Você
sabe qual é o maior motivo pelo qual o consumidor troca de produto,
serviço ou fornecedor?
.
Se
você disse "preço"
ou "marca" ou
"mal-atendimento",
você errou longe. O principal motivo pelo qual um consumidor troca de
fornecedor - corresponde a mais de 70% dos casos - é a "Falta
de atenção". Experimente ficar mais de 30 dias sem fazer
um mínimo contato com a sua namorada para ver o que acontece... Ela
troca você por outro.
No
mundo dos negócios, a estória não é muito diferente. Se uma empresa
deixa de enviar a sua mensagem para o seu cliente com uma certa
regularidade, seja ele uma outra empresa ou um consumidor pessoa física,
a tendência é a lembrança do seu produto, serviço ou empresa ir
desaparecendo gradualmente da cabeça do consumidor.
Você
poderia dizer: -
Enviar mensagens com regularidade para o meu cliente demanda tempo,
dinheiro, recursos, pessoas, planejamento... coisas que só existem em
grandes empresas, certo? Errado.
A massificação da Internet popularizou uma das ferramentas de comunicação
mais poderosas já inventadas: o Correio Eletrônico. Através do
correio eletrônico, a sua empresa pode criar um canal de comunicação
freqüente e consistente com o seu consumidor a um custo/benefício
incrivelmente baixo.
.
Entretanto, o número de mensagens que os seus consumidores estarão
recebendo também deve triplicar até 2005. Por essa razão, se você
deseja utilizar o correio eletrônico como um poderosa de comunicação
e marketing com os seus clientes, e se destacar em meio a tantas outras
mensagens, algumas regras devem ser observadas. .
1.
Seja claro e objetivo: -
Vá direto ao assunto. De acordo com o Instituto Jupiter
Communications,
somente 15% dos usuários de correio eletrônico lêem toda uma
mensagem. 51% dos usuários lêem apenas os primeiros 2 parágrafos.
Qual a oferta que a sua mensagem está trazendo? Vá direto ao assunto.
Não escreva um tratado de negócios. Não prolongue o assunto. .
.
2.
Esteja disponível: -
Ao final da mensagem, coloque um aviso de "Para
maiores informações"
ou "Compre
agora"
... e adicione um e-mail ou fone para contato.
..
3.
Seja um Editor: - O
seu cliente precisa ter a impressão que está negociando com
profissionais. Antes de enviar um e-mail a qualquer pessoa, confira, e
depois confira de novo, os erros de texto de português e gramática que
a mensagem pode trazer. Seja criativo. A forma com que você escreve e
comunica a mensagem é fundamental para prender a atenção do seu
cliente.
..
4.
Público-Alvo: -
O texto pode estar perfeito, a oferta ainda mais perfeita, mas se o público-alvo
não tiver sido escolhido cuidadosamente, você pode ter resultados
muito baixos.
..
5.
Oferta: -
Qual é a grande oferta que o seu cliente está recebendo ? A mensagem
deve deixar bem claro o que é a oferta. Por exemplo: Preços Baixos,
Lançamentos, Promoções por tempo limitado, Atualizações de
Produtos, Concursos etc. Encontre o foco da sua oferta e seja simples na
comunicação.
..
6.
Nunca envie e-mails para quem não solicitar: -
O feitiço pode virar contra o feiticeiro. Não adicione e-mails a sua
lista de envio sem haver pedido permissão do usuário para fazê-lo.
O
Correio Eletrônico pode mudar a estória da sua empresa. Se você
ainda não utiliza este meio de comunicação para conquistar e reter
clientes, é importante que você saiba que o seu concorrente talvez o
esteja.
.
COMUNICAÇÃO...
Nada menos que isso interessa.