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NÚMEROS - PESQUISAS - DICAS - 27.08.2004

(PELO LINK ACESSAM A NOTÍCIA COMPLETA E ASSINAM OS JORNAIS INTERESSANTES)

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NEURO MARKETING?
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Um grupo de cientistas texanos descobriu por que a Coca-Cola é mais vendida que a Pepsi. Por meio de uma tecnologia de scanners, estabeleceram que o cérebro humano não só responde ao sabor das bebidas, como também as implicações vinculadas a marca, segundo informa a empresa Media Guardian
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Concretamente, um
neurologista realizou as pesquisas há um ano. Nelas, se observaram as reações cerebrais dos voluntários por meio de ressonâncias magnéticas enquanto bebiam uma da duas marcas. No teste com os olhos vendados foi lhes dado sua bebida favorita, pelo qual se produziu uma forte atividade em uma parte do cérebro. No entanto, as reações cerebrais se transformaram quando lhes foi comunicada que marca estavam bebendo.
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E neste caso, as respostas foram muito maiores no caso da Coca-Cola que no da Pepsi. Segundo a pesquisa, no primeiro caso se ativou também o córtex pré-frontal, o qual participa nos processos mentais intensos. Isto mostra que as pessoas tomam sus decisões baseando-se nas lembranças e impressões que associam com a bebida. De fato os cientistas pesquisam a fixação das marcas na consciência humana por meio do chamado
"neuro-marketing", no qual se realizam experimentos para fundamentar os desejos "reais" dos consumidores.

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OS JOVENS JÁ NÃO ACREDITAM MAIS NA PUBLICIDADE TELEVISIVA
Os jovens já não confiam na publicidade da televisão e procuram informação importante a través de outros meios. Isto é o que concluem as amplas entrevistas realizadas pelo grupo de produtos de consumo
Procter & Gamble, segundo informa o "Media Guardian". A confiança nos meios varia entre as pessoas maduras e os menores de 25 anos. Concretamente, a Internet tem ganhado importância quanto ao conteúdo e os jovens estão mais dispostos a acreditar em um desconhecido em um chat, que em publicidade na televisão, segundo a empresa. Ademais, os jovens consumidores de meios estão mais críticos, o qual traz importantes repercussões para as estratégias de marketing e o planejamento dos meios.

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Carrefour vai investir R$:1,8 bilhões de reais no brasil - www.ccn.com  
A rede francesa de supermercados
Carrefour planeja investir R$1.8 bilhões de reais no Brasil já nos próximos 3 anos para recuperar a participação no mercado, confirmou o jornal Les Echos. "E necessário para para colocar a casa novamente em ordem", declarou Jean-Marc Pueyo, presidente de Carrefour Brasil. A 2ª maior rede varejista do mundo perdeu participação no mercado pelas mãos do seu concorrente "Pão de Açúcar" rede dirigida por Abilio Diniz, da qual também participa a rede varejista francesa Casino. Os investimentos começaram já em 2005 quando a rede projeta abrir 12 novos locais. A fins de 2004 também já planeja lançar uma campanha publicitária. Projetam seus executivos que o Carrefour que já cresce 8% ao ano, dispare os números já para 205 e 2006, para percentuais bem mais fortes, declarou Franck Pierre, presidente da divisão de vendas alimentícias do Carrefour em São Paulo. 

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  • 85% da decisão de marca é efetuada no ponto-de-venda - popai

    Pesquisa em ponto de compra, indica que 85% da decisão de marca é efetuada no ponto de venda, em super e hipermercados. Este número é o maior porcentual do mundo. Além disso, o Brasil, segundo pesquisa da Nielsen de 2001, possui nada menos de 786 mil pontos de venda entre bares, farmácias, mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, quitandas e empórios, buscando a atenção de 150 milhões de habitantes.

