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Cai o consumo por impulso no varejo, diz pesquisa

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Os consumidores não estão apenas gastando menos nos supermercados. Com o bolso mais magro, eles também cortaram as compras por impulso, reduziram o tempo que passam nas lojas e vão mais vezes desacompanhados às compras. É essa a fotografia que aparece em uma nova pesquisa feita pelo braço brasileiro do Popai (Point Of Purchase Advertising International), entidade especializada em merchandising no ponto-de-venda. Na última pesquisa, feita em 1998, os consumidores diziam ter a intenção de gastar 115 reais por compra, mas acabavam desembolsando 130 reais nos supermercados e hipermercados, ou 12% a mais do que previam. Agora, porém, eles baixaram a previsão de gasto médio por compra para 81,50 reais. E estão mesmo se controlando. O valor médio desembolsado ficou em 82 reais, ou só 0,5% acima do programado inicialmente.

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TÁ COM SEDE?

Nove de cada dez copos de suco de laranja que são consumidos no mundo provêem de dois estados, o de São Paulo no Brasil e a Flórida nos Estados Unidos. Brasil, o principal produtor e exportador de suco de laranja do mundo, teve entradas de 1.200 milhões de dólares pelas vendas totais do sector ano passado

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Bens não-duráveis apresentam consumo estável
A dona de casa está cautelosa na hora de ir às compras. Essa tendência pode ser observada nos dois últimos anos, de acordo com os dados dos indicadores LatinPanel. As informações foram extraídas do levantamento semanal de consumo de 66 categorias em 6,3 mil domicílios em todo o País, que avalia o período de janeiro do ano passado a março desse ano. A pesquisa engloba produtos em quatro cestas diversas: alimentos, bebidas, higiene e limpeza. http://www.consumidormoderno.com.br/ler_materia.asp?id=4743

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UMA PROMOÇÃO EMPREGA 300 PESSOAS

Segundo estudo conjunto do POPAI-Brasil, AMPRO, ANFAB e APAS, uma promoção emprega em média, 300 pessoas diretamente e milhares indiretamente. Seja através de uma ação de degustação, amostragem ou sorteio, as promoções em ponto-de-venda servem para alavancar as vendas, construir marcas e lançar produtos. Fazem parte da cultura de marketing dos anunciantes e varejistas há muito tempo, e são a fonte de renda de centenas de fornecedores de material promocional e agências de mão de obra e criação, que empregam uma grande massa de trabalhadores temporários, gerando empregos, impostos e prosperidade.

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HAJA ESPAÇO!

Uma loja de supermercado possui 30 mil itens, em média, e um consumidor demora 1h20m para fazer as compras. Se fizermos uma conta rápida, veremos que os olhos do consumidor percorrem as gôndolas a 100 km/h, um número, no mínimo, assustador. Para que um produto apareça, sua embalagem terá de ser mais a mais visível. A análise do ambiente onde a mesma está inserida é, em teoria, de grande importância. www.popaibrasil.com.br 

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Receita de US$ 3,6 bi na América Latina - www.consumidormoderno.com.br 
A tendência mundial pelo uso de contact centers tem expandido consideravelmente a cada ano, e na América Latina isso não é diferente. Segundo pesquisas recentes divulgadas pela Frost&Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, esse setor contabilizou 120 mil posições de atendimento e faturou US$ 1,6 bi na região no ano passado, com previsão de saltar para US$ 3,6 bi com 207 mil posições em 2008. Entre os segmentos de mercado que mais utilizam esse tipo de serviço, destacam-se o de telecomunicações e finanças, que hoje correspondem a 70% do faturamento das empresas prestadoras de serviços de contact center. Governo, Tecnologia da Informação e Saúde ficam com os outros 30%. ´´A longo prazo, turismo e saúde devem aumentar suas fatias na receita´´, afirma Kristin Crispin, analista de pesquisa da Frost&Sullivan para América Latina.

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Com inverno antecipado, vendas de roupas sobem 30% - Claudia Facchini do valor
Nem bem as termômetros subiram e uma nova frente fria já começa a se formar entre os Estados de São Paulo e Paraná. Na semana passada, foram registradas as temperaturas mais frias do ano no Estado de Paulo, atingindo marcas abaixo de zero na cidade de Campos do Jordão. Uma nova frente deve entrar em São Paulo na sexta-feira, segundo a empresa especializada Climatempo, que prevê um inverno mais rigoroso neste ano do que em 2003. A notícia não poderia ser melhor para as lojas de vestuário, que há dois anos não registravam uma temporada de vendas outono/inverno tão animadora. Pelo contrário, as temperaturas amenas nos invernos anteriores fizeram com que as roupas encalhassem nas araras e prateleiras e levaram muitos lojistas a não apostar em peças mais quentes neste ano. A Renner, a Riachuelo e a Zara afirmam que as suas vendas neste outono mostram um aumento de dois dígitos em relação à mesma temporada de 2003, com taxas de crescimento de 15% a até 30%.

