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BIBLIOTECA DA EQUIPE DO SDR

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COMO GANHAR AMIGOS E INFLUIR NAS PESSOAS
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Dale Carnegie
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A princípios do século XX, Dale carnegie se deu conta que se ignorava como se podia persuadir as pessoas. 

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No livro "Como ganhar amigos e influir nas pessoas", baseado na sua própria experiência e na de outras muitas outras pessoas, colhemos algumas regras, mas nada como poder ler alguns dos livros do autor, porque como entenderemos nos relatos do Professor Carnegie, pequenas e simples regras de comportamento, podem mudar substancialmente a nossa vida. 

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De fato, grande parte do marketing pessoal atual se baseia nos ensinamentos deste Professor.

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REGRA 1: - Não critique, no condene nem se queixe. A crítica é inútil porque põe a outra pessoa na defensiva e pelo comum faz com que a pessoa trate de se justificar, tratando ademais de censurar ao seu oponente. A crítica é perigosa, porque fere o orgulho e desperta ressentimento.
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Em lugar de censurar as pessoas, tratemos de compreender. Tratemos de imaginar porque fazem o que fazem. Quando tratamos com as pessoas, devemos lembrar que não tratamos com criaturas lógicas. Tratamos com criaturas emotivas, criaturas eriçadas de prejuízos e movidas pelo orgulho e a vaidade. Não falarei mal de pessoa alguma e de todos direi tudo o que de bom saiba. Benjamin Franklin.
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REGRA 2: - Demonstre apreço honesto e sincero. Só tem um meio para conseguir que alguém faça alguma coisa e é o de fazer que o próximo queira faze-lo (benefício próprio), que lhe seja produtivo. Imagine os benefícios que poderiam se obter, se dermos ao próximo uma honrada apreciação de sua importância. 
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Considero que o maior bem que possuo é minha capacidade para despertar entusiasmo nas pessoas e que a forma de desenvolver o melhor que há nas pessoas, é por meio do apreço e do alento. Nada há que mate mais as ambições de uma pessoa, do que a crítica de seus superiores. Eu jamais critico ninguém.

Acredito que se deve dar as pessoas, incentivos para que trabalhe. Por isso sempre estou desejoso de elogiar, mas sou remisso para encontrar defeitos. Se algo me gosta, sou carinhoso na aprovação e generoso nos elogios"  - Charles Schwab. 

Com freqüência damos por sentada a presença da ou do companheiro por perto, que nunca lhe manifestamos nosso apreço. Alimentamos os corpos dos nosso filhos, amigos e colaboradores, mas muito raras vezes alimentamos a própria estima.
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A diferença entre a apreciação e a bajulação é muito simples. Uma é sincera e a outra não!. "Passarei uma única vez por este caminho; de modo que qualquer bem que possa fazer ou qualquer cortesia que possa ter, para com quaisquer ser humano, que seja agora. Não a deixarei para amanhã, nem a esquecerei, porque nunca mais voltarei a passar por aqui. Toda pessoa que conheço é superior a mim em algum sentido. Nesse sentido, aprendo dele.
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REGRA 3: - Desperte nos demais um desejo veemente. O único meio de que dispomos para influir no próximo é falar do que ele deseja e demonstrar-lhe como consegui-lo.

A ação surge do que desejamos fundamentalmente e o melhor conselho que pode dar-se aos que pretendem ser persuasivos, seja nos negócios, no lar, nos estudos ou na política é este: - Primeiro, despertar na outra pessoa um franco desejo. Quem pode faze-lo tem o mundo inteiro consigo. Quem não pode, marcha isoladamente pelo caminho. Dr. Henry A, Overstreet.

Se há um segredo para o êxito, reside na capacidade para apreciar o ponto de vista do próximo e ver as coisas, deste ponto de vista assim como do próprio. - Henry Ford.

Se uma pessoa de vendas pode demonstrar-nos que seus serviços ou seus produtos nos ajudarão a resolver nossos problemas e nem terá que se esforçar para vender-nos nada. As poucas pessoas que sem egoísmo tratam de servir aos demais, tem enormes vantagens. Não há concorrência contra eles.

