Seja
um bom ouvinte: -
Se você não deixar seu potencial cliente falar, não será capaz de
descobrir seus desejos e necessidades. Ouvir atentamente demonstra que
o vendedor se preocupa, de fato, com o cliente e não está
interessado apenas na venda.
Se o cliente estiver esperando um
vendedor tagarela, agressivo, preocupado em mostrar resultados, ficará
aliviado quando perceber a disposição desse profissional para ouvir
e aprender.
Demonstre
entusiasmo:
- Mostre
ao cliente que o produto/serviço que você vende é tão sensacional
e espetacular que é impossível não sentir-se entusiasmado com ele e
com os benefícios que esse produto irá oferecer ao comprador.
Cumprimente seu cliente com um sorriso e com um firme aperto de mão.
Certifique-se de que sua linguagem corporal, o tom de voz e palavras
refletem sua postura positiva.
.
Aja
como se a conta já existisse:
- Qualidades
como convicção e confiança
(sem arrogância) ajudarão a enviar a
seu potencial cliente uma mensagem demonstrando que você sabe
previamente que ele vai fazer a escolha certa, ou seja: seu produto.
Se você convencer o futuro cliente de que já o incluiu na lista de
atuais compradores, ele provavelmente ficará menos inclinado a dizer
não na hora do fechamento do negócio.
.
Mostre
ao cliente que você é um vencedor:
- Antes
de comprar de você, os clientes querem saber com quem estão lidando.
Assegure-se que você parece e age como um vencedor. Ninguém gosta de
associar-se a perdedores. Cuide de sua aparência. Divida com o
cliente histórias de sucesso de sua empresa.
.
Preste
atenção ao que diz:
- Cuidado
para não parecer como se estivesse desesperado para fechar logo a
venda. Se você demonstrar muita necessidade, o comprador pode
questionar consigo mesmo qual será o motivo de tanta ansiedade e carência.
.
Seja
discreto:
- Mantenha
o sigilo sobre confidências de outros clientes. Cuidado com as
palavras que você escolhe, elas podem atingir seu virtual cliente de
uma forma diferente da que você deseja. Portanto, pense antes de
falar a assegure-se que você entendeu a mensagem do cliente.
.
Respeite
o tempo do cliente:
- Que
você tenha ou não outro compromisso após o encontro com o cliente,
finalize sua apresentação dentro do tempo que você solicitou. Do
contrário, você dará a impressão de que está desperdiçando o
tempo de seu cliente e o seu..