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profissionais do meio: - o renascimento

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Esta nova fase de reformulação dos negócios com crescente aumento de produtividade provocará o fim de inúmeras atividades e ocupações. Nos próximos anos, milhares de funcionários poderão perder seus empregos, à medida que suas atividades sejam substituídas por software e pela Internet.

Na realidade, as novas empresas com atividade na rede criam sites que lhes permitem atuar como os novos intermediários do mundo virtual, "cibermediários" e agregar valor aos seus clientes, gerando-lhes riqueza efetiva.  A atividade de colocar compradores e profissionais de venda de frente um para o outro atividade do homem do meio não vai morrer.

Quem vai desaparecer é aquele intermediário antigo, tirador de pedido. Os novos cibermediários estão criando demanda e sendo procurados cada vez mais. Ninguém sabe exatamente quantas ocupações foram eliminadas ou criadas pelo mercado eletrônico, nem quantas mais serão afetadas.

Mas o certo é que surgirão cada vez mais intermediários empenhados em ajudar as pessoas a coletar e decifrar a enorme quantidade de informação que empilha diariamente em centenas de milhares de websites. Estudiosos dizem que as oportunidades para o novo homem do meio estarão em todos os lugares onde a informação é o produto.

Até agora, os intermediários mais afetados pela Rede são aqueles que vendem commodities que não precisam ser testadas, provadas, experimentadas ou tocadas.

Livreiros e agentes de viagem estão entre eles. Empresários com receita decrescente começam a enfrentar as mudanças, desenvolvendo sites que captam a atenção dos clientes, estimulam sua imaginação e os fazem pensar em agir de maneira diferente, concebendo novas formas de fazer negócio; aqueles em desacordo com a necessidade de mudança apresentam suas justificativas para permanecer como estão.

Nesta linha, muitos editores lêem a maioria dos livros dos seus estoques e orgulham-se de que a atenção individualizada que proporcionam a cada cliente vai garantir sua fidelização. Este argumento, embora válido, não considera a grande vantagem da Rede para atender um mercado muito maior e prover outras facilidades que uma opção face a face não conseguiria basta fazer uma visita à Amazon.com, a maior livraria virtual da atualidade.

Sites especializados no mercado imobiliário provêm um exemplo típico de agregação de valor na venda e alugueis de casas pela Internet reconhecendo a dificuldade dos compradores visitarem todas as opções desejadas, eles listam as casas à venda dentro do segmento desejado, dá detalhes da vizinhança em torno de cada seleção, mostra fotografias inclusive de interiores, criando vantagens reais para os clientes interessados.

O fato é que os intermediários não estão mortos, mas somente as maneiras antigas de eles fazerem negócio. 

Vivos permanecerão aqueles preocupados em permanentemente se reinventar.

 

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