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NÚMEROS - PESQUISAS - DICAS - 03.09.2004

(PELO LINK ACESSAM A NOTÍCIA COMPLETA E ASSINAM OS JORNAIS INTERESSANTES)

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O que você faz para proteger 

os seus clientes da concorrência?
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Eu não sei o que você faz. Mas uma coisa eu sei. Existem milhares de outras pessoas e empresas que fazem exatamente o que você faz da maneira que você faz. Em meio a essa multidão de gente parecida, que avança sobre os seus clientes com um discurso idêntico ao seu.
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O que você faz para evitar que a concorrência agarre os seus clientes? 
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Se você acredita que realmente faz alguma coisa, prove para mim. Conte-me algum episódio onde o cliente, atacado pela concorrência agressiva, preferiu ficar com você. 

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Prof. Ricardo Jordão - bizrevolution: ricardom@bizrevolution.com.br

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Empresas antecipam encomendas - Claudia Facchini valoronline
A força da recuperação encorajou o varejo a antecipar as encomendas de fim de ano. As metas apontam para um aumento superior a 10% nas vendas do Natal deste ano, sinalizando que esta será a melhor temporada de consumo desde 2000. As indústrias de eletrodomésticos já programaram toda a sua produção até dezembro. O setor já fala em um crescimento nas vendas deste ano entre 15% e 18% em relação a 2003. As empresas do setor travam agora uma queda-de-braço com o varejo por reajustes de preços.
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  • Eletros deve investir US$ 6,7 bilhões até 2009 - netcomex
    O setor eletroeletrônico de consumo apresentou ao governo uma agenda pró-ativa que inclui a perspectiva de realização de investimentos de US$ 6,7 bilhões até 2009. A iniciativa faz parta das comemorações de 10 anos de fundação da
    Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos - Eletros. As exportações, segundo o plano apresentado, poderão dar um salto qualitativo, triplicando o volume exportado no prazo de cinco anos..

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BNDES cria linha destinada a ampliação da produção - Valor Econômico
As empresas com capacidade ociosa em suas instalações industriais, mas sem dinheiro para aumentar a produção, terão uma linha especial do
BNDES para financiar o crescimento de suas atividades e do emprego. Por decisão do conselho de administração do banco, o BNDES destinará 2,5 bilhões de reais à nova linha, que terá juros equivalentes à TJLP mais uma taxa de 3,5% a 11%. Os setores de confecções, farmacêutico e de bebidas e refrigerantes estão entre os principais candidatos ao novo tipo de financiamento, que deve estar disponível dentro de 15 dias. O estoque total de linhas de capital de giro no mercado, segundo dados de julho do Banco Central, é de 34,580 bilhões de reais..

  • Nova investida das múltis na habitação - Carolina Mandl De São Paulo
    Depois de entrarem no país em meados dos anos 90 para atuar no segmento de escritórios, os investidores voltam suas atenções para o segmento residencial. As americanas
    Hines e TishmanSpeyer e a canadense CDP Capital deverão investir aproximadamente US$ 200 milhões nessa área nos próximos dois anos. As multinacionais estão de olho em um setor carente de 6 milhões de unidades no país e que, só em São Paulo, movimentou R$ 6,2 bilhões no ano passado. Além disso, poderão encontrar maior liquidez e estabilidade de consumo do que na área comercial.

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Procura por executivos acompanha ritmo de retomada da economia - Investnews
A demanda por executivos acompanhou a retomada do nível de atividade econômica registrada nos primeiros sete meses do ano, segundo pesquisas realizadas por três consultorias especializadas em recursos humanos. Levantamento da
Career Center mostra que o mercado de contratação de executivos cresceu 24% entre janeiro e julho de 2004. As áreas de logística, eletroeletrônica, farmacêutica e construção civil foram as que mais contrataram. Os setores que menos recrutaram foram distribuição de autopeças e revenda, internet, madeira, móveis, papel, serviços públicos e consultorias. Esses desempenhos, diz o estudo, provam que as empresas estão contratando executivos mais antenados com a realidade econômica. Houve predomínio na contratação para cargos administrativos de liderança (presidentes, CEOs, diretores de unidades e operações), seguido por auxiliares administrativos, categoria que reúne assessores, gerentes gerais e executivos ligados à presidência. .

