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NÚMEROS - PESQUISAS - DICAS - 25.06.2004

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Brasil é o 5º país no mundo em área cultivada com orgânicos
Pesquisa realizada pela Söl Ecologia e Agricultura, uma organização não-governamental com sede na Alemanha, revela que 841 mil hectares são cultivados com produtos orgânicos no Brasil. 

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Com isso, o País é o 5º no mundo, atrás dos EUA, Itália, Argentina e Austrália que, sozinha, produz orgânicos em 10 milhões de hectares. Neste ano, os agricultores brasileiros devem exportar US$ 115 milhões em produtos orgânicos, de acordo com dados da Agência de Promoção de Exportações do Brasil - Apex
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Supermercados dão espaço às marcas baratas - Do Valor Econômico
Enquanto as indústrias começam a dar mais atenção aos pequenos comerciantes para fugir do cerco das grandes redes de supermercados, o Pão de Açúcar e o Carrefour abrem as portas para pequenos e médios fornecedores para escapar do domínio dos grandes fabricantes, como a
Unilever, Ambev, Coca-Cola e Nestlé. Produtos como os biscoitos Santa Marta ou marcas desconhecidas de refrigerante cola, que dificilmente eram encontrados nas lojas do Pão de Açúcar ou do Extra, agora dividem a mesma prateleira das marcas líderes. E um pacote de biscoitos recheados Santa Marta sai por menos da metade do similar da Nestlé, segundo a varejista. Uma simulação feita pelo Pão de Açúcar em uma loja do hipermercado Extra concluiu que um carrinho de compras com 56 unidades só de produtos chamados "primeiro preço", o mais barato de cada categoria, custaria para o consumidor "43% menos do que um carrinho com os mesmos produtos das marcas líderes". A diferença de preços entre as marcas líderes e as marcas próprias do grupo Pão de Açúcar seria de 28%. Com a queda da renda, os consumidores passaram a ser menos leais às marcas e mais sensíveis ao bolso. 

"As vendas de produtos primeiro preço em nossas lojas aumentaram 323% no ano passado. Neste ano, não será uma surpresa se as vendas continuarem apresentando taxas expressivas de crescimento", afirma Rodolpho Freitas, diretor de desenvolvimento de marcas do Pão de Açúcar.

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Magazine Luiza anuncia expansão e prevê faturamento de R$ 1,45 bilhão - Sérgio Bueno DA VALOR
A aquisição da Lojas Arno, com 51 lojas de eletroeletrônicos no Rio Grande do Sul, permitirá ao Magazine Luiza elevar para R$ 1,45 bilhão o faturamento deste ano, em comparação com os R$ 920 milhões de 2003. A previsão foi feita ontem em Porto Alegre pelo diretor de vendas e marketing da rede paulista, Frederico Trajano, que anunciou ainda a abertura de 30 ou 40 novos pontos de vendas no Estado num período de 12 meses. Da receita estimada pelo Magazine Luiza, R$ 260 milhões serão incorporados pela nova rede, que será assumida formalmente a partir de primeiro de setembro, logo após a comemoração do 50º aniversário da Lojas Arno, em agosto. Outros R$ 200 milhões serão provenientes das vendas eletrônicas, incluindo via internet e nas chamadas lojas virtuais, onde os consumidores compram os produtos por computador.

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O Brasil se destaca por seu alto grau de empreendedorismO - FGV

  • Seja por necessidade ou oportunidade, mais de 14% da população adulta está envolvida na criação ou gestão de negócios próprios. 

  • Contudo, quatro em cada dez pequenos negócios abertos fecham antes de completar um ano de vida.