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Consumidor não é mais o mesmo - WWW.CONSUMIDORMODERNO.COM.BR 
Mais de 3 mil profissionais visitaram, entre os dias 26 e 28 de maio, a sexta edição do Household & Auto Care 2004, Seminário e Exposição Internacional para Fornecedores das Indústrias de Higiene Doméstica e Auto Care. Uma das conclusões é que as marcas líderes foram as mais atingidas pela queda da renda do brasileiro. 

  • Nada menos que 70% dos consumidores de produtos de limpeza revelaram, em um estudo do instituto, que substituíram vários itens por marcas alternativas, que vêm ganhando participação nos últimos anos. Embora a metade dos consumidores que optou pela troca disse no estudo que voltaria a adquirir a marca de sua preferência, caso recuperasse o poder de compra, 52% consideram que os produtos alternativos possuem qualidade semelhante à que utilizavam.

  • Outro destaque é o crescimento do número de lojas varejistas, especialmente as de pequeno porte, que vêm conquistando a preferência do consumidor na hora da compra da cesta de limpeza, pela proximidade das residências e pelos preços competitivos em relação ao grande varejo.

  • Além da comodidade, Laércio Cardoso, diretor de consumo da baixa renda para a América Latina da Unilever, também apontou como fatores para o crescimento do pequeno varejo o impacto do custo do deslocamento na decisão de local de compra do consumidor das classes C e D. Ele ainda lembrou que, ao contrário do que acontece nos grandes supermercados, esse consumidor também costuma ter crédito nos pequenos estabelecimentos. 

É também cada vez mais imperativo para as indústrias pesquisar e investir nas necessidades emergentes e expectativas dos consumidores. Esse foi o tema da palestra de Dirce Amaral, gerente de marketing da Reckitt Benckiser, que falou sobre os novos valores da consumidora e como eles interferem na compra de produtos de limpeza. Como a mulher não é mais só dona de casa, em virtude dos vários papéis que vem assumindo nos últimos anos, ela passou a exigir formulações mais complexas para tornar a limpeza da casa mais rápida e eficiente, optando por itens que apresentem benefícios multifuncionais, como limpar, dar brilho e perfumar ao mesmo tempo.

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Diminuem os gastos com cartões de crédito - www.valor.com.br  
Os emissores de cartões de crédito começam a repensar suas estratégias para elevar as receitas. Embora a base de clientes tenha crescido fortemente no Brasil nos últimos anos, o valor dos gastos médios está em queda e os índices de ativação e de retenção dos plásticos são baixos. Ou seja, as pessoas adquirem o cartão, praticamente não usam ou usam pouco, e depois de algum tempo acabam cancelando, explicam Rodolfo G. Spielmann e Francesco Cardi, vice-presidente e gerente da Bain & Company, consultoria em serviços financeiros. Segundo Cardi, a queda dos gastos médios se explica por um lado pela queda da atividade econômica, e por outro pela ampliação da base de cartões para a população de baixa renda. Como o valor médio individual de gastos dessas pessoas é menor, acaba puxando para baixo a média nacional, hoje de 1,4 milhões de reais ao ano, em valores corrigidos.

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Sites pornôs têm mais visitas que motores de busca - Ana Lúcia Moura Fé, do Plantão INFO
Pesquisa da empresa Hitwise revela que os websites de conteúdo pornográfico são três vezes mais visitados pelos internautas norte-americanos do que os motores de busca Google, Yahoo! e MSN Search juntos. Dados de levantamento realizado na última semana de maio passado indicam que os sites de conteúdo “Adulto” atraíram 18,8% de todos os visitantes, enquanto que os três motores de busca, que lideram o segmento de diretórios e pesquisa na internet, somaram apenas 5,5% do total – 2,7% para o Gloogle, 1,7% para Yahoo Search e 1,1% para MSN Search. De acordo com a Hitwise, páginas de entretenimento atraíram 8,0% dos visitantes no período, enquanto que 7,4% dos internautas entraram em sites financeiros e de negócios. Os norte-americanos que acessaram a web para realizar compras ou consultar anúncios classificados somaram 7% do total.

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