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representação, negociação, marketing, vendas

 BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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NÃO EXISTEM INDUSTRIAS MADURAS, 

APENAS GERENTES MADUROS

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.PROF. RICARDO JORDÃO

.PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

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TRANSFORME, CELEBRE, INSPIRE, COM OS POSTERS DA BIZREVOLUTION

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 BLOG DA PROF. RICARDO JORDÃO    -    ricardom@bizrevolution.com.br

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Se as coisas parecem estar sob controle, é porque você não está indo rápido o suficiente.

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Mario Andretti

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Prezado Amiga (o), 

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Talvez você já tenha ouvido falar da parábola do sapo fervido? 

Se você colocar um sapo vivo dentro de uma panela de água fria e começar a esquentá-la até chegar o seu ponto máximo de ferveção, o sapo não irá se mexer. Ele parece não notar que as condições do ambiente estão se alterando e a panela está começando a ferver. Quando ele sente o calor já é tarde demais e ele morre. Por outro lado, se você jogar o sapo dentro da mesma panela com água já fervendo, ele pulará imediatamente prá fora da água.

Como nessa estória, a nossa natureza humana é muito parecida. Apesar dos vários avisos que chegam até nós no dia-a-dia (clientes insatisfeitos, funcionários insatisfeitos, queda de lucratividade, queda de produtividade entre outros), nós continuamos a acreditar que não é conosco. Nós continuamos a imaginar que esses acontecimentos são fatos isolados e que não trarão qualquer implicação para o futuro da empresa. Nesses casos o mercado está tentando lhe dizer para onde ele está indo e você não está escutando. 

  • Por quê? 

  • A sua indústria é madura e não precisa de mudanças?

  • Quem toma essas decisões?

  • Onde estão os seus gerentes? 

  •  Eles também são maduros?

A verdade é que "Não existe indústrias maduras, somente gerentes maduros." Mas o que é um gerente maduro ? "É todo aquele que acredita cegamente na definição de uma outra pessoa sobre o que é possível fazer." Todos os dias você ouve comentários como:

  • Todos os nossos clientes estão dizendo que os nossos preços estão altos

  • Todo o mercado está desaquecido

  • Todos os funcionários estão insatisfeitos

  • O nosso sistema só dá pau, e por aí vai. 

TOME CUIDADO! Ao invés de aceitar esses comentários como verdades verdadeiras, pergunte por detalhes. Você irá perceber que o número de clientes que está realmente "dizendo que os nossos preços estão altos" não passa de 3 em 3.000. TOME CUIDADO com os genéricos! É muito fácil para as pessoas generalizar as coisas. Mas se no final os seus preços estiverem realmente altos para esses 3 clientes, faça alguma coisa. Mas faça apenas para esses 3 clientes e não para todos.

As crenças dos seus gerentes definem os limites do que é possível atingir na sua empresa.

Se os seus gerentes estão maduros, talvez esteja na hora de você definir OBJETIVOS AGRESSIVOS para eles. Quando você define OBJETIVOS AGRESSIVOS, você força eles a pensar diferente sobre as oportunidades existentes. Se um gerente recebe um objetivo de crescer 10% e um segundo gerente recebe um objetivo de crescer 20%, o segundo gerente com certeza irá fazer as coisas de forma diferente. Experimente! Mas antes, uma dica importante:.- "Utilize exemplos de sucesso para convencê-los de que é possível atingir os objetivos traçados". Eu tenho uma filosofia de vida: - "Eu não fico confortável até que eu não esteja confortável. E você ? Não deixe os outros definirem o que você pode fazer.

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Controle o seu destino. Nada menos que isso interessa..

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QUEBRA TUDO!    Foi para isso que eu vim e vocês?

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