  • Marketing para vender mais suco de laranja - Investnews
    O suco de laranja é o preferido por 42,8% dos paulistas, à frente do de morango (15%), pêssego (10%), abacaxi (8,9%) e maracujá (7,8%). A imensa maioria dos consumidores, ou 99,1%, gosta mais do suco de laranja caseiro, feito com laranja
    "in natura", devido ao sabor (82%) e a aspectos nutricionais (16%). Embora 69% dos paulistas achem que a marca do suco não tem importância, 59% deles pagariam mais por uma laranja de marca, com qualidade superior, e 35% estão dispostos a pagar até 15% mais pelo produto orgânico. São dados da mais recente pesquisa com consumidores de frutas e sucos de laranja, apresentada em Ribeirão Preto, pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial - Pensa, da Universidade de São Paulo - USP.

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Ponto-de-venda já é o canal mais eficiente no contato com consumidor - Denise Dweck - exame
O
ponto-de-venda ganha cada vez mais importância na relação entre empresas e consumidores. Os gastos com marketing nesse setor chegam a representar, em média, 40% do investimento publicitário das empresas. No Brasil, o segmento cresce de forma surpreendente. O ponto-de-venda deixou de ser apenas um intermediário no processo de compra e venda. Ele passou a exigir pesquisas sobre o produto, sobre o comportamento do consumidor, ferramentas promocionais específicas, um tratamento diferenciado. Além disso, com a proliferação de canais de televisão as empresas não têm como garantir que a pessoa vai assimilar a informação em determinada mídia. Logo, a loja é o canal mais eficiente para se ter contato com o consumidor..

 

  • Call center é essencial para as empresas - pegn
    Segundo reportagem do
    Diário do Comércio (MG), a valorização do relacionamento com o cliente tem sido um dos principais objetivos das empresas atualmente. Atendendo a essa estratégia, os call centers viraram uma necessidade imperiosa, que garante resultados. Na prática, esse departamento representa o contato pessoal com os consumidores, além de propiciar a expansão dos negócios através do contato direto com potenciais clientes. Especialistas garantem que os call centers não baixam os custos mas melhoram os relacionamentos, o atendimento e conseqüentemente a imagem da empresa, com retorno garantido no futuro.

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Eu não gosto de Marketing! - BLOG DA PROF. RICARDO JORDÃO 
O
marketeiro não é o profissional mais amado do momento. Segundo uma recente pesquisa com mais de 2.500 pessoas nos EUA, feito pela Yankelovich Partners, 60% dos consumidores de lá estão de saco cheio dos marketeiros e publicitários de plantão. Veja algumas verdades que saíram da pesquisa:

  • 69% dos consumidores estão interessados em produtos e serviços que os ajudem a banir mensagens promocionais das suas vidas. 

  • 65% dos consumidores querem leis que impeça as empresas de fazer propaganda e marketing do jeito que é feito hoje. 

  • 65% dos consumidores se sentem constantemente bombardeados com muita informação de marketing e propaganda. 

  • 64% dos consumidores estão preocupados com as práticas e motivos pela qual as empresas fazem propaganda e marketing. 

  • 61% dos consumidores dizem que os marketeiros e publicitários não tratam os consumidores com respeito. 

  • 61% dos consumidores sentem que a quantidade de marketing e propaganda está fora do controle.

  • 33% dos consumidores estão dispostos a diminuir o seu padrão de vida para viver em um mundo livre do marketing e da propaganda.

Me deixem em paz!!!! É o grito oficial do consumidor. Você está ouvindo? 
Se tem alguém que precisa se reinventar, esse alguém é o profissional de marketing.
 
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  • Wizard quer ser rede mundial de ensino de idiomas - netcOmex
    A
    Wizard, rede de escolas de idiomas com 1221 unidades espalhadas por todo o Brasil, com filiais nos EUA e no Japão, dá seqüência a sua expansão internacional. A empresa fez fortes investimentos de sua marca exterior e, até o momento, já recebeu cerca de 200 cadastros de pessoas interessadas na abertura de escolas em outros países. Os primeiros contratos já estão em fase de fechamento. Os anúncios estão sendo divulgados na Globo Internacional e atingem um público de 3 milhões de pessoas em 67 países dos 5 continentes. O contrato de veiculação é de um ano, com 90 comerciais mensais distribuídos ao longo da programação. A Wizard faz parte do Comitê de Exportação de Franquias da Associação Brasileira de Franchising - ABF. 