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Varejo formal cria instituto - Ricardo Muniz DA EXAME
Um grupo de redes varejistas lançou nesta sexta-feira (27/8) o
Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) em evento com a presença do ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. "É uma representação do varejo formal, que registra funcionário e vende com nota fiscal", afirma Flavio Rocha, presidente da entidade e vice-presidente do Grupo Riachuelo/Guararapes. Além da Riachuelo, o IDV tem mais 15 sócios fundadores: - Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Marisa, Pernambucanas, Boticário, Ponto Frio, Renner, Telhanorte, C&C, Leroy Merlin, Insinuante, Paquetá e Dpaschoal. Como associadas, ainda, constam Wal-Mart, Sonae, C&A, Colombo, Grupo Dimed-Panvel e Itapuã Calçados. Ao todo, o IDV representa 28% das vendas do setor no país e emprega 260 mil pessoas em 5,8 mil lojas, com faturamento conjunto de 65 bilhões de reais..

 

  • O Brasil é hoje o 4º país mais caro do mundo para demitir um empregado - exame
    Os custos médios chegam a 165 semanas
    (mais de três anos) do salário do empregado, entre notificação, fundo de garantia e multa de rescisão. Para fazer uma comparação, o empresário americano paga o equivalente a dois meses de salário na demissão. Na Europa, onde a pressão sindical tem grande peso, o custo é de 50 semanas,ou quase um ano, de salário. Mesmo entre os argentinos, o peso é bem menor que o nosso: 94 semanas, o equivalente a quase dois anos de pagamento.

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Classes C, D e E cada dia mais tentadoras - Exame
Seguindo a tendência de outros segmentos, como as seguradoras que estão apostando no mercado de apólices populares, ou os bancos que estão adquirindo financeiras para oferecer crédito ao consumidor de baixa renda, a
Credicard também preparou sua ofensiva sobre os consumidores de menor poder aquisitivo. A administradora de cartões de crédito investiu 1 milhão de reais para desenvolver o Credicard Brasil, cartão destinado a consumidores com renda mensal de 300 a 500 reais (leia também reportagem da revista EXAME sobre a estratégia da Procter & Gamble para aumentar suas vendas nas classes C, D e E). estudos da empresa, o total de cartões de crédito do segmento de baixa renda é de 9 milhões. Desde 1994, o mercado de cartões registra um aumento significativo da penetração do dinheiro de plástico nos segmentos de baixa renda, um mercado estimado em 15 milhões de portadores. A maioria dos consumidores dessa faixa de renda (de R$ 300 a R$ 500 mensais) praticamente não tem acesso a outras linhas de crédito, contando apenas com o cartão para adquirir bens e serviços a prazo. O Credicard Brasil, com bandeira Mastercard, dá ao segmento baixa renda acesso a mais de 750 mil estabelecimentos credenciados e possibilita vantagens do cartão de crédito como o parcelamento de compras em até 12 vezes.

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  • Passou de "classe média" para pequeno grupo - exame
    Pesquisa do
    Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp divulgada na semana passada, a participação dessa classe sobre o total de brasileiros caiu de 13,50%, em 1981, para 11,71% em 2002. Na outra ponta, a camada que mais cresceu foi a dos que ganham menos de 500 reais por mês. Seu peso passou de 30,48% para 35,93% dos brasileiros.