A pessoa que consegue colocar-se no lugar dos demais e que pode compreender o funcionamento da mente alheia, não tem porque se preocupar pelo futuro. Owen D. Young.

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SEIS MANEIRAS DE AGRADAR AOS DEMAIS
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REGRA 1: - Interesse-se sinceramente pelos demais. Se pode ganhar mais amizades em dois meses se um se interessa pelos demais, que se ganhariam em dois anos se faz com que os demais se interessem por um. A pessoa que não se interessa pelos seus semelhantes é quem tem as maiores dificuldades na vida e causa as maiores feridas aos demais. Dessas pessoas surgem todos os fracassos humanos. Durante anos tenho me preocupado por conhecer os aniversários das minhas amizades. O interesse, o mesmo que tudo o demais nas relações humanas, deve ser sincero.
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REGRA 2: - Sorria. As ações dizem mais que as palavras e um sorriso expressa: - "Gosto de você". Me causa felicidade. Fico tão contente em ver-lhe. Falo de um verdadeiro sorriso, que alegre o coração, que venha de dentro, que valha um bom preço no mercado. Você tem que desfrutar quando se encontra com as pessoas, se espera que os demais o passem bem quando se encontram com você.

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Se está sozinho/a, assobie, cantarole ou cante. Proceda como se fosse feliz e isso contribuirá para alcançar a felicidade, que nada mais é do que um estado de espírito. Todas as pessoas procuram a felicidade e há um meio seguro para acha-la. Consiste em, controlar nosso pensamentos. A felicidade não depende de condições externas, depende de condições internas. Não é o que temos, o que somos, onde estamos ou o que realizamos; nada disso é o que nos faz felizes ou desgraçados. É o que pensamos acerca de tudo isso.

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"Quase todas as pessoas são tão felizes como se decidam a ser-lo". Abraham Lincoln.

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Dizem que a pessoa que não sabe sorrir, não deve abrir uma loja. O valor de um sorriso não custa nada, mas cria muito. Enriquece a quem os recebe, sem empobrecer a quem o dá!. Acontece num abrir e fechar de olhos e sua lembrança dura as vezes para sempre. Ninguém é tão rico que possa passar sem ele, e ninguém tão pobre que não possa enriquecer pelos seus benefícios.

O sorriso cria a felicidade no lar, alenta os negócios, é a contra-senha das amizades. Descanso para os fadigados, luz para as pessoas decepcionadas, sol para os tristes e o melhor antídoto para as preocupações.

Mas não pode ser comprada, pedida, emprestada ou roubada, porque é algo que não rende benefício ninguém a não ser que seja brindada espontânea e gratuitamente. Porque ninguém precisa tanto de um sorriso, como aquela pessoa que não tem mais nenhuma a dar.
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REGRA 3: - Lembra que para toda pessoa, o nome é o som mais doce e importante em qualquer idioma. Jim Farlei descobriu ao principio de sua vida, que o comum entre as pessoas, é se interessar mais pelo seu nome que por todos os demais do universo.

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Faça o esforço por aprender o primeiro nome ou o mais comum da pessoa
(preste atenção especial nisto). O nome mexe com a pessoa, a faz sentir única entre os demais. A informação que damos ou a pergunta que fazemos, toma uma importância especial quando lhe agregamos o nome de nosso interlocutor.
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REGRA 4: - Seja um bom ouvinte. 

Anime aos demais para que falem de si próprios. Lhes faz pensar que somos bons conversadores, quando na realidade somos apenas bons ouvintes e apenas isso. Nesse momento claro! - Dr. Nicholas Murray Butler.

LEMBREM: - A pessoa com que falam, está cem vezes mais interessada em si mesma e em suas necessidades e seus problemas que em você. (Pense isso por você e saberá que é a mais profunda verdade!)
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REGRA 5: - Fale sempre o que interesse aos demais. Falar em termos dos interesses da outra pessoa é beneficente para as duas partes. Apenas isso!
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REGRA 6: - Faça com que a outra pessoa se sinta importante e faça isso sinceramente! 