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Microlins comprova 94% de satisfação de seus alunos - consumidor moderno
A
Microlins, empresa franqueadora no segmento de cursos profissionalizantes, solicitou, no 1º semestre de 2004, à Premium Marketing Solution que realizasse uma pesquisa para medir o grau de satisfação de seus alunos com os cursos da rede. O resultado mostra que 94% dos entrevistados estão satisfeitos. A empresa oferece mais de 15 opções de cursos voltados principalmente para jovens que estão em busca de inserção no mercado profissional. Foram ouvidos 1.586 alunos, nos seguintes Estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A pesquisa aponta que a procura pela Microlins é motivada principalmente pela equação entre a qualidade do conteúdo dos cursos (41%) com o preço acessível (25%). O estudo mostrou também que a busca por novos conhecimentos (36%) e promoção de cargo (48%) são fatores que também motivam os alunos a fazerem os cursos da rede. Com mais de 600 franquias instaladas em todo o País, outro diferencial na hora de escolher a escola fica por conta do índice de aprovação para as instalações (64%) e equipamentos (62%) oferecidos pelas unidades da rede.

  • Pesquisa é termômetro para novos negócios - Diário de S. Paulo
    A pesquisa de mercado, segundo o consultor
    Wlamir Bello, funciona como uma espécie de termômetro, que poderá sinalizar ao empresário, em determinado momento e cenário, se as iniciativas que pretende tomar têm mais ou menos chances de dar certo. Por isso é indicada sempre que o empreendedor pensa em abrir um novo negócio, lançar um produto ou serviço no mercado, ampliar seu mix de produtos, mudar o ponto comercial. “A pesquisa acaba sendo termômetro comportamental do mercado em dado momento. É geralmente usada para diagnosticar uma situação e, então, permitir que se tome uma decisão. Mas ela, sozinha, não é capaz de indicar se o negócio dará certo ou não”, alerta Bello.

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Micros ganham com pesquisa de mercado  - pegn
Um questionário simples enviado pelo correio aos principais clientes, com oito perguntas curtas e diretas, ajudou o empresário
Elídio Biazini a tomar uma decisão que melhorou muito o desempenho de seu negócio. No final de 2002, ele estava em dúvida se deveria seguir sugestão de alguns amigos e consumidores e introduzir no seu restaurante, que trabalhava com delivery de comida chinesa, um segundo cardápio, de comida japonesa. Feita a consulta, a resposta foi clara:  - 80% dos que responderam o questionário disseram conhecer a comida japonesa e sinalizaram que consumiriam se tivessem mais esta opção. Biazini então revisou seu cenário e plano de negócios, investindo a seguir 25 mil reais na ampliação do cardápio e na abertura de um novo ponto, vizinho ao endereço antigo, no Parque São Domingos, Pirituba. Hoje, ele conta que a comida japonesa já significa 30% das vendas, o faturamento e a clientela vêm crescendo, sem aumentar muito os custos fixos da empresa..

  • Feiras internacionais requerem pesquisa - Folha
    Se a participação em feiras nacionais já foi definida, como saber se chegou o momento de buscar mercados fora do Brasil? Antes de pensar no dinheiro que será gasto com a viagem, é preciso olhar para a própria empresa e analisar quais as chances de sucesso desse produto no cenário internacional. Especialistas recomendam verificar se a qualidade do produto é compatível com as exigências daquele mercado; certificar-se de que a empresa tem volume de produção suficiente para atender os pedidos; ter a certeza de que o perfil da feira coincide com suas expectativa de negócio e informar-se sobre a seriedade dos organizadores. Outro conselho é apoiar-se em entidades de classe. Excursões organizadas por associações ou sindicatos tendem a baratear o custo para o expositor, além de oferecer mais chances de retorno. No entanto, mesmo que a entidade afirme já ter feito uma pesquisa sobre o mercado, não deixe de também buscar informações. 