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Setor de turismo espera crescimento expressivo - PEGN
Os segmentos que atuam no setor de turismo esperam um crescimento de até 41% este ano. Segundo a pesquisa realizada no trimestre abril/maio/junho, feita em conjunto pelo
Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas, 63% dos empresários ouvidos em todo o país acreditam no aumento do faturamento do setor hoteleiro no três primeiros meses do segundo semestre, o que deverá induzir a contratação de mão-de-obra nos hotéis. Também há otimismo nas agências de viagens, onde 98% dos empresários apostam no aumento do faturamento, embora não estejam prevendo a ampliação do quadro de pessoal.O segmento de eventos superou a expectativa no segundo trimestre deste ano e 42% dos entrevistados acreditam no aumento do número de trabalhadores contratados e 51% na expansão do número de eventos nos próximos meses. As operadoras responsáveis pelos pacotes turísticos estão entre as mais otimistas e esperam crescimento de até 41% este ano. O estudo diz que 24% das operadoras entrevistadas indicaram crescimento em seus negócios, 67% indicaram estabilidade e 9%, decréscimo. No segmento de restaurantes, não se confirmaram as perspectivas pessimistas de menor freqüência de turistas. Com isso, 34% dos empresários esperam uma melhora no terceiro trimestre. A pesquisa ouviu 821 empresários, responsáveis por movimentar anualmente 1,5 bilhão de reais.

 

  • A Revista que virou Catálogo - BLOG DA BIZREVOLUTION 
    A tradicional revista
    VOGUE, a partir de hoje, na sua edição americana, revoluciona o mundo das compras de moda fashion. A revista que tradicionalmente traz centenas de páginas de anúncios, se transforma a partir de agora em uma Revista-Catálogo. Através do web site da revista, os leitores da Vogue podem comprar a partir de hoje mais de 1.200 produtos anunciados na edição de setembro. Cada edição impressa terá um web site particular por 60 dias. É a Revolução dos Negócios atingindo em cheio o mercado de propaganda em todo o mundo.

 

Micros não tomaram empréstimos, diz pesquisa - PEGN
A taxa média de juros de 40,3% ao ano já descontada a inflação paga pelos tomadores de crédito no Brasil é a mais alta num grupo de 93 países, informou o
Correio da Paraíba (PB). O dado consta no diagnóstico sobre o setor financeiro divulgado pelo Sebrae, segundo o qual o dinheiro disponível nos bancos, além de caro, é de difícil acesso. Uma combinação especialmente prejudicial para 4,6 milhões de pequenos negócios que empregam 14,5 milhões de pessoas. Pesquisa feita pelo Sebrae com um grupo de 450 empresários de São Paulo constatou que 78% das micro e pequenas empresas consultadas não tomaram empréstimos no setor financeiro neste ano. Nesse segmento, a maior parte da demanda (55%) é por capital de giro, sendo que mais da metade (52%) solicita empréstimos de até 10 mil reais e a maioria (66%) pede prazo de pagamento inferior a 30 meses. Entre as empresas pesquisadas, 61% nunca tomaram empréstimos bancários tradicionais e 74% desconhecem ou possuem pouca informação sobre o programa de micro-crédito. .

 

  •  RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO DIFÍCIL - EXAME 
    O Brasil é o 8º pior país do mundo para recuperar o dinheiro devido por uma empresa depois da falência em média, apenas 1% do empréstimo é reavido. É um percentual bem distante daquele conseguido pelos empresários europeus (70%), americanos (68%), mexicanos (64%), chineses (35%) e argentinos (23%).

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IPOD APOSTA NA PUBLICIDADE DIRETA AO CLIENTE - apple
Ante a incansável busca de clientes por parte dos vendedores e fabricantes, uma empresa estadunidense pôs em andamento um novo sistema de captação de consumidores. Os anunciantes planejam que, se antes pagavam aos meios de comunicação para atrair os leitores através de anúncios, por que não podem destinar este dinheiro, que chegava aos meios, ao cliente diretamente? Com este objetivo uma empresa estadunidense presenteia reprodutores de música da
Apple, também conhecidos como iPods, produtos atualmente muito demandados pelo público, em troca de, que o consumidor teste produtos on-line de maneira gratuita. Desta forma, Freeipod.com, somente paga ao consumidor uma vez que tenha provado os serviços que este lhe oferece. Tendo em conta a impossibilidade de calcular com precisão a eficácia da publicidade, este sistema aporta a vantagem de que só "paga por acertos", dirigindo-se diretamente ao cliente. É possível que se obtenha desta maneira uma melhor opinião da marca, assim como consumidores mais fiéis. Ainda que este método de venda não é novo, já que é fácil de encontrar há tempo em descontos e brindes promocionais com diferentes produtos, é certo que através da Internet os custos se reduzem de maneira considerável. Isto poderia apontar a um aumento deste tipo de publicidade no futuro..

