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QUAL A COR Nº1 NO MUNDO?

44% ELEGEU A COR Azul COMO A favorita No mundo, segundo um novo estudo de pesquisa internacional realizado em 17 países (entre eles o Brasil) com 13.000 consumidores. 

As bases do estudo: - O informativo intitulado, "Global Market Bias: Part 1- Color," é, até esta data, o principal estudo geograficamente equilibrado sobre COR e um profundo exame sobre os mercados globais impulsionados pelas marcas. O estudo foi desenvolvido em conjunto por MSI-ITM International da Holanda, CMCD/Visual Symbols Library e Cheskin ambas da Califórnia - EUA.

PARA BAIXAR O ESTUDO COMPLETO EM PDF (EM INGLÊS) COM 4.715 KB. CLIQUE AQUI

o global market bias research studies, é uma série de pesquisas realizadas a fim de conhecer a linguagem visual das marcas ao redor do mundo, realizadas por 3 empresas especializadas em marketing, branding e design. Os pesquisadores analisaram as respostas de 12.929 homens e mulheres. Os países participantes foram:

Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, México, Holanda, Rússia, Suécia, Espanha, Reino Unido e eua. 

A primeira pergunta feita aos entrevistados foi, para que escolhessem a sua cor favorita, para posteriormente, concentrar-se em oito cores:

vermelho, azul, verde, roxo, laranja, amarelo, preto e branco.

E aS CLASSIFICARAM QUANTO A SUA ASSOCIAÇÃO COM ATRIBUTOS, PAÍSES, EMPRESAS E PRODUTOS. Mike Foley, diretor de DESENVOLVIMENTO comercial global para MSI-ITM FEZ UM COMENTÁRIO ESPECIAL PARA OS LEITORES DO SDR: 

os desafios que enfrentamos para gerir um estudo desta magnitude, foram enormes. utilizando PlanetPanel®, nossa comunidade de pesquisa on-line, realizou o estudo em 17 países e os dados estiveram prontos para análises num prazo de 2 semanas. isto nos ofereceu uma imagem muito atualizada das atitudes a nível mundial, o que é essencial para o comércio de marcas globais.

Um dos casos mais impressionantes, é a visão da bandeira dos EUA, representada pelas suas cores: "VERMELHA, BRANCA E AZUL", onde a maioria dos entrevistados a identificou com a cor "negra" numa clara associação ao seu estilo raivoso, agressivo, representado por tantos falhos políticos ultimamente (NO BRASIL 29% A IDENTIFICARAM PRETA). Sem duvida que o Governo americano terá que repensar urgentemente suas políticas externas, se não quer perder terreno no marketing global.

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Mas o que desponta deste estudo, fora os bilhões de dólares que são despejados em produtos, PDV, embalagens, publicidade, identificados com as suas marcas, é a diferença de cada cultura com a cor da marca. Por exemplo, as marcas são identificadas pela cor e citam os seguintes exemplos:

  • BMW E MERCEDES SÃO NEGROS

  • COCA COLA E MARLBORO SÃO VERMELHOS

  • MC. DONALD'S É IDENTIFICADO PELAS CORES AMARELO E VERMELHO

  • MASTER CARD E KODAK SÃO IDENTIFICADAS PELAS CORES AMARELO E LARANJA

  • PEPSI, LEVI'S, MICROSOFT, IBM E A GIGANTE SDR, SÃO IDENTIFICADOS PELA COR AZUL.

  • M&M É IDENTIFICADA POR TODAS AS CORES, MENOS A BRANCA E PRETA. 

este estudo teve muita atenção para as cores e as interpretações da tonalidade de cada uma, porque, como o demonstra, cada cor pode ser representada por 3 tonalidades diferentes, o que indica máximo cuidado, na elaboração de uma marca e sua percepção pelo público. 

