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FORMATOS E LOCALIZAÇÕES QUE FUNCIONAM MELHOR EM PUBLICIDADE ON-LINE

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Bem situados na tela, as criações publicitárias e os enlaces patrocinados atraem bem mais ao olho do internauta. É um dos dados que se obtiveram do estudo qualitativo levado a cabo pela escola de jornalismo americana Poynter Institute.

  • 45% dos internautas americanos analisados durante uma hora enquanto navegavam pela Rede, os enlaces patrocinados são os mais atraentes, desde que estejam bem situados.

  • 82% recordava estes vínculos quando apareciam na coluna da direita das páginas visitadas.

Devem estar os criativos de publicidade on-line inquietos?: - Em realidade não, já que os formatos tradicionais de publicidade on-line, bem utilizados, podem ser igualmente eficazes.

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Além dos enlaces patrocinados e os pop-ups tão polêmicos, os banners situados na coluna da esquerda são o formato "clássico" mais atraente:

  • com uma taxa de recordação do 68%.

Visibilidade dos formatos publicitários em função de sua localização:

  • Enlaces patrocinados situados na coluna da direita : 82%

  • Pop-Ups:70%

  • Banner na coluna da esquerda: 68%

  • Quadro integrado no conteúdo central: 56%

  • Banner situado no alto da página: 55%

  • Banner situado na coluna da direita: 34%

  • Banner situado na parte baixa da página: 14%

Mas cuidado, a eficácia não se limita à influência do posicionamento espacial do anúncio. Tanto o atrativo de uma peça como seu tamanho são igualmente importantes.

  • Os mais apreciados pelos pesquisados foram os banners de 160x800 pixeles quanto a tamanho.

  • Quanto aos formatos animados, chamam mais a atenção, desde que estejam integrados com o conteúdo central da página.

  • Em outras áreas da página, as criatividades estáticas seduzem mais aos internautas.

Visibilidade dos formatos publicitários em função de seu tamanho:

  • 160x800: 68%

  • 722x72: 60%

  • 468x60: 53%

  • 160x105: 39%

  • 184x90: 35%

  • 200x200: 24%

  • 468x60: 14%

Chamar a atenção do internauta é uma coisa, mas outra muito diferente é que leia e compreenda bem a mensagem publicitária. Tendo em conta este fator, Poynter Institute mediu o tempo médio que se demora em olhar um banner.

  • Este índice se situa entre os 0,6 e os 1,6 segundos, seja qual for o formato utilizado.

  • A título de comparação, os vínculos comerciais, com uma duração de 6,9 segundos, ocupam-nos quatro vezes mais tempo.

Mas estes vínculos são por definição textuais, e portanto requerem mais tempo para sua assimilação.

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