Como página inicial

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

Adicionar a Favoritos

sistema de representação comercial e vendas

FONE: 51 3019 2817

.

.

Funções do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Testes do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Solcite seu Orçamento

Manual do Sistema de Representação Comercial e Vendas - SDR

Biblioteca dos Jonais de Representação Comercial SDR

Assinatura livre e gratuita do Jornal de Representação Comercial

Contrate os melhores e mais capacitados Representantes Comerciais

Contato com a Equipe do SDR Sistema de Representação

As melhores Dicas sobre softwares livres, Bibliotecas, Links...

FUNÇÕES

TESTE

ORÇAMENTO

MANUAL

JORNAIS

ASSINe

saiba

contato

dicas

.

.

.

Varejo no Brasil tem menor índice de concentração da América Latina

.

Claudia Facchini De São Paulo - valoronline
.

O índice de concentração no varejo de alimentos brasileiro ainda é muito baixo se comparado a outros países da América Latina. No Chile, Argentina e México, as três maiores redes já controlam 50% do mercado. No Brasil, as três maiores cadeias - CBD (ou grupo Pão de Açúcar), Carrefour e Bompreço/Wal-Mart  possuem juntas 33,4% do mercado. No México, as três maiores já possuem 70% do varejo.
.
No Cone Sul, o grupo chileno Cencosud desponta como um forte concorrente regional. No ano passado, a varejista, dona dos hipermercados Jumbo, comprou os ativos do Royal Ahold no Chile, a bandeira Santa Isabel, e também adquiriu mais uma rede local menor, a Las Brisas.
.
Com as aquisições, a Cencosud elevou sua participação de 10,2% para 21,4% no varejo chileno. A líder no país, a D&S, já possui 30,7% do mercado. Com isso, as duas concorrentes juntas passaram a controlar 52% das vendas.
.
A D&S, porém, também partiu para o ataque. A varejista adquiriu os negócios do Carrefour no Chile, por 100 milhões de euros, em janeiro deste ano e aprovou um aumento de capital de 285 milhões.
.
A Cencosud acaba de realizar uma oferta pública de ações, na qual levantou US$ 330 milhões, para financiar sua expansão para a Argentina. O grupo chileno pretende comprar a Disco, que, assim como todos os ativos do Royal Ahold na América do Sul, também está à venda. Uma analista de investimentos, que acompanha companhias de varejo latino-americanas, descarta, porém, que a Cencosud tencione vir para o Brasil. "Por que ela viria? No Brasil, ela teria de investir muito para ter uma participação pequena", afirma.
.
Caso não compre a Disco, a Cencosud irá investir no próprio mercado chileno, na expansão da sua rede no país. Mas, se arrematar a varejista argentina, que possui 17,6% do mercado, a Cencosud passará a ser a segunda maior varejista de alimentos do país vizinho. Na Argentina, o Carrefour mantém-se na liderança, com 27,9% de participação. Em terceiro está a rede local Coto, com uma fatia de 14,2% das vendas. O Wal-Mart ainda possui uma presença tímida no mercado argentino, com apenas 5,2%.
.
No México, ao contrário, o Wal-Mart vem conseguindo passar o seu rolo compressor sobre o mercado. Hoje, o mercado mexicano é, com folga, o que apresenta o maior índice de concentração na América Latina. A Walmex, a subsidiária mexicana do grupo, elevou sua participação de 39,6% em 2001 para 43,5% em 2003, segundo informações de analistas de investimentos. A participação do Walmex, no México, equivale sozinha à soma das participações das nove maiores redes do varejo brasileiro.
.
A segunda colocada no ranking mexicano, a Soriana, conseguiu manter sua fatia em 12,9% nos últimos três anos. Quem perdeu foram as redes locais, como a Comerci, cuja participação encolheu de 14,8% em 2001 para 12,6% em 2003, e a Gigante, cuja fatia caiu de 13,3% para 11,2% no período.
.
O Carrefour ainda é inexpressivo no México, onde enfrenta uma dura resistência do seu rival americano. A multinacional francesa, que está em quinto lugar no ranking local, manteve nos últimos três anos uma participação estável, entre 3,8% e 3,9%.
.
Neste ano, o Wal-Mart elegeu o Brasil como seu novo alvo na América Latina. A gigante do varejo americano fez a sua primeira aquisição no mercado brasileiro em março, quando comprou o Bompreço, líder na região Nordeste, por US$ 300 milhões. Com isso, o grupo saltou da sexta para a terceira posição no varejo de alimentos nacional, elevando sua participação de parcos 2,2% para 6,1%.
.
No entanto, ainda é pouco se comparado à sua esmagadora presença no México. Mesmo com o Bompreço, o Wal-Mart ainda terá no Brasil a metade do tamanho do Carrefour ou da CBD.
.
Para analistas, o baixo índice de concentração no Brasil mostra que há espaço para aquisições. Diante das adversidades econômicas, algumas redes também começam a a jogar a toalha, sem fôlego para continuar. A Sendas, líder no Rio de Janeiro, associou-se ao Pão de Açúcar. O grupo português Sonae, terceiro colocado no Brasil, é visto como um candidato a sair do país, seguindo o exemplo do Ahold.

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

sistema de representação comercial e vendas

.L

.

Como página inicial  Adicionar a Favoritos

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006, SDR