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Usuário cria laços afetivos com os Sites
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Estudo realizado nos EUA pela Opa - on-line Publishers Association aponta que os usuários desenvolvem laços emocionais com os Sites de conteúdo que visitam com freqüência. Segundo uma pesquisa realizada com usuários estadunidenses, a relação que o usuário possui com os sites de sua preferência é composta por diferentes sentimentos e quase sempre exercem um poder de dependência emocional com os mesmos. Os dados apresentados pela pesquisa são impressionantes:

  • 72% gostam dos Sites

  • 71% confiam neles

  • 69% anseiam pelas visitas

  • 56% contam com eles

  • 47% sentem falta quando não podem acessá-los

Pode parecer um comportamento estranho, mas nem tanto para um povo que quase enlouqueceu quando a Coca-Cola mudou o sabor de sua Classic Coke para a New Coke na década de 80, tendo de voltar atrás imediatamente em sua decisão.

O americano gosta de suas marcas, confia em suas marcas, depende de suas marcas; portanto, faz sentido a afirmação de que as marcas escolhem o consumidor e não vice-versa.

E na Internet a situação se repete. O grau de apego que os internautas possuem com os principais sites visitados chega perto de um sentimento familiar, quase que dependência informacional seguida de emocional.

Mas por que será que os seres humanos exercem este tipo de relação com objetos materiais, com marcas e sua simbologia?

A explicação está justamente na simbologia. Percebemos valor no objeto, mas não apenas o valor quantitativo. O valor intrínseco, intangível, perceptivo é que fideliza, uma vez que espelha a personalidade, interesses, desejos ou sentimentos de quem os possui. E isso desde sempre. Podemos ver pelos carros e o poder que eles exercem sobre o público, principalmente o masculino. No fundo, podemos ver este tipo de comportamento da seguinte forma:

externalizamos tudo que sentimos e transferimos para os outros, sejam sites, carros, jóias, namorada, pai etc. O que fazemos com os recursos materiais é esperar que eles nos dêem todo o tipo de satisfação que uma relação humana poderia oferecer.

Sentimentos como conforto, segurança e prazer podem ser encontrados em relações humanas, mas não há certeza ou segurança. O que os grandes idealizadores de produtos e serviços fizeram foi criar/transferir/espelhar tais sensações para os produtos que, não sendo "VIVOS", não falham, traem ou rejeitam.

É por este motivo que o seu cliente que gosta do seu produto/serviço sempre volta para você e não para o seu concorrente.

Portanto, quando falamos em mercadorias, produtos tangíveis e intangíveis, venda, relacionamento não podemos esquecer que nossos clientes estão, na verdade, a procura de um sentimento, de uma sensação, de uma experiência e é isto que precisamos proporcionar enquanto criadores, seja de produtos, de sonhos ou de sites.

E o mais difícil... sem ludibriar, mentir ou "dourar a pílula".

Edição 148 (18.02.2004 - http://www.e-consultingcorp.com.br.

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