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FRANQUIA FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL? - Jornal do Brasil
Alguns dos serviços oferecidos pelo
setor público poderão ser comercialmente explorados por empresários. A oportunidade, inédita na economia brasileira, consta no anteprojeto de lei do sistema de franquias que está prestes a ser enviado ao Congresso Nacional e que abrirá as portas à iniciativa privada para negócios com Correios, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Embrapa. O franchising é uma forma de organização de empresas que avança no Brasil. Neste ano, 56 mil pequenas e médias empresas distribuídas em 700 redes de franquias movimentarão 30 bilhões de reais. As mudanças não se restringem a novos nichos de negócios. O anteprojeto de lei tem o mérito de definir melhor as atribuições do franqueador e do franqueado. Os aperfeiçoamentos propostos são regras mais claras para contratos de aluguel, exigência para que as franquias estrangeiras mantenham representante no país e criação do conselho dos franqueados. .

  • 20 milhões já voaram pela Gol  - consumidor moderno
    A Gol Linhas Aéreas Inteligentes chega a marca de 20 milhões de passageiros transportados. Desde o seu lançamento, em janeiro de 2001, a companhia vem registrando aumentos anuais de passageiros transportados e no aproveitamento das aeronaves, com mais de 741 mil passageiros transportados no mês de agosto,. Em 2002 a Gol transportou 4,8 milhões de pessoas, 232,49% superior a 2001 (2,1 milhões). No ano passado foram transportados 7,3 milhões de clientes e, apenas no primeiro semestre de 2004, cerca de 5,2 milhões de passageiros.

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Varig, TAM, Vasp e Transbrasil serão condenadas por formação de cartel - EPOCA
O
Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade, vai condenar as companhias aéreas Varig, TAM, Vasp e Transbrasil por formação de cartel. A votação do processo ainda não foi concluída, mas como a maior parte dos conselheiros já decidiu pela punição, as empresas serão multadas por terem feito, na mesma época (1999), reajustes de tarifas em percentuais iguais nos vôos da ponte aérea Rio-São Paulo. O relator do processo, conselheiro Thompson Andrade, pediu o arquivamento do caso, mas outros 4 integrantes do Cade sugeriram que as empresas sejam multadas em 1% de seu faturamento no ano anterior à infração. 

 

  • Consumo das classes D+E cresceu no 1º semestre - consumidor moderno
    O aumento de domicílios compradores das classes D+E foi a grande tendência na área de consumo no primeiro semestre de 2004. É o que aponta os indicadores da
    LatinPanel, que mostraram um crescimento de 5% no número de lares compradores das classes D+E nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período de 2003. O desempenho dessas classes acabou tendo reflexos no número total, e o semestre fechou com aumento de 3% no número de domicílios compradores. Os dados foram retirados do Painel de Consumidores da LatinPanel, que representa 81% população domiciliar brasileira e 86% do potencial de consumo do País. A pesquisa engloba produtos em quatro cestas diversas: alimentos, bebidas, higiene e limpeza. Entre as 64 categorias de produtos pesquisados, o destaque do primeiro semestre desse ano ficou por conta da cesta de higiene e beleza.

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Cosméticos brasileiros movimentam R$ 11 bilhões em 2003 - netcomex
O setor de cosméticos tem sido um grande atrativo para empresários que procuram novos nichos de atuação. A informação é da
Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - Abihpec. Segundos dados da associação, o mercado de cosméticos contabilizou um faturamento líquido de mais de R$ 11 bilhões em 2003. Além dos benefícios aos empresários do setor, o mercado de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumaria também influencia, consideravelmente, a economia do país. Segundo a Abihpec, a indústria oferece mais de dois milhões de oportunidades de trabalho e o setor cresceu cerca de 75% nos últimos seis anos, com um crescimento de 104,6% nas exportações. Segundo estudos da AC Nielsen, empresa especializada em informações de mercado, alguns segmentos conseguem sair ilesos das crises econômicas e o de cosméticos é um deles. Mesmo com a queda de renda, produtos como shampoo, sabonete e creme de cabelo continuam vendendo e são considerados essenciais pelos consumidores..

  • Prestígio e design para atrair classe A - ValorEconômico
    Vender estilo e sofisticação em escala industrial é a nova arma das companhias para ganhar mercado e conquistar a classe A. Empresas populares, que tinham pouca penetração na alta renda, estão repaginando suas marcas por meio de parcerias com ícones de suas áreas. A
    Todeschini juntou-se ao arquiteto João Armentano. A concorrente Dellanno acaba de lançar uma linha de produtos desenhados pelo cobiçado Sig Bergamin e, na Zêlo, a parceria foi feita com o estilista Alexandre Hertchcovich. A idéia é oferecer o charme e prestígio que esses nomes carregam sem o preço exorbitante de uma grife de luxo. O fenômeno já é conhecido mundialmente como "masstige" (prestígio para a massa). A sofisticação das marcas exigiu também um reposicionamento. Dellanno e Todeschini criaram uma segunda marca focada na classe C e passaram a vender seus produtos em lojas exclusivas..