Quem tem nela que possa admirar honradamente ? Trate sempre de que a outra pessoa se sinta importante. ! "Faz ao próximo o queiras que o próximo te faça a ti". - Jesus de Nazaré.

Todos queremos a aprovação daqueles com quem entramos em contato. Queremos que  reconheçam nossos méritos. Queremos ter a sensação de nossa importância em seu pequeno mundo! Não queremos escutar bajulações baratas sem sinceridade, mas sim desejamos uma verdadeira apreciação. Para que a vida de uma pessoa mude totalmente, pode bastar que alguém lhe faça se sentir importante. Fale para as pessoas de si mesmas e o escutarão por horas.
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CONSIGA QUE OS DEMAIS PENSEM COMO VOCÊ.
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REGRA 1: - A única forma de sair ganhando numa discussão é evitando-a. 

  • Porque se demonstrar a uma pessoa que se equivoca? 

  • Irás a agradar-lhe com isso ?

  • Porque não deixar que salve sua dignidade ?

  • Não te pediu uma opinião. Não lhe faz falta. Porque discutir com ela ?

Sempre temos que evitar o angulo agudo. Somente há um modo de tirar a melhor parte numa discussão: - EVITA-LA! 

"Se você discute, briga, contradiz, pode conseguir as vezes um triunfo; mas será um triunfo vazio, mas jamais obterá a boa vontade do outro". Benjamin Franklin.

Pense nisto: - Que prefere ter: - Uma vitória acadêmica, teatral ou boa vontade de uma pessoa ?

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Muitas vezes obterá as duas coisas. -
"O ódio nunca é vencido pelo ódio e sim pelo amor". - Um mal entendido não termina nunca graças a uma discussão, senão graças ao tato, a diplomacia, a conciliação e um sincero desejo de aprecio, pelo ponto de vista dos demais!

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Não deve perder tempo em discussões pessoais, a pessoa que está resolvida a ser o que mais possa e menos todavia deve expor-se as conseqüências, incluso a ruína do seu caráter e a perda de sua serenidade. Cede nas coisas grandes sobre as quais não podes exibir mais que direitos iguais; e cede nas mais pequenas, mesmo que sejam claramente próprias.

"Melhor é dar o passo ao cachorro, que ser mordido por ele disputando esse direito! Nem matando o cachorro se curaria a mordida". Abraham Lincoln.

Para impedir que um desacordo se transforme em uma discussão: - Aceite o desacordo. (Quando os sócios sempre estão de acordo, um deles não é necessário). Quem sabe este desacordo não se transforme numa oportunidade de corrigir-se antes de cometer um grave erro.  Para impedir que um desacordo se transforme em una discussão:  - "Aceite o desacordo".

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Desconfie de sua primeira impressão instintiva. Controle seu caráter. Primeiro escute, dê a outra pessoa a oportunidade de falar, deixe-o terminar. Procure as áreas de acordo, exponha antes que nada os pontos e áreas que estão de acordo. Tenha honestidade, procure os pontos e áreas onde possa admitir seu erro e faça-o, desculpando-se pelos mesmos. Isso desarmará a outra pessoa e reduzirá a atitude defensiva.

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Prometa pensar a analisar com cuidado as idéias das outras pessoas e faça isso seriamente, porque os demais podem estar com a razão! Agradeça sinceramente as outras pessoas pelo seu interesse. De tempo para a ação, coisa que as outras pessoas tenham tempo de repensar o problema (sugira outra reunião). Quando duas pessoas gritam, não há comunicação, somente ruído e más vibrações.
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REGRA 2: - Demonstre respeito pelas opiniões alheias. Jamais diga a uma pessoa que está equivocada. Não comece nunca anunciando: - Lhe vou demonstrar tal e tal coisa... Faz que, quem lhe escute queira travar uma batalha com você, antes de que sequer comece a falar. Se você vai demonstrar algo, que ninguém saiba! Faça-o sutilmente, com tal destreza que ninguém pense que o está fazendo.

