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aprendendo a pescar na web...

prof. Máximo Kinast

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Máximo Kinast é professor e consultor de empresas. Especializado em consultoria audit na área de internet, e-commerce, vendas e marketing desde 1992. tem direcionado seus estudos e consultoria na área de marketing e alto desempenho para as MPE do mercado europeu e latino americano.

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Com escritórios em Lima - peru e em Barcelona Espanha, oferece seus serviços de consultoria através do Tel: (+34) 932 384 150. Balmes, 152, 3º 2ª. 08008 Barcelona (Espanha). e em Lima - Peru. Jose Antonio 270 - sala 101 Bl - 3 La Molina - Lima fone: (51 1) 435 38 20.

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BLOG DO PROF. MÁXIMO KINAST

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Se tivesse nascido, como me ocorreu uma vez a mim, em Iquique (Chile), faz mais de meio século, teria visto que as últimas tecnologias eram os telefones de magneto, as máquinas de escrever Underwood e o rádio. Também teria podido ver ante teus olhos o Oceano Pacífico e a tuas costas um PAREDÃO de cerros ocres e marrons, sem sequer um cáctus pela ausência total de chuva.
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Sem televisão, sem mp3, sem celulares, nada de nada. Nessa situação o único razoável era ir pescar desde as rochas e sobre o mar. Atávamos um anzol ao extremo de um fio e uma porca a um palmo de distância, se lhe punha uma isca e se lançava a água e esperávamos e esperávamos e, claro, os peixes não mordiam.

Sucedia algo bem como lançar uma página web ao ciberespaço. O oceano Pacífico é o maior de todo o sistema solar e um anzol é algo muito pequeno e a probabilidade de encontrar-se com um peixe é menor ainda , mas não o sabíamos.

Um velho pescador nos ensinou o truque de "cebar", que consiste em capturar um polvo ou uma lula e cortá-lo em bocados, lançá-los ao mar e esperar o tempo de contar uma mentirinha... De alguma forma que cientificamente não sei explicar, os peixes acudem e então se lanças teu anzol morderão uma e outra vez.

Como nem todos os peixes comem o mesmo, dependerá do tipo de isca que utilize como cebo para atrair aos peixes que interessam-te. Em Marketing equivale a definir as características de teu target:

Quem são teus clientes atuais?

Ou seja, qual é teu Mercado Real?

Quem poderiam ser clientes teus?

Que é o mesmo que dizer: qual é teu Mercado Potencial?

Analisando teus clientes pode chegar a estabelecer dados sobre seus usos e costumes, hábitos de compra, estilos de vida, valor médio de seus pedidos, média de compras num período, prazos de pagamento, que outras necessidades têm, em fim, todos os dados que tenham relação com teu negócio e que te permitam definir teu Target Group.

Se não tens clientes e partiste de um produto ou serviço, tenta adivinhar quem são as pessoas que podem comprá-lo, quem são os que podem recomendá-lo e quem são os que o usarão. Depois para construir um Target é vital averiguar onde estão, como chegar até eles e que outras coisas lhes agradam...

Essas outras coisas que lhe agradam, podem ser a isca para atraí-los. Tem de ser grátis, abundante e apetitosa para que cheguem, como os savvy shoppers às ofertas. Depois podes fazer teu oferta!

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