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O consumidor em hiper e supermercados
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O POPAI Brasil (Point Of Purchase Advertising International) entidade especializada no estudo de merchandising no ponto-de-venda, divulgará os resultados da Pesquisa de comportamento de compra em hiper e supermercados no próximo dia 27.
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O levantamento, sob responsabilidade da Research International e patrocínio da
Coca-Cola, Johnson & Johnson, Kraft, Parmalat, Procter & Gamble, Sadia, Unilever e Visanet, será apresentado por Ronald Peach, presidente do POPAI, e por Maria Égia Chamma, vice-presidente de pesquisa da associação. Os dados obtidos no levantamento foram comparados com resultados de pesquisas anteriores, podendo-se, com isso, avaliar as mudanças ocorridas.
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Iniciada em dezembro de 2003, a pesquisa foi realizada com 1.860 consumidores em 31 lojas instaladas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. As entrevistas, que ocorreram em duas etapas - a primeira na entrada da loja e a segunda após a finalização da compra - determinaram o perfil dos consumidores e os principais fatores que influenciam na decisão de compra.
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Perfil dos consumidores:

  • 77% dos entrevistados são mulheres, na faixa etária de 30 a 39 anos;

  • A participação do homem na decisão de compra aumentou 8%, em relação ao último estudo feito pelo POPAI em 1998;

  • 28% dos entrevistados trabalham fora;

  • 70% são donas de casa.

Freqüência:

  • 40% dos entrevistados fazem compras mensais, 40% semanais e o restante quinzenais;

  • A maior freqüência de compra mensal está nas classes C e D/E.

Fidelidade à loja:

  • 77% dos entrevistados fazem compra em lojas próximas à residência;

Tempo de permanência:

  • 56% dos consumidores passaram por todos ou quase todos os corredores das lojas pesquisadas;

  • 25% passaram apenas nos corredores onde pretendiam comprar alguma coisa;

Cesta de compras:

  • Nas compras mensais a média de itens comprados por entrevistado foi de 43 e na compra semanal de 17;

  • 29% dos entrevistados que fazem a compra mensal compraram um número maior de itens do que o pretendido. Isso também ocorreu com 18¨% dos envolvidos em compra semanal

Meios de pagamento:

  • O pagamento em dinheiro é o mais freqüente, com participação de 45%, sendo que destes, 64% são consumidores pertencentes às classes D/E e 49% da classe C; 

  • 27% das compras foram pagas com cartão de crédito, sendo a maioria pela classe A/B; 

  • 14% das compras foram feitas com cartão da loja de supermercados; 

  • O cartão de débito aparece como meio de pagamento em 13% dos casos

Impacto do merchandising:

  • 42% dos consumidores notam a presença de material promocional e os materiais de maior fixação na lembrança dos entrevistados foram:

  • Ilhas - 54%

  • Cartazes/banners - 37%

  • Bandeirolas - 26%

  • Adesivo de chão - 15% 

  • Freezer/geladeira de marca 13%; 

  • Folhetos take one, cartazete e topo de ilha - 13%

  • Faixa de gôndola - 12%

  • Display exclusivo do produto - 9%

Na lembrança de ações promocionais foram citados:

  • 52% para promoções/ofertas;

  • 37% para demonstração de produtos (sendo metade destes com degustação);

  • 5% para distribuição de brindes

FONTE - CONSUMIDOR MODERNO

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