é usada como arma por todos. É Davi
contra o Golias! O espírito empreendedor é abundante dentro de
todos. As pessoas da empresa ainda conhecem os clientes pelo
primeiro nome.
A Maturidade:
- O
tamanho da empresa atrai novos líderes. E esses novos líderes
geralmente são gerentes profissionais. Nessa fase, Empreendedorismo
é heresia enquanto Gestão é redenção. Gerenciar as coisas e as
pessoas se torna mais importante do que servir pessoas, construir e
inovar.
A Morte:
- Reuniões,
relatórios, burocracia, politicagem, programas de consultoria e
programas de motivação proliferam por todos os cantos da empresa.
A não ser o gerente de cliente (vendedor) desesperado, ninguém
mais conhece os clientes da empresa.
Esse
ano, mais de 200 mil empresas irão fechar as suas portas no Brasil.
Entretanto, diferente dos outros seres vivos do planeta quando
cara-a-cara com a morte,
uma empresa tem a chance de escapar. Como? Quais
são as poucas coisas que a sua empresa precisa fazer com regularidade
e consistência? Quais são as poucas coisas que você nunca pode se
esquecer de fazer? Faça
HOJE! Faça
amanhã. Faça todos os dias. Fazer as coisas simples, evita a morte.
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Essas coisas não são aquelas que as escolas de negócios e os
consultores ensinam. Essas coisas simples são aquelas que levantaram
a empresa no seu início e devem ser traduzidas na Estratégia e na
Cultura da sua empresa. Essas coisas simples, não podem ser deixadas
de lado seja qual for a fase do ciclo de vida da sua empresa. "Quando
você parou de dialogar com os seus clientes?", "Quando você
parou de evoluir com eles?". PENSE!
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A vida escolhe aqueles que são capazes de realizar o que
querem realmente conquistar. Essas realizações levam tempo, muito
tempo, muito muito tempo, e requer pessoas corajosas e determinadas.
Às vezes ao extremo. Não deixe o músculo da sua cabeça
atrofiar ao aceitar um dia-a-dia sem desafios. A vida fácil leva a
uma vida sem muitas opções. Viver o sucesso do passado ou a perpetuação
desse sucesso não significa nada.
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PARABÉNS!
Por tudo que você fez até agora. Mas tudo,
tudo
ainda está por fazer. Nada
menos que isso interessa.