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Marcas que vendem status

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sala dos artigos de marcas

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A necessidade de reconhecimento e status está no coração de toda tendência no consumo. Status é o motivo máximo (escondido sempre), uma força subconsciente mas sempre presente em toda compra. Numa sociedade tradicional de consumidores, onde o consumo é um dos principais (se não o principal) indicadores de sucesso, aqueles que consomem mais e especialmente os que consomem o mais raro e o mais caro, são classicamente os que conseguem mais status (Artigo: Futebol, pondo um preço à paixão).

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Por isso é que as marcas se dedicam há anos a oferecer produtos, serviços e experiências que lhes ajudem (ostensível ou sutilmente) a impressionar a seus parceiros e aliviar as ansiedades sobre como são percebidos pelos demais. No entanto, a sociedade está mudando. Agora há muitos consumidores que não ficam obcecados exclusivamente com possuir ou experimentar o máximo ou o mais caro. A nova definição que faz a consultoria de tendências Trendwatching em sua última edição é a "estatusfera" (a esfera do status) (Artigo: quanto mais caro, melhor...).

A medida que os consumidores começam a reconhecer e respeitar aqueles "produtos, bens, prazeres, etc" que seus congêneres tem e que se desviam do caminho do consumo conhecido, o "novo status" pode consistir em habilidades adquiridas, como credenciais ecológicas, em generosidade, em conectividade, etc. Todo isto configura uma "estatusfera" muito mais diversificada do que muitas marcas e organizações tem atendido desde os inícios.

Chegou a hora de averiguar como os clientes estão buscando status. Em outras palavras, os símbolos de status tradicionais, não são mais o sonho de todos. De acordo com a Trendwatching, existem cinco áreas nas quais os consumidores podem agora obter o estatuto, as áreas que correspondem com a direção a ser tomada pela sociedade. Ou seja, o estado continua com a cultura: o que é importante para as empresas é refletido no novo símbolo de status. Cinco áreas onde você pode obter o status:

Área 1: Tudo maior, melhor, mais resistente: consumir o mais caro e o melhor. O consumo tradicional consiste em comprar e alardear a mais e melhores coisas do que os demais. De jeito nenhum desapareceu. O desejo tradicional de luxo chegou para ficar. Mas nem tudo trata de produtos. O principal efeito de décadas de individualismo é que os consumidores já não querem ser como os Fulanos ou os Menganos. Querem ser únicos. Quando o individualismo é a nova religião, possuir ou experimentar algo que ninguém mais tem é a última aspiração (Artigo: Mujirushi ryohin = qualidade sem marca).
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Área 2. Generosidade (dar em lugar de tomar): a geração G capta a crescente importância da generosidade como a principal mentalidade da sociedade e os negócios. Num momento em que os consumidores se indignam ante a cobiça e suas terríveis conseqüências atuais para a economia e enquanto todo esse escândalo os faz pedir instituições sérias a necessidade a maior generosidade coincide maravilhosamente com o atual surgimento de uma cultura online de indivíduos que compartilham, dão, comprometem-se, criam e colaboram em grandes quantidades. Um dos principais impulsores por trás da generosidade é o movimento de criação gratuita, de colaboração, de compartilhar coisas, especialmente on-line, que liberou novas maneiras de expressar a necessidade que têm os seres humanos de sentir-se parte do bem comum, de contribuir, de ajudar. Mas o mundo on-line também facilita pôr no vitral e compartilhar ações de altruísmo (Artigo: 90% das pessoas confiam nas mesmas marcas).
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Área 3. Credenciais verdes e não consumo: agora que sociedades inteiras abraçam a sustentabilidade em tudo como a única maneira de ir para adiante, e que milhões de consumidores estão tratando de pintar suas vidas de cor verde, ter credenciais verdes é uma inesgotável fonte de status. O interesse dos consumidores em credenciais verdes fará que apareçam mais produtos ecológicos e serviços que ajudem à os consumidores a mostrar-se como ecológicos ante seus pares. Sobre o não consumo. Para um crescente número de consumidores, o mero fato de consumir menos é o máximo em status verde. Os praticantes do não consumo dependerão fortemente das histórias sobre seu baixo impacto no meio ambiente. Precisam que sua conduta seja conhecida pelos demais. Aqui as redes sociais online têm um grande papel (Artigo: TUDO SE REDUZ A VENDER STATUS).
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Área 4. Saber e fazer contra consumir: cada vez mais consumidores encontram prazer em adquirir habilidades e conhecimento. Conseguem-no num público que aprecia e se maravilha com o que sabem, o que podem criar, e não por quanto consomem. Estar inteirados, ter acesso, conhecer, mas também poder guiar para o único, o último, o de moda, o mais avançado. Isto é agora uma fonte estabelecida de status, de consumidores convertidos em experientes frente a públicos jovens obcecados em encontrar o cool. Cada marca deverá ocupar-se por ver de que maneira pode assistir nessa busca de conhecimento profundo ou trivial (Artigo: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).
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Área 5. Conectividade. Status social, especialmente on-line: e aqui chega o mundo on-line, que é verdadeiramente uma inesgotável fonte de novo status. Primeiro e principal, quando se trata de status on-line, tudo tem que ver com quem se conecta e quem se conecta com nós, ao estilo tribal. Aqui segue importando sermos únicos, mas também se trata de pertencer: pertencer a tribos cuja relação ofereça status a seus membros. A diferença do que ocorre no mundo off-line, estas conexões (em número e em perfis) são visíveis: agora já não há necessidade citar o nome de nossos amigos para dar-nos importância, estão ali, à vista de todos. Os amigos em Facebook, os seguidores em Twitter, a quantidade de vezes que se clique numa foto em Flickr ou um vídeo em YouTube. Todos estes são símbolos e cifras associadas com o status social e que pode ser compartilhado em forma instantânea no reino da conectividade (Artigo: por que compramos bens de luxo).

Convenções: há que recordar, no entanto, que nenhum símbolo de status está sempre a salvo de desvalorizações, porque esses símbolos são simples acordos entre grupos de pessoas. Por exemplo, quando “a sociedade” coincide em que um carro é simplesmente um método de mover-se com segurança de A a B (ou uma moléstia que deve ser evitada devido a preocupações ambientais e limitações de espaço) e não o principal indicador da posição financeira de cada um (como é agora), os fabricantes de carros de luxo terão um problema.

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