"Se há de ensinar as pessoas faça-o como se não lhes ensinara e se há de propor-lhes coisas ignoradas, faça-o como se fossem coisas esquecidas". Alexandre Pope.

Se alguém fizer uma afirmação que a seu juízo está errado, mesmo que você saiba que está errada, é melhor começar dizendo: - Bem, escute. Eu penso de outra maneira, mas posso me equivocar.

"As vezes notamos que vamos roçando de idéia sem resistência alguma, sem emoções fortes, mas se nos diz que nos equivocamos, nos enoja a imputação e endurecemos o coração". James Harvey Robinson.


Nossa primeira reação a maioria das proposições (que ouvimos em boca do próximo), é uma avaliação ou um juízo, antes que uma compreensão". Carl Rogers.

"Fica rapidamente de acordo com teu adversário". Não há que discutir com o cliente, com o cônjuge ou com o adversário. Não lhe diga que se equivoca, não o faça enojar; utilize um pouco de tato, de diplomacia.
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REGRA 3: - Se você se equivocou, admita-o rápido e enfaticamente. Se sabemos que de todas maneiras se vai demonstrar nosso erro, não é muito ganhar a dianteira e reconhece-la por conta própria?

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Não é muito fácil escutar a crítica de nossos lábios que a censura de lábios alheios?

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Diga você todas as prerrogativas que sabe está pensando a outra pessoa ou quer dizer ou se propõe a dizer e diga-as antes que ele tenha tido uma oportunidade de formula-las e lhe quitará a razão de falar. Quando temos razão, tratemos de atrair suavemente e com tato aos demais, a nossa maneira de pensar; e quando nos equivocamos , muito a menudo por certo, sejamos honestos com nós mesmos e admitamos rapidamente e com entusiasmo o erro. Brigando não se consegue jamais o suficiente, mas cedendo se consegue mais do que se espera.
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REGRA 4: - Comece de forma amigável. 

"Se vens pra mim com os punhos fechados, disse Woodrow Wilson, posso prometer-te que os meus se apertarão mais rápidos que os teus, mas se vens a mim e me dizes: - sentemo-nos e conversemos e se estamos em desacordo, compreendendo o porque o estamos e mais precisamente no que estamos em desacordo, chegaremos ao fim a advertir, que no final das contas não estamos tão longe um do outro e que os pontos de convergência são muitos e que se temos paciência, franqueza e o desejo necessário para ficarmos de acordo, a isso chegaremos". 

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"Uma gota de mel caça mais moscas que um galão de fel..."

Se você quer trazer alguém para sua causa, deve primeiro convence-lo, de que é uma pessoa sincera e amiga. 

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Dizia Abraham Lincoln: - A suavidade e amizade, são mais poderosas que a fúria e a força...

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REGRA 5: - Consiga que a outra pessoa diga "Sim, sim" imediatamente. Quando fale com alguém, não comece discutindo as coisas nas quais tem divergências entre si. Comece destacando e continue destacando as coisas nas quais estão de acordo. Sempre acentue que os dois tendem ao mesmo fim e que a única diferença é o método e não o propósito. Quando uma pessoa tenha dito NÃO, todo o orgulho que há na sua personalidade exige que seja conseqüentemente consigo mesma.

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O hábil orador obtém
"obtém desde o inicio uma série de sim" como resposta. Discutir não dá benefícios, é muito mais proveitoso e interessante olhar as coisas desde o ponto de vista do interlocutor e faze-lo dizer sim, sim, sim, desde um início.

Método Socrático: - obter uma resposta sim, sim, para perguntar com as quais tinha que convir seu interlocutor. Seguir ganhando uma afirmação trás outra, até ter uma quantidade de sim ao seu favor. Continuava perguntando, até que por fim, quase sem se dar conta, se oponente se via chegando a uma conclusão, que poucos minutos antes tinha rechaçado energicamente. "Quem pisa com suavidade, vai longe".

