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PORQUE IMPLEMENTAR UM MARKETING HOLÍSTICO

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PROF. Philip Kotler

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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Atualmente, o modelo clássico de negócio de produzir e vender raras vezes funciona. No entanto, apesar dos tempos mutantes, as empresas continuam utilizando estratégias de marketing tradicionais.

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Um novo paradigma de marketing holístico é imperativo para as organizações que esperam ter sucesso no mercado centrado no cliente e baseado na tecnologia.

Por que fracassam algumas estratégias de marketing?

Muito com freqüência o marketing fracassa porque é considerado uma função tática e não o gerador principal da estratégia da empresa. O marketing deveria tanto gerar como cumprir as promessas que a empresa faz aos clientes. Como resultado, sustentamos que o marketing deve ser mais holístico em três sentidos:

1. A empresa deve adotar uma perspectiva mais holística das necessidades dos clientes e tem de avançar além de proporcionar simplesmente um produto ou serviço específico.
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2. A empresa deve ter uma visão mais holística de como afeta seu comportamento à satisfação do cliente. Os clientes com freqüência desertam de uma empresa quando seus produtos chegam com atraso ou defeituosos, quando as faturas são imprecisas, quando conseguir serviço ao cliente é difícil ou quando ocorrem outros desastres.

3. A empresa deve adotar uma perspectiva mais holística de sua indústria (os participantes e a evolução da indústria). Hoje em dia, muitas indústrias estão convergindo, o que apresenta tanto novas oportunidades como novas ameaças para cada participante da indústria.

HOLÍSTICO/A - DO HOLÍSMO: - Doutrina que propugna a concepção de cada realidade como um todo diferente da soma das partes que o compõem.

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