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Chineses preferem calçados com maior valor agregado - WWW.NETCOMEX.COM.BR 
A participação do setor de componentes na missão comercial à China, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), está proporcionando importantes informações sobre o maior mercado calçadista do mundo. "Há uma avaliação de que os brasileiros precisam trabalhar com produtos de maior valor agregado se quiserem exportar para a China, mas temos sentido grande interesse pelos produtos do Brasil", diz o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos
(Assintecal), Eduardo Kunst. Para o setor de componentes para couro, calçados e artefatos, a China representou, em 2003, 3,6% das exportações totais, com pouco mais de US$ 21 milhões.
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Preço emperra venda dos ativos do Sonae - Claudia Facchini DO VALOR
Tanto o
grupo português Sonae, líder na Região Sul, quanto a holandesa Royal Ahold, controladora do G. Barbosa, no Nordeste, alimentam a esperança de conseguir preços mais altos pelas suas redes de supermercados no Brasil do que os prováveis interessados estão dispostos a pagar neste momento. Isso, por sua vez, cria um outro impasse. Como os prováveis compradores são grupos que já possuem uma grande participação de mercado Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart esta segunda onda de aquisições tende a incomodar mais as autoridades antitruste e se tornará mais complexa aos olhos da lei. Na avaliação de um especialista, os negócios serão analisados caso a caso, mas com certeza chamarão mais a atenção das autoridades. O sinal vermelho dado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) à compra do G. Barbosa pelo Wal-Mart é visto como um sintoma dos atritos que podem aparecer daqui para a frente.

De acordo com uma fonte do mercado financeiro, o maior entrave para a venda dos ativos do Sonae no Brasil são as "elevadas expectativas de preço de Belmiro Azevedo", o controlador da multinacional portuguesa. Segundo rumores que circulam no mercado, o grupo contratou, há dois anos, o banco Deustche para vender a operação brasileira, mas as ofertas não agradaram. Procurada, a administração do Sonae no Brasil respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta rumores sobre a venda da empresa e não confirma as informações. O Sonae, diz uma fonte, acredita que poderia levantar mais dos que os US$ 300 milhões pagos pelo Bompreço, comprado no começo deste ano pelo Wal-Mart. E o Wal-Mart, inclusive, também é tido como um forte interessado nos ativos da varejista portuguesa na Região Sul do Brasil. Em tamanho, o Sonae equivale ao Bompreço, que também pertencia ao Royal Ahold. A varejista portuguesa faturou R$ 3,7 bilhões em 2003 no Brasil. O Bompreço, que é líder na Região Nordeste, faturou R$ 3,4 bilhões no ano passado.

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Colombo irá abrir cinco lojas em SP - Sérgio Bueno DO VALOR
A
Lojas Colombo vai abrir mais 5 lojas no interior de São Paulo até julho e 20 novas unidades virtuais franqueadas que operam sem estoques e fazem as vendas por computador no Rio Grande do Sul durante o 2º semestre. O plano, revelado ontem pelo presidente da empresa, Adelino Colombo, e pelo diretor-superintendente, Eldo Moreno, já é uma resposta à recente aquisição da rede gaúcha Arno pelo Magazine Luiza e ao anúncio da abertura do primeiro ponto-de-venda da Casas Bahia em Porto Alegre nos próximos meses, mas também faz parte da estratégia da empresa de reforçar sua presença nacional no setor.

"O caminho das redes do ramo eletroeletrônico é tornarem-se empresas nacionais e não mais regionais, que não têm mais condições de sobrevivência a não ser as menores, que fazem um trabalho mais personalizado", afirmou Colombo. Ele considerou "natural" a entrada dos dois concorrentes no mercado gaúcho e afirmou que a Colombo está "preparada" para enfrentá-los. "Nosso objetivo de crescimento é mais no Estado de São Paulo e em Minas Gerais, porque no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estamos presentes em todas as principais cidades", reforçou o empresário. "Ninguém vai dominar o mercado sozinho."

A Colombo é a 3ª  maior rede de varejo no segmento de eletroeletrônicos do país, atrás apenas da Casas Bahia e do Ponto Frio. Para 2004, estima um faturamento bruto de R$ 1,45 bilhão, ante R$ 1,12 bilhão no ano passado. O valor é o mesmo previsto pelo Magazine Luiza com a aquisição da Arno. Com as cinco novas lojas em São Paulo, nas cidades de Tupã, Bragança Paulista, Mogi Guaçu, São José dos Campos e Franca (sede do Magazine Luiza), a rede da Colombo passará a somar 350 pontos-de- venda convencionais, incluindo 20 abertos no primeiro semestre. Do total, 142 estão no Rio Grande do Sul, onde também ficam as 16 lojas virtuais já em operação, sendo 14 próprias e duas franqueadas. Em São Paulo (considerando as três lojas da capital) e Minas Gerais, são cerca de 80 unidades.

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