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amostras gratuitas animam a 35% - cupons de resposta a 28%

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Segundo o instituto IMAS da Alemanha, os prospectos, encartes e folhetos, contra todo prognóstico, cumprem com sucesso sua missão.

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Apesar de serem tradicionalmente denegridos, para mais da metade da população, são o principal estímulo de compra. As seguintes formas publicitárias consideradas pelo público são os anúncios de televisão e os jornais de anúncios.

  • 53% dos pesquisados afirma ter sido impulsionado à compra por causa das ofertas anunciadas mediante encartes publicitários.

Este dado se extrai do estudo realizado na Alemanha pelo IBC - instituto para o barômetro da comunicação da revista especializada Horizont.

  • 36% da população declara ter-se sentido atraído pelos anúncios em televisão.

  • 22% se decanta pelos jornais de anúncios.

  • 21% pelos cartazes publicitários.

  • 19% pelos anúncios impressos em revistas e jornais.

O estudo estabelece uma clara relação entre a intensidade do atendimento a uma oferta ou produto determinado e a intensidade do estímulo de compra de cada meio:

quanto mais pendente esteja um consumidor de adquirir um determinado produto ou oferta, mais forte será o impulso de compra ao que lhe conduza um anúncio.

A publicidade nos meios consegue que o consumidor pense no produto que lhe atraiu e que depois se fixe especialmente em certos produtos também nos folhetos publicitários ou listas de compra. Por isso, os consumidores nomeiam como fontes de atração os meios publicitários que com maior intensidade mostram o objeto que procura o consumidor:

  • prospectos, encartes e folhetos (63%)

  • televisão (54%).

Entre os meios empregados como suporte para encartes publicitários destacam:

  • 45% os jornais.

  • 32% os jornais de anúncios.

  • 30% os encartes enviados por correio atingem uns de ressonância, ainda que este é o meio do que o consumidor espera uma melhor oferta.

Este resultado confirma que, ainda que se realizem campanhas pela televisão, as campanhas mediante folhetos informativos não devem deixar-se de lado, senão que há que lhes dar maior intensidade. Quanto à consideração dos meios como suporte publicitário:

  • os jornais de anúncios (36%)

  • os diários (35%)

  • e as revistas (33%) são os melhor considerados pelos consumidores.

Dado que em muitos lares não se admite a correspondência comercial não se devem esquecer estes meios como porta primeiramente nas economias domésticas. 

Outras formas de comunicação: - Entre as formas especiais de publicidade, a maior força de penetração a têm as amostras gratuitas de produtos.

  • 35% São as que com maior intensidade se animam a pedir informação sobre um produto.

  • 29% dos casos se animam à compra do produto provado.

Outra modalidade de publicidade é a de imprimir cupons de resposta como parte dos anúncios.

  • 28% ou Um de cada quatro alemães preencheu um desses cupons para solicitar informação em alguma ocasião.

  • Para um de cada cinco, o cupom produz a ocasião para comprar um produto.

Para terminar, ao separar o grupo objetivo da enquete por sexos, observa-se que as mulheres respondem com mais força aos encartes e aos cartazes publicitários, enquanto os homens se fixam mais nos anúncios em meios de comunicação impressos, Internet ou a rádio.

Quanto à divisão por idades, os jovens respondem melhor à publicidade em televisão, cinema, Internet e rádio, enquanto os adultos se vêem mais influídos pela publicidade nos jornais.

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