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REGRA 6: - Permita que a outra pessoa seja quem fale mais. Quase todos nós, quando tratamos de atrair aos demais ao nosso modo de pensar, falamos demais, o qual é um erro. Deixemos que fale a pura pessoa. Se estamos em desacordo com ela, podemos ver-nos tentados a interrompe-la. Mas o não o façamos. É perigoso. Não nos prestará atenção enquanto tenha uma quantidade de idéias próprias que reclamam expressão. A verdade é que até nossas amizades preferem falar-nos de suas façanhas antes de escutar-nos falar das nossas. 

Rochefoucauld, o filósofo francês disse: - " Se queres ter inimigos supera a teus amigos, se queres ter amigos, deixa que eles te superem.

REGRA 7: - Permita que a outra pessoa sinta que a idéia é dela. - Não seria mais sagaz fazer sugestões e deixar que os demais cheguem por si sós a conclusão? 

Ao ser humano tem que se lhe ensinar como se não  lhe ensinasse e propor o desconhecido como esquecido . - Alexander Pope.

Deixar que a outra pessoa sinta que idéia é sua. "A razão pela qual os rios e os mares recebem a homenagem de cem torrentes da montanha, é que se mantém por baixo deles.

"O sábio que deseja estar por cima das pessoas, se coloca por debaixo deles; O que quer estar na frente deles se coloca por trás". Lao Tse.


REGRA 8: - Trate honestamente de ver as coisas desde o ponto de vista da outra pessoa. Lembre que a outra pessoa pode estar equivocada por completo. Mas ela não o acredita. Não a censure. Que pensaria, como reacionária eu se estivesse em seu lugar? Ao interessar-nos nas causas é menos provável que nos desgostem os efeitos.

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O êxito no trato com os demais, depende de que se capte com simpatia o ponto de vista da outra pessoa. "Se coopera eficazmente na conversação quando demonstramos que consideramos as idéias e sentimentos da outra pessoa, da mesma forma tão importante como se fossem as nossas.

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O modo de alentar o interlocutor a ter a mente aberta a nossas idéias, é iniciar a conversação dando-lhe claras indicações sobre nossas intenções, dirigindo o que decidimos pelo que nos gostaria ouvir se estivéssemos na pele do outro e aceitando sempre seus pontos de vista.
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REGRA 9: - Demonstre simpatia pelas idéias e desejos da outra pessoa. A frase mágica que serve para deter as discussões e para eliminar os maus sentimentos, criar a boa vontade do outro lado e fazer com que se nos escute atentamente: - Eu não posso culpar-lhe por sentir-se como se sente. Se eu estivesse em seu lugar, não tenha duvidas que me sentiria da mesma maneira que você. A espécie humana anseia universalmente a simpatia.
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REGRA 10: - Apele para os motivos mais nobres. Pelo comum a pessoas tem duas razões para fazer uma coisa: - Uma razão que parece boa e digna e a outra a verdadeira razão! A fim de modificar as pessoas, apelemos para seus motivos mais nobres.
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REGRA 11: - Dramatize suas idéias. Não basta dizer a verdade. Tem que faze-la vivida, interessante, dramática.
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REGRA 12: - Lance com tato, um reto amável. 

"A forma de conseguir que se façam as coisas, diz Charles Schwab, é estimular a competência. Não falo de estimular sórdida ou monetariamente, senão do desejo de superar-se.

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Todas as pessoas tem temores, mas as valentes as esquecem e vão adiante, as vezes até a morte, mas sempre para a vitória". - Lema da Guarda Real na antiga Grécia.

