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.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

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 BLOG DA PROF. RICARDO JORDÃO    -    ricardom@bizrevolution.com.br

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  • Quantas vezes você já recebeu ofertas de algo que você não precisava ou não desejava ? 

  • Quantas vezes você já ouviu algo como "o sistema está fora do ar", ou "o sistema não permite que eu atenda você", ou simplesmente o serviço que você recebeu não correspondeu aquilo que você esperava ? 

  • Dezenas de vezes, certo ? 

Isso acontece porque os sistemas da maioria das empresas, e as pessoas que os controlam não conseguem reconhecer você como um indivíduo único. Os métodos tradicionais de marketing estão vencidos. Ultrapassados. Obsoletos. E infelizmente a grande maioria das empresas ainda não percebeu isso. No método tradicional, a grande maioria das empresas "adivinha" o que um grupo de clientes deseja comprar com base em segmentações de mercado que criam o chamado "consumidor médio" e esperam que o produto que irão oferecer seja bem sucedido. 
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Além disso, o método tradicional de marketing generaliza os canais de distribuição, os serviços que devem ser oferecidos e principalmente, não consegue mostrar quais são os clientes mais lucrativos ou não-lucrativos para a empresa. O que leva a empresa a desperdiçar recursos e oportunidades de negócios porque seu modelo não é flexível o suficiente para atender o mercado, ou se baseia em falsos preconceitos. 
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Você poderia dizer: - "Eu possuo milhares de clientes para perguntar o que cada um deseja e descobrir como cada um gostaria de ser atendido. É impossível. Não consigo fazê-lo. Atenção! Pense novamente. Existe centenas de empresas em todo o mundo fazendo-o! E pode apostar que já existe uma empresa em seu segmento de mercado pronta para oferecer uma forma de atendimento 1-a-1 que o seu cliente tanto procura.

Acredite, esse pode ser o grande diferencial da sua empresa no mercado. 

Se é verdade que 20% dos seus clientes representam 80% das suas vendas, qual seria o real impacto para a sua empresa caso você perca alguns desses clientes ? Você precisa entender quem são esses clientes, e como eles desejam ser atendidos. Agora! 
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Atualmente a crescente oferta de tecnologias de banco de dados, softwares de CRM como o SDR, knowledge management e business intelligence permite a uma empresa em qualquer indústria, entender quem são os seus clientes. Se você já avaliou essas ferramentas no passado, re-avalie. O custo para adotar essas ferramentas e consequentemente esse modelo de negócios não é mais proibitivo! 
A proposta original do Marketing como ferramenta de negócios era "usar o conhecimento do nosso cliente para entender O quê, Quando, Quanto e Como ele deseja ser atendido por nós". 
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As empresas que souberem agir pró-ativamente sobre a massa de dados de informações armazenadas em seus bancos de dados a respeito de seus clientes, são aquelas que serão bem sucedidas e se diferenciarão de seus competidores no mercado. 
Ah, Por algum motivo você vai adiar a implementação dessa estratégia para agora depois, mas lembre-se que os seus competidores não irão. Eles estão indo em frente. 
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A decisão é sua.

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QUEBRA TUDO!    Foi para isso que eu vim e vocês?

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