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CONSUMIDORES SE GUIAM PELA PUBLICIDADE PARA SEGUIR UMA DIETA

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Os consumidores europeus querem seguir uma dieta saudável mas, na hora de fazer a compra, confiam principalmente nas alegações publicitárias.Este é um dos resultados obtidos numa enquete realizada a consumidores de cinco países (Alemanha, Hungria, Polônia, Dinamarca e Espanha) levada a cabo pelo BEUC, a organização européia de consumidores.

  • 77% por cento dos entrevistados, declaravam estar muito interessados pela nutrição.

  • 81% dizia agradecer a informação nutricional que aparece nas embalagens.

Muitos consumidores outorgam mais atenção e manifestam entender melhor as alegações publicitárias que aparecem nos vasilhames do que a informação contribuída pelas tabelas nutricionais.

Os consumidores também expressaram um alto grau de confiança em ditas alegações, sobretudo no caso das marcas conhecidas. Segundo os resultados da enquete, as alegações têm uma grande influência à hora de eleger o produto alimentício no ponto de venda.

No entanto, a consultoria alerta de que as alegações publicitárias não são uma boa ferramenta para eleger de forma adequada, já que tendem a ressaltar um só aspecto do produto.

  • 48% dos entrevistados estaria possivelmente influenciado em comprar um produto que diga ser rico em cálcio sem importar-lhe o fato que este produto tivesse um alto conteúdo em sal, gordura ou açúcar.

A conclusão, segundo Jim Murray, Diretor do BEUC, é que os consumidores baseiam suas escolhas numa informação incompleta e ademais não entendem de forma correta a informação nutricional contribuída nos vasilhames. Os resultados da enquete sublinham a necessidade de seguir adiante com a proposta de regulamentação para as alegações nutricionais e de saúde, incluindo a aprovação prévia de novas alegações e a proibição do uso publicitário de alegações de saúde em produtos com um alto conteúdo em sal, açúcar ou gordura.

Finalmente, a organização alerta de que são os pais de crianças menores de 13 anos quem tendem a prestar mais atenção do que os outros entrevistados às alegações publicitárias. Isto sugere a necessidade de uma regulamentação mais específica da publicidade de produtos alimentícios dirigida a crianças, conclui.

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