Isso é o que encanta a toda pessoa que triunfa: - O JOGO!. A oportunidade de expressar-se. A oportunidade de demonstrar o que vale, de destacar-se, de ganhar. O desejo de sobressair. O desejo de sentir-se importante!
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SEJA LÍDER
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O trabalho de um líder consiste, entre outras coisas, em mudar a atitude e conduta de seu pessoal. Algumas sugestões para consegui-lo:
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REGRA 1: - Comece com elogios e aprecio sinceros. Sempre é mais fácil escutar coisas desagradáveis depois de ter ouvido algum elogio.
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REGRA 2: - Chame a atenção sobre os erros dos demais indiretamente.
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REGRA 3: - Fale de seus próprios erros antes de criticar os dos demais. Não é tão difícil escutar uma relação de defeitos próprios se quem o faz começa admitindo humildemente que também está longe da perfeição. - Admitir os próprios erros, mesmo quando não tenhamos corrigido eles, pode ajudar a convencer a outra pessoa, de mudar sua conduta.
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REGRA 4: - Faça perguntas em vez de ditar ordens. Fazer perguntas não somente torna mais aceitáveis as ordens, senão que com freqüência estimula a criatividade da pessoa quem se lhe pergunta.
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REGRA 5: - Permita sempre que a outra pessoa salve seu prestígio. Sem pensar jamais que ferimos o orgulho do próximo. Mesmo quando tenhamos razão e a outra pessoa esteja claramente equivocada, somente faremos dano se lhe fizermos perder prestígio.

"Não tenho direito a dizer ou fazer nada, escreveu Saint Exupéry, que diminua a uma pessoa ante si mesma! - Ferir uma pessoa na sua dignidade é um crime!

REGRA 6: - Elogie o mais pequeno progresso e ademais cada progresso. Seja caloroso em sua aprovação e generoso em seus elogios.

"O elogio é como a luz do sol para o espírito humano! Não podemos florescer e crescer sem ele. E mesmo assim, sempre estamos prontos para aplicar as pessoas, o vento frio da crítica. Sempre sentimos certa preguiça quando se trata de dar-lhe a nosso próximo a luz cálida do elogio". Comentário do Psicólogo Jesse Leir. 

As capacidades murcham debaixo das críticas. As capacidades florescem pelo estímulo.
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REGRA 7: - Atribua para as outras pessoas uma boa reputação, para que se interessem em mante-la.
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REGRA 8: - Alente as pessoas. Faça que os erros sejam fáceis de corrigir.
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REGRA 9: - Procure que as outras pessoas se sintam satisfeita de fazer o que você sugere.
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Quem foi Dale Carnegie ?
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Biografia:
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Dale Carnegie nasceu em 1888 em Missouri, USA e foi educado na Faculdade Estadual de Warrensburg. Como vendedor e aspirante a ator, ele viajou para para Nova Iorque e começou a dar aulas de comunicação para adultos na YMCA. Em 1912 nasceu o famoso Treinamento Dale Carnegie. Ele lançou diversos best-sellers, incluindo o "Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas" e "Como Evitar Preocupações e Começar a Viver". Mais de 50 milhões de cópias dos livros de Dale Carnegie têm sido impressas e publicadas em 38 línguas.  Dale Carnegie foi um brilhante orador e conselheiro de líderes mundiais. Ele escreveu colunas em jornais e teve seu próprio programa de rádio.  Dale Carnegie fundou o que é hoje uma rede mundial de mais de 2.000 instrutores e escritórios em mais de 70 países. 
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Histórico: - A DALE CARNEGIE TRAINING foi fundada em 1912, por Dale Carnegie (1888-1955) com o objetivo de preparar as pessoas para falar em público. Caracterizando respeito, confiabilidade, comunicação e organização que transcenderam tempo e cultura, línguas e países. Atualmente são mais de 4 milhões de pessoas graduadas pelo treinamento. Ao longo dos anos, Dale CarnegieTraining têm publicado livros como:

  • COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS - ( How to Win Friends and Influence People) 

  • COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER - ( How to Stop Worrying and Start Living ) 

  • COMO FALAR EM PÚBLICO E INFLUENCIAR PESSOAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS - ( The Quick and Easy Way to Effective Speaking ) 

  • COMO DESFRUTAR DA SUA VIDA E DO SEU TRABALHO - ( How to Enjoy Your Life and Your Job ) 

  • O LÍDER EM VOCÊ - ( The Leader in You ) 

  • ADMINISTRANDO ATRAVÉS DAS PESSOAS - LINCOLN - ESSE DESCONHECIDO

  • COMO VENCERAM OS GRANDES HOMENS.

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