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quais os erros mais comuns em marketing?

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PROF. Philip Kotler

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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Um dos mais comuns é sair a vender para todos. Antes de começar é fundamental analisar o mercado, os produtos, os segmentos e os clientes. Em qualquer segmento de mercado, devemos revisar o contra-cheque de produtos que estamos fornecendo, para concentrar-nos nas oportunidades mais rentáveis e sair dos que não nos levam a lugar nenhum.

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Depois, devemos ocupar-nos do mix de clientes: - Há clientes que nos fazem perