|
O
que é Marca?
.
Marca é a propriedade visual, emocional, racional e cultural que
você associa a uma empresa ou produto.
Quando
você pensa em Volvo, você talvez pense em Segurança.
Quando
você pensa em Nike, você talvez pense em Just do It.
Quando
você pensa em IBM, você talvez pense em computadores.
O
fato de você lembrar o nome da marca e ter pensamentos positivos
associados a ela torna mais fácil a seleção que você faz de um
produto e, aumenta o valor e a satisfação que você espera dele.
Enquanto
a marca X-Cola ou mesmo a Pepsi-Cola talvez ganhe a preferência de
consumidores em testes
onde o consumidor está com os olhos vendados, ter um sabor um pouco
melhor do que a Coca-Cola não é o suficiente para conquistar o
consumidor.
As
memórias de infância que as pessoas tem associada a
Coca-Cola ainda são
muito fortes. Esse relacionamento emocional com as marcas é o que as
faz tão poderosas.
.
.
O
que compõe a identidade de uma marca?:
A
identidade de uma marca é composta pelo seu nome, sua logomarca, o seu
posicionamento, associações de marca que são feitas a ela e a sua
personalidade.
Um
bom nome é responsável por causar uma primeira boa impressão e começa
a criar associações positivas para a marca.
O
Posicionamento da marca deve dizer, de preferência em apenas uma frase,
qual é o negócio que a empresa está envolvida, quais os benefícios
que ela oferece e porque ela se considera melhor que a sua concorrência.
Marca
é importante apenas para grandes empresas ? Não, de forma alguma. Qualquer
empresa de qualquer tamanho deve investir no desenvolvimento da
identidade da sua empresa.
PROF.
RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION
CONSULTORIA DE MARKETING
..
BLOG
DA BIZREVOLUTION
.
..BIBLIOTECA
EXCLUSIVA DO PROFESSOR
|