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palavras chaves ou um bom posicionamento

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A compra de palavras chaves e o posicionamento em procuradores são duas estratégias de obtenção de visibilidade intimamente relacionadas mas radicalmente diferentes quanto a sua aplicação, orientação estratégica e custos. Podem combinar-se perfeitamente dentro de um plano global de visibilidade, mas que estratégia é melhor? Deve investir-se mais no posicionamento em procuradores ou, pelo contrário, é melhor aumentar nosso orçamento destinado à compra de palavras chave?

• A resposta é simples: depende de nossa estratégia em Internet, nosso orçamento e os objetivos da empresa na Rede. Mas antes de continuar, precisaremos definir que é o posicionamento em procuradores e a compra de palavras chave. Hoje em dia, a maioria de procuradores apresentam duas zonas diferenciadas dentro de sua listagem de resultados:

• Uma zona é gratuita (aparecer nela não tem custo associado) e corresponde a listagens procedentes da base de dados do procurador.
• Uma zona de pagamento onde as empresas inclusas devem pagar, por regra geral, segundo o número de visitantes recebidos.

• Observemos uma página de resultados de Google: os resultados principais situados à esquerda são resultados gratuitos obtidos diretamente da base de dados de Google. Os resultados da esquerda inclusos em caixas de cores correspondem a resultados de pagamento procedentes do programa para anunciantes Google Adwords. Pois bem, o trabalho orientado a obter visibilidade da primeira zona gratuita se conhece como posicionamento em procuradores, enquanto o trabalho de gestão e seguimento orientado à obtenção de visibilidade desde a zona de pagamento se conhece como compra de palavras chave.
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• Compra de palavras chave ou posicionamento em procuradores?: quando desenhamos uma campanha de marketing em procuradores, são muitos os elementos que nos farão decidir que estratégia seguir em função de nosso mercado, nosso produto e os objetivos corporativos na Rede. Por regra geral, para obter o maior número de impactos e maximizar o ROI (retorno do investimento) de nossa campanha, deveremos combinar tanto a compra de palavras chave como o posicionamento em procuradores. Para conseguir uma combinação adequada deveremos ter em conta os seguintes aspectos:
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• Necessidade urgente de resultados: se precisam resultados a curto prazo (dias ou, inclusive, horas) a opção a eleger será a compra de palavras chave. Uma campanha em Google Adwords pode estar ativa em matéria de horas e começar a receber visitas, enquanto o posicionamento em procuradores requer de vários meses para obter resultados mensuráveis.

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• Orçamento: a compra de palavras chave consome muitos mais recursos econômicos do que o posicionamento em procuradores. Se nosso orçamento é escasso, deveremos centrar nossos esforços nos trabalhos de posicionamento.

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• Controle dos anúncios e sazonalidade: se é necessária a modificação contínua dos anúncios para adaptá-los a diferentes eventos ou à própria sazonalidade de nossos produtos, deveremos recorrer à compra de palavras chave devido à flexibilidade e controle da campanha que esta ferramenta nos permite.

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• Web site não modificável: o posicionamento em procuradores requer de uma série de modificações técnicas do web site com o fim de acomodá-lo aos requisitos e funcionamento dos procuradores. Se nosso web site não pode ser modificado, precisaremos recorrer necessariamente à compra de palavras chave.

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• Visibilidade sustentada em procuradores: a visibilidade obtida mediante a compra de palavras chave desaparece uma vez se esgota o orçamento destinado. O posicionamento em procuradores permite uma obtenção de visibilidade a meio e longo prazo, capaz de promocionar uma estratégia estável na Rede. Se nossa intenção é utilizar a Rede como um canal de distribuição adicional de nossos produtos, em nenhum caso devemos eliminar o posicionamento em procuradores.

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• Lançamento de novos web sites: quando se lança uma nova empresa na Rede ou se lança um novo produto associado a uma nova URL (novo domínio), a estratégia mais efetiva consiste sempre na utilização da compra de palavras chave e o posicionamento em procuradores desde o primeiro momento. Assim, a compra de palavras chave nos dará a visibilidade inicial necessária a curto prazo enquanto o posicionamento nos cobrirá a visibilidade em procuradores a meio e longo prazo, eliminado muitos de nossos investimentos em palavras chave, já desnecessárias.

Conclusão: Como vemos, o posicionamento em procuradores e a compra de palavras chaves, não são cursos de ação excludentes. Depende sempre de fatores internos: orçamento, estratégia, produto e objetivos. A melhor estratégia, em qualquer caso, será aquela que misture adequadamente ambas ferramentas, complementando suas fortalezas e debilidades e maximizando nossa visibilidade em procuradores e a volta o investimento realizado.

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