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Melhore o rendimento de sua equipe

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prof. Ken Blanchard

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É um dos conferencistas e autores mais influentes e requisitados do mundo na área de administração. Tem 40 livros publicados e vendidos em 28 idiomas. O livro "o Gerente Minuto" Um best-seller internacional há mais de duas décadas, com 12 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 27 idiomas, é um clássico no campo da gestão.

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o prof. keneth Blanchard fundou a The Ken Blanchard Companies e milhões de gestores em todo o mundo têm vindo a seguir as técnicas simples e eficazes apontadas neste livro, resultando num aumento de produtividade e satisfação pessoal, e trazendo prosperidade às empresas e aos seus colaboradores!

the ken Blanchard companies   -   the ken blanchard no Brasil

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Está ao tanto das seguintes estatísticas? São decepcionantes: só 20% dos funcionários crê que trabalha num meio em que podem dar o melhor de si mesmos. Ademais, o estudo elaborado por the ken Blanchard companies demonstra que só uma pequena percentagem dos funcionários atinge todo seu potencial depois de incorporar-se a uma empresa.

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De fato, nas organizações que carecem de uma sólida estratégia de desenvolvimento de direção em vigor, a maior parte dos funcionários só atinge 65-70% de sua produtividade potencial, segundo se desprende das auto-avaliações efetuadas pelos líderes das empresas.

Como pode melhorar o rendimento de sua equipe?: Para melhorar comece incrementando os resultados da equipe no seio da empresa. Todos os funcionários precisam que lhes joguem uma mão para atingir suas metas e precisamente é tarefa do líder ou dos encarregados das equipes, é oferecer a orientação e o apoio que a gente requer para conseguí-las. A orientação e o apoio que você lhes tem de prestar, dependerão do nível de desenvolvimento do funcionário no que diz respeito à tarefa em questão. Existem quatro níveis de desenvolvimento:

Calouro entusiasta: Ao iniciar uma nova tarefa na qual contam com poucos conhecimentos ou experiência prévios, se é que assim fosse, a maioria das pessoas se mostram entusiastas e dispostas a aprender, mas com um nível de capacidade escasso para realizar a tarefa em questão.

Este funcionário deverá reger-se pelo estilo Diretivo. Precisam saber que cabe esperar do assunto que têm entre mãos e como desempenhá-lo.

Aprendiz desencantado: Segundo aumenta o nível de desenvolvimento de um funcionário, sua capacidade e seu compromisso flutuam. Quando a gente começa a aprender uma tarefa, dão-se conta de que resulta mais difícil do que esperavam ou menos interessante. Por este motivo, sentem-se desiludidos, o que faz que caia seu nível de compromisso.

As pessoas desencantadas precisam Coaching: uma forte orientação para seguir trabalhando suas aptidões, bem como um elevado nível de apoio para solucionar seu escasso envolvimento.

Capaz, mas cauteloso: À medida que a capacidade segue melhorando, a maioria das pessoas atravessa uma fase em que duvidam de si mesmas e onde se perguntam se para valer estão capacitados para exercer certa tarefa sós. Seus chefes lhes dizem que são perfeitamente competentes, mas eles não estão tão seguros. A alternância de sensações que oscilam entre sentir-se competentes e duvidar indica um nível de desenvolvimento superior.

Neste caso, o estilo mais adequado é o de Apoio. Estas pessoas precisam que lhes escutem e lhes alentem sem que lhes orientem demasiado, já que demonstraram que são perfeitamente capazes de levar a cabo a tarefa em questão.

Ganhador independente: Por último, os funcionários demonstram uns níveis de capacidade e compromisso muito elevados. O estilo de direção oportuno consiste em Delegar:

dar ao funcionário cada vez mais autonomia para que desempenhe o trabalho para o que demonstrou capacidade e compromisso.

Há muitos líderes que sabem muito pouco sobre dinâmica de grupos. Dedicam seus esforços a dirigir indivíduos em vez de criar equipes eficazes. É um erro, já que a maioria deles passa 50-90% do tempo efetuando algum tipo de atividade em grupo. Os grupos ou equipes são a espinha dorsal das organizações. No entanto, podem fracassar e com freqüência fracassam se o líder que organizou o grupo desconhecia sua função e seu potencial ou como dirigi-los da melhor forma possível.

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Grupos e equipes, ao igual que os indivíduos, também atravessam fases de desenvolvimento. Roy Lacoursie, autor do livro: The Life Cycle of Group, levou a cabo um exaustivo estudo do comportamento das equipes e descobriu que, ao igual que as pessoas progridem desde Calouro entusiasta até Ganhador independente, as equipes também experimentam todas estas fases de desenvolvimento.

1 - Em primeiro lugar, está o período de Orientação: Todo mundo está emocionado e pronto para avançar.
2 - A seguir, segue a fase de Insatisfação: Num primeiro momento, todos se mostram entusiasmados com o novo grupo até que se percebem de que há algo que falha. O trabalho em equipe requer uma maior cooperação do que costuma prever-se. Nesta fase, os integrantes sentem que trabalhar juntos por uma meta comum é uma perda de tempo.
3 - A terceira fase é a de Determinação: Os integrantes da equipe superam sua insatisfação e se juntam como um grupo unido.
4 - O quarto nível é o que Lacoursie denomina etapa Produtiva: Nesta fase, na equipe reina certa harmonia e começa a dar seus frutos.
5 - A quinta e última fase é o Fim: Chegado este ponto, o grupo ou a equipe se dissolve. Deverá ter um diretor pronto para prever todas as etapas anteriores e enfrentar-se a elas. Caso contrário, a equipe não funcionará tão bem como poderia, o que se traduz em orientar excessivamente nas fases iniciais do desenvolvimento da equipe e ir passando a um estilo de direção baseado mais propenso a delegar à medida que a equipe demonstra do que é capaz de autogestionar-se.

Uma melhor direção para um melhor rendimento: Nos últimos vinte anos, os estudos demonstraram que os líderes com sucesso sabem adaptar seu estilo de direção às necessidades de cada situação. A chave para converter-se num líder melhor reside em saber quando recorrer a cada estilo de direção e em ser capaz de atuar de conformidade. Aqueles que queiram melhorar sua capacidade de dirigir à gente a uns níveis de rendimento superiores deverão aprender a adaptar seu estilo ao nível de desenvolvimento das pessoas às que dirigem.

Com este enfoque de eficácia demonstrada, encontrarão um apoio para obter em todo momento o máximo potencial e o rendimento ótimo dos indivíduos e equipes a seu cargo, bem como de sua própria empresa. 

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