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Vejam alguns números na área de acesso à e-mails

Fonte: Nielsen/Net Ratings

  • 75% dos brasileiros acima de 16 anos envia ou recebe e-mails.

  • 41% freqüenta chats. 

  • 42% utilizam Instant Message (contra 30% da Austrália, 35% da Inglaterra e 26% de Hong Kong).

Pois é, apesar do baixo número de PC's/habitantes, baixas conexões de banda larga (Nos EUA são mais de 80% conectados em broadband), nossos usuários são melhores que os dos outros. Uma rápida avaliação nos coloca no ranking das pessoas mais criativas e com jogo de cintura do planeta.

Porém fazer uma ação de marketing através de feeling, você tem 50% de chances de dar certo. E 50% de naufragar. 

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Com mais de 1.000 cases de e-mail marketing, nos deparamos com desafios diários, histórias das mais absurdas, às mais pragmáticas.

Pois bem, planejamento é o nome do jogo. Caso você queira se programar para selecionar os seus consumidores de maior valor da grande maioria, ou for realizar uma campanha de marketing digital, se programe. No e-mail marketing não é diferente.

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Faça perguntas básicas antes de disparar. 

  • Por que estou mandando essa mensagem para você?

  • Quem está enviando? 

  • O que está sendo enviado? 

  • É relevante para o seu consumidor? 

  • Onde você está enviando? 

  • No inbox do trabalho ou de casa? 

  • Como você está mandando? 

Reveja formatos, HTML, TXT, Flash, etc... Monitore, monitore, monitore sempre. 

  • A tecnologia está do nosso lado, para ser utilizada, ou você é um daqueles saudosistas que adoram ficar lembrando das velhas cartas de amor?

  • Ótimo, mas elas funcionariam hoje para vender o seu produto, divulgar a sua marca?

  • Pois é, muitas vezes o cliente se deslumbra com uma criação nova da peça do e-mail, e se esquece de pontos fundamentais ? 

  • Você tem a permissão para enviar esse material? 

  • E qual o seu comprometimento com a privacidade dos dados? 

E com relação às listagens alugadas, como saberei se as fontes são seguras? 

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Algumas dicas: Em uma ação de aquisição de nomes opt-in para o seu database, ou mesmo para uma única venda, verifique a procedência do seu mailing. Alguém que se cadastrou há 2 meses atrás no seu site muito provavelmente se esqueceu da permissão que ele concedeu. Relembre sempre onde você conseguiu o e-mail desse consumidor. 
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Deixe a sua política de privacidade sempre disponível, bem como uma opção para ele se descadastrar da sua lista. Ofereça sempre benefícios tangíveis, faça-o se sentir importante, único. Deixe outras opções de contato, telefone, fax... E outras opções de pagamento, quando isso for possível. Essa são apenas algumas dicas para a sua campanha de e-mail marketing, esperamos sinceramente que você seja muito bem sucedido nessa empreitada. 
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Esses pequenos detalhes podem ser o acerto ou o fracasso de sua ação. E caso você queira abrir um restaurante, especialize-se. Saia da mesmice. Invente, reinvente. Afinal, já viu um pizzaiolo italiano? 
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Guilherme Toussaint
Diretor de Contas da EmailCompany

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