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Imagem:
a imagem que criamos é
dividida em três categorias: "visual, vocal e verbal". A imagem
visual é de longe a mais importante. As pessoas estão condicionadas
a avaliarem o que enxergam e formarem uma opinião instantânea. A
maneira como nos apresentamos influencia decisivamente uma
negociação, uma campanha política e até mesmo uma entrevista em
busca de uma nova colocação no mercado de trabalho.
Você dá a atenção
necessária à sua imagem ou se assusta quando vê uma foto ou
vídeo onde você aparece?
Outro aspecto
importante e que deve ser levado em consideração é o entusiasmo que
sua voz transmite. Um tom de voz entusiástico e cheio de energia
aumenta o nível de retenção de tudo o que for dito por você. Veja o
exemplo dos narradores de futebol no rádio comparados com os mesmos
profissionais na televisão. Saber se expressar bem vai lhe ajudar a
construir sentenças e analogias que tornarão seus argumentos mais
interessantes.
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Conhecimento:
pessoas que sabem persuadir conhecem
muito bem o seu assunto. Elas lêem as revistas técnicas do ramo,
comparecem a seminários, congressos e feiras. Normalmente fazem
parte de uma associação ou câmara de comércio. Sabem que a busca de
conhecimento é um processo contínuo, sem fim. Já reparou como as
pessoas ouvem com atenção se elas acreditarem que você domina o tema
sobre o qual está falando?
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Confiança:
as
pessoas de sucesso têm uma confiança interna que é resultado de todo
o conhecimento acumulado por elas. Não são agressivas ou
inconvenientes, não se exibem mas são assertivas e transmitem uma
imagem de “pessoas que fazem acontecer”.
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Credibilidade:
não faça promessas que não poderão ser cumpridas. Aumente seu poder
de persuasão ao cumprir metas, prazos e nunca chegar atrasado a
compromissos. Faça aquilo que prometeu, aumentando em muito a sua
credibilidade, especialmente hoje em dia, onde as promessas quase
nunca se transformam em realidade.
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Comunicação:
para persuadir é fundamental ser bem
articulado. A gramática deve ser correta e gírias devem ser evitadas
porque minam a força de seus argumentos, “sacou mano”?
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Persistência:
os vencedores
nunca desistem! Qualquer bom
PROFISSIONAL vai confirmar que
as melhores vendas são as mais difíceis de fechar. A resposta
natural para tudo que pedimos é
“não”,
por isso não desista facilmente. Enquanto outros desistem e vão
ficando pelo meio do caminho, os vencedores perseveram e terminam
atingindo seus objetivos.
Você anda desistindo muito
facilmente?
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Benefícios:
as pessoas vão
concordar com você se puderem enxergar benefícios para elas ou para
as empresas que elas representam. Coloque-se no lugar da pessoas que
você está tentando influenciar ou persuadir. Planeje e escolha com
critério os benefícios que serão mencionados e a receptividade às
suas idéias vai crescer exponencialmente.
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Motivação:
os grandes
influenciadores criam incentivos para metas e dão prêmios para
recompensar o sucesso atingido. Eles lideram pelo exemplo e não
somente pelas palavras. Se misturam aos funcionários, convivem com
eles e servem de modelo e inspiração. Como os grandes generais da
história, e em particular
Napoleão Bonaparte e Patton,
os líderes demonstram grande carisma e se preocupam com seus
comandados, gerando uma dedicação ilimitada por parte deles.
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Visibilidade:
é preciso
sair
do escritório e ser conhecido pelo maior número de pessoas possível,
especialmente aquelas relacionadas com o seu ramo de atividade.
Visite clientes, representadas, fornecedores, concorrentes, bancos e
faça o seu
marketing pessoal
também dentro de sua empresa. Se possível escreva artigos ou dê
entrevistas para a mídia.
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Silêncio:
quando conseguir
aquilo que desejava: "cale a boca".
Mude o assunto ou termine a conversa. Não continue vendendo ou
tentando "fazer a cabeça" de seu interlocutor. Ter a paciência e
humildade para permanecer calado é uma arma essencial no arsenal do
bom influenciador. Descubra o poder do silêncio..
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Estas 10 dicas vão lhe
ajudar a influenciar mais e melhor,
mas precisam ser
constantemente aperfeiçoadas. Que tal começar agora?
Prof. Marcio
Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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Influência
e Persuasão