 

  • C&A abre agências de viagens para classe C - Valor Econômico
    A C&A está entrando no ramo de distribuição de pacotes turísticos. A rede varejista abriu há 45 dias três agências de viagem dentro de suas lojas em São Paulo e no Rio. A aposta da companhia é na venda de pacotes para o público da classe C, principalmente os freqüentadores das lojas. O financiamento desponta como um dos atrativos que a C&A quer oferecer a esse público. Em um folheto da C&A Viagens, os roteiros aparecem parcelados em 12 vezes. Em anúncios de viagem de outras agências, os pacotes aparecem divididos em até cinco vezes. Hoje, os pacotes são montados e financiados pela TAM Viagens, que repassa à C&A uma comissão. Com o tempo, Silva diz que a C&A deve começar a parcelar os produtos por meio de seu banco, o
    Ibi.
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A maior loja de móveis do mundo - BLOG DA BIZREVOLUTION 
Em 1942,
Ingvar Kamprad, cidadão sueco, 17 anos, começou um negócio para vender carteiras, quadros, mesas e relógios. Em 1943, ele começou a vender móveis. Seis décadas depois, ele tem um império presente em 32 países e 200 mega lojas chamado IKEA. A quem diga que Ingvar é mais rico do que Bill Gates. As vendas anuais da IKEA passam os 12 bilhões de dólares. A empresa tem mais de 310 milhões de clientes. 130 milhões de cópias do seu catálogo são distribuídos e impressos em 23 idiomas. Se você pensar que não falta lojas de móveis no mundo, como a IKEA cresceu tanto? Ingvar escolheu um nicho de mercado e focou nisso: estudantes e pessoas jovens que podem comprar móveis modernos, e com excelente design, sem a necessidade de pedir permissão para a mãe e o pai. Quantos jovens no mundo não tem vontade de decorar o seu próprio quarto? No Brasil, a Tok & Stok procura seguir os passos da Ikea, espero que consiga, e que não apenas siga, mas supere, inove, porque cedo ou tarde, a Ikea, desembarca por aqui. Um dos grandes problemas das empresas brasileiras é serem muito centradas em produtos, serviços e soluções, e muito pouco centradas em Seres Humanos e seus hábitos e comportamentos. Você está centrado em Soluções ou Seres Humanos? 
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Estudo desvenda a fórmula da motivação dos empregados - Adriana Monteiro FonsecA - PEGN
Um estudo realizado com 25 empresas dos EUA, com um total de 10.000 funcionários que participam de pesquisas anuais sobre suas atitudes no trabalho, coloca em xeque um conceito considerado até agora como verdade absoluta pelos especialistas. De acordo com o levantamento, a motivação dos trabalhadores não acontece apenas em decorrência de ações tomadas pela empresa para alcançar tal objetivo. O sucesso de uma empresa também tende a tornar os funcionários mais satisfeitos e, com isso, ainda mais propensos a batalhar pela prosperidade do negócio. "Pensar em apenas um dos caminhos é simplista demais", afirma Benjamin Schneider, professor do departamento de psicologia na
Universidade de Maryland (Criada em 1858, a Universidade de Maryland é uma instituição pública que oferece 94 cursos e tem cerca de 25 mil alunos e O orçamento em 2003 foi de US$ 1,1 bilhão), um dos quatro pesquisadores que coordenaram a pesquisa. "No mundo dos negócios, alguns eventos, como a motivação dos profissionais, são ao mesmo tempo causa e efeito de outros eventos, como o sucesso da empresa, diz.

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