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O VALOR DA FRANQUEZA

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PROF. Jack Welch

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nasceu em Salem, Massachusetts, EUA. Entrou na General Electric (GE) após fazer doutorado em engenharia química (1960). Considerado um mestre do planejamento estratégico, ele transformou-se num dos mais respeitados e mais influentes líderes de negócios do mundo por transformar um gigante industrial em uma organização empresarial flexível.

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Ao se aposentar da GE em 2001, Mr. Welch publicou sua autobiografia: Jack Definitivo, best-seller internacional. Ele é hoje titular da Jack Welch, LLC, onde atua como consultor para um pequeno grupo de CEOs de empresas da Fortune 500 e dá palestras para pessoas de negócios e estudantes em todo o mundo. Também é assessor da New York City Leadership Academy, de diretores de escolas da Cidade de Nova York.

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John Frances Welch Jr

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Para mim, a falta de franqueza é o segredinho mais sórdido do mundo dos negócios. Ela impede o fluxo de idéias criativas, inviabiliza ações que exigem rapidez e não deixa que as pessoas contribuam com todo o potencial que têm a oferecer. Em suma, ela é fatal para os negócios.

A falta de franqueza é particularmente nociva quando impede que os supervisores repassem a seus subordinados um feedback preciso em uma tentativa equivocada de parecer “simpático” a eles. Aí vem a recessão. As pessoas são demitidas e se perguntam: Por que eu? Descobrem então que seu chefe não estava satisfeito com elas, e então dizem:

Trabalhei 20 anos na empresa. Por que você não me disse isso antes?

Na GE, sempre insisti com os gerentes para que adotassem a filosofia de avaliar os funcionários e despedir os improdutivos, isto é, todo ano eles deveriam avaliar os funcionários e despedir os 10% menos produtivos. Parece duro, mas todo mundo é avaliado na escola. Há inclusive os que não passam de ano; outros até saem da escola.

Por que só as crianças recebem notas? Por que não dar nota aos adultos também? Para que para que o sistema funcione imparcialmente, é preciso que se baseie na franqueza. É imprescindível que os funcionários sejam avaliados de modo franco, abrangente e periódico.

Uma relação honesta e um clima de informalidade eram partes importantes da cultura corporativa construída por Welch na GE. Ele insistia em que as pessoas o chamassem de Jack, porque acreditava que isso as deixaria mais à vontade, e portanto seriam mais honestas com ele.

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TRECHOS DO DISCURSO DO PROF. JACK WELCH NA UNIV. DE WAHARTON

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