•
Ensaio:
ensaie todos os aspectos da
sua apresentação. Pratique em frente a um espelho. Pratique variando
o tom da sua voz. Pratique em frente a um colega ou amigo que possam
fazer críticas construtivas a você
(artigo:
Como fazer uma
Proposta de Negócios?).
.
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Conheça a sua audiência:
prepare a sua apresentação de
acordo com o perfil da sua audiência. Use terminologias e
vocabulários comuns e que possam ser 100% compreendidos pela
audiência. Tenha certeza que você está familiarizado com os jargões
de negócios usados diariamente pela sua audiência.
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Seja honesto:
se você não souber a resposta
para uma determinada pergunta, não tente respondê-la. Não existe
nada de errado em admitir que você não conhece a resposta. Ao mesmo
tempo, tenha certeza que você está aprendendo o que é necessário
para atender esse cliente.
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Roteiro da sua apresentação:
uma ótima apresentação de
vendas possui 4 seções principais. Mas atenção, não seja escravo
delas. Tenha sempre em mãos as suas anotações pessoais. São elas:
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A Introdução:
começa por agradecer a
oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços a esse
cliente. Demonstre o quanto você está animado em trabalhar com
esse cliente e o quanto você espera ajudá-lo. Se você foi
assistido na preparação da apresentação, diga algumas palavras
de agradecimento a sua equipe
(artigo:
Princípios
Imutáveis das Apresentações de Vendas).
.
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O produto ou Serviço:
faça uma demonstração
clara, concisa e convincente sobre os benefícios (e não
características) que você pode oferecer a ele. Seja específico e
ofereça exemplos concretos. Destaque as suas expertisses, e os
benefícios que a empresa do seu cliente irá obter ao escolher
você.
.
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A conclusão:
faça um resumo da sua
apresentação. Mais uma vez, destaque os benefícios únicos de se
fazer negócios com a sua empresa. Agradeça a todos na audiência
(artigo:
30 Maneiras de
escrever uma Carta).
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Perguntas e Respostas:
ofereça a oportunidade de
esclarecer todas as dúvidas que possam existir. Tente se antecipar a
importantes questões que possam ser levantadas. Esteja com respostas
em mãos já preparadas. Repita as questões em voz alta para que todos
na audiência possam ter conhecimento das perguntas que estão sendo
realizadas. Seja breve e objetivo nas suas respostas.
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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR