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O CONCEITO DOS CIBERCAFÉs

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PROF. Philip Kotler

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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CASOS INOVADORES DE MARKETING LATERAL

Nos cafés e nas confeitarias é habitual vender bebidas, café, chás, comida e sanduíches... mais acesso a Internet?

Quando Internet era algo novo e nem todo mundo tinha acesso, alguém pensou em instalá-lo numa cafeteria, construindo assim um novo tipo de negócio chamado cibercafé. Os cibercafés são bares onde o conceito de pagar ou não pagar pelo que se consome não é central, mas se pagar pelo tempo que se está dentro é o conceito central.

Na mesa onde o consumidor toma uma bebida tem a sua disposição um computador conectado a Internet. O cliente pode navegar pela Internet, enviar e receber mensagens ou chatear on-line com outras pessoas.

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Agora não é necessário sair a tomar algo com outra pessoa; pode-se ir só pedir um café e comunicar-se com alguém pela Internet. Os Cibercafés se fizeram muito populares e dão aos proprietários dos bares melhores margens por metro quadrado dos quais obtinham só por um café ou uma bebida.

Ademais, ao invés do que acontece nos bares convencionais, quanto mais tempo permanecem os clientes, melhor para o estabelecimento.

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Os proprietários de uma cafeteria convencional querem que os clientes deixem as mesas livres cedo para que possam sentar-se outros clientes.

No caso dos cibercafés, este problema não existe. As tarifas estão relacionadas com o tempo, de maneira que a rentabilidade por metro quadrado é enorme.

Esqueça-se de Internet por um momento. Que outra coisa poderia ter-se feito com os bares e as cafeterias? Aplique a segmentação e o posicionamento:

  • Podemos pensar numa cafeteria para gourmets ou amantes do café com mais de cinqüenta variedades DA BEBIDA.

  • Podemos pensar num ACONCHEGANTE café para casais ou amigos que querem passar um momento batendo um papo.

  • Podemos pensar num conceito de cafeteria rápida com um serviço muito veloz e um sistema de auto-serviço pré-pago.

  • Ou podemos pensar numa cafeteria para grandes grupos com mesas que ACOMODEM a mais de dez pessoas.

Mas, Internet?: - Observe que a segmentação e o posicionamento não proporcionariam cafeteria + computadores, se se pensa unicamente no mercado convencional.

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