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o estudo Também identifica o que os consumidores globais pensam de cada cor e cita a correspondência em cada exemplo, demonstrando mais uma vez que cada país reza diferente no que se refere a cores. 

Como exemplo, o amarelo é identificado como uma cor alegre. Mas na China apenas 18% consideram isso. Por tanto, é hora de estudar com mais profundidade o desenvolvimento de uma marca, sobre tudo se ela for utilizada para os consumidores globais.

Enquanto que os entrevistados de cada país estudado escolheram o azul como a cor nº1, alguns resultados do estudo mostram divergências significantes na França, Alemanha e Reino Unido. 

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Estas e outras diferenças que são apresentadas neste estudo, podem ter fortes implicações para os comercializadores de marcas, para os quais seus consumidores alvo, são os europeus.

E PARA QUE NÃO RESTEM DÚVIDAS, O ÍNDICE PARA A COR PREFERIDA NO BRASIL FOI DE 44%, a mesma média global. ASSIM TAMBÉM o Brasil É IDENTIFICADO PELA cor verde, com 95% das opiniões, 83% para o amarelo, 64% para o azul, 47% para o branco e 9% para o vermelho. 

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na França e Alemanha, existe uma grande associação entre o azul e atributos positivos, fresco, amistoso e fiável. 

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no Reino Unido, pensam principalmente na realeza e na frialdade quando pensam em azul.

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Globalmente, a marca que os consumidores associam mais comumente com o azul é a Pepsi® (que dor de cabeça para a cocucha, que é reconhecida pelo vermelho). 

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na Europa, os consumidores associam o azul com a marca Levi’s®. 

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os franceses, pensam com mais freqüência no cartão Visa, uma associação com "Carte Blue®" (que é o titular das licenças do Visa® na França e de fato é azul). Outra marca azul consolidada na França é Danone®, que pela intensidade de azul, está classificada na mesma categoria que a marca Levi’s®.

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América latina elegeu o preto como sua segunda cor (na china a cor PRETA é indicativo de qualidade). MAS TAMBÉM A COR LARANJA (6ª na preferência mundial) É INDICATIVO DE ENERGIA E TAMBÉM DE PAIXÃO, EXAMINANDO BRASIL E MÉXICO E AS CORES DOS TIMES DE FUTEBOL
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o verde é uma cor muito forte entre os consumidores dos países da Ásia e pacífico.

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os europeus favorecem o vermelho ou ROXO, estando de acordo neste caso com eua, que favorece o ROXO, como a segunda cor preferida.

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O ROXO mostroU SER A SEGUNDA FAVORITA TANTO NO REINO UNIDO COMO NA FRANÇA, ONDE ESTÁ FORTEMENTE ASSOCIADA COM A REALEZA, O PRESTíGIO E A INOVAÇÃO. 

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PARA os ALEMÃES, curiosamente, O VERMELHO é A COR PREFERIDA, UMA COR MUITA ASSOCIADA COM O AMOR, O PERIGO E A EMOÇÃO. O PRODUTO QUE OS ALEMÃES ASSOCIAM MAIS COM O VERMELHO, SÃO OS CARROS. OS ALEMÃES PENSAM PRIMEIRO NA MARCA MARLBORO E SEGUNDO NA COCA-COLA.

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OS franceses, que também associam O VERMELHO COM O PERIGO E A EMOÇÃO, PENSAM EM OUTRA CATEGORIA: - "A CARNE". MESMO ASSIM A MARCA MAIS VERMELHA na FRANÇA É A COCA-COLA, SEGUIDA MUITO DE PERTO PELA MARLBORO..

 

Michael Foley - Bussines Develpment Director

Michael Foley

Business Development Director, MSI-ITM N.V.

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m.foley@msi-itm.com - http://www.msi-itm.com 
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Address: - BV Marnixkade 109 f 1001 MG 

Amsterdam - The Netherlands 
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Phone: +33 5 5954 8894 - Mobile: +33 6 7364 9762

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