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SEMO UM MONTÃO DE GENTE (180 milhões de habitantes) - valorONLINE
Em 34 anos, a população brasileira praticamente dobrou frente aos 90 milhões de habitantes da década de 1970. Em janeiro deste ano a população do país já ultrapassava os 180 milhões. O IBGE ressaltou, no estudo, que as famílias estão tendo cada vez menos filhos. Em 1960, a média era de 6 filhos por mulher, caindo para 2,39 em 2000. A projeção para 2004 é de 2,31 e, em 2023, a média deverá ser de 2,01 filhos por mulher. O crescimento da população deverá se confirmar a taxas menores. O movimento já foi detectado nos últimos anos. Enquanto entre 1950 e 1960 a expansão era de 3% ao ano, em 2004 passou a 1,44% ao ano. Estima-se que recue para 0,24% em 2050 e, finalmente, para zero em 2062, quando a população brasileira começará a se reduzir.
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  • HAJA CATUABA PARA AGÜENTAR O TRANCO - agencia brasil
    Em 2003, a venda e distribuição gratuita de preservativos no mercado foi quase cinco vezes maior do que em 1994. Contudo, essa disponibilização anual de 800 milhões de preservativos - 9,4 unidades para cada um dos 85 milhões de indivíduos entre 15 a 54 anos sexualmente ativos - ainda não é suficiente. A meta do Ministério da Saúde é que sejam consumidas cerca de 1,5 bilhão de camisinhas por ano a partir de 2006. Para contribuir no atendimento dessa demanda, será inaugurada, já no ano que vem, uma fábrica de preservativos à base de látex, a borracha da Amazônia. O empreendimento, localizado em Xapuri (AC), deve custar US$ 4 milhões e terá produção inicial estimada em 100 milhões de unidades por ano.

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crescendo ou repartindo o bolo? - R Balarin e C Facchini do valor
O
Unibanco anunciou a criação de uma financeira em sociedade com o grupo português Sonae. É o mesmo caminho trilhado pela instituição em parcerias com o Magazine Luiza e o Ponto Frio e pelo Itaú com o grupo Pão de Açúcar. O Unibanco já prestava serviços financeiros ao Sonae, por meio da Fininvest, há 14 anos. Com a parceria, o Unibanco agrega à sua base 1,6 milhão de cartões ativos do Sonae, totalizando 16 milhões de plásticos. Os cartões movimentam mensalmente cerca de R$ 50 milhões, com participação de 15% no faturamento do Sonae. O grupo é o 4º maior no ranking de supermercados do país, com forte atuação na Região Sul. A varejista gaúcha Colombo é uma das que estão no caminho de uma associação com bancos. Mas a noiva mais cobiçada do mercado continua sendo a Casas Bahia, com R$ 6 bilhões de faturamento em 2003. A rede oferece financiamento próprio aos seus 15 milhões de clientes..

  • Grandes redes de varejo decidem fechar lojas e arrumar a casa - Folha Online
    As maiores redes de varejo do país fecharam dezenas lojas que estão no vermelho como parte de um processo final de reestruturação de seus negócios. Concorrência acirrada e a maré de desempenhos fracos levaram as companhias a baixarem as portas. Foi um volume considerável. O
    Ponto Frio, "após um criterioso estudo", fechou 20 pontos-de-venda no país, segundo o balancete relativo ao período de abril a junho. São lojas com faturamento em queda, sendo duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Quatorze pontos deixaram de existir no Sul do país. No setor de supermercados, a cadeia Champion (PERTENCENTE AO CARREFOUR), fechou 20 pontos de venda nos últimos tempos, segundo o diretor-superintendente da empresa Jean Marc Pueyo. O processo de fechamento começou nos primeiros meses de 2003 e se estendeu por 18 meses. Nesse cenário, pesa a concorrência entre as empresas e há lojas rivais disputando o mesmo quarteirão das grandes capitais. Isso tem exigido operações enxutas e tolerância reduzida a lojas com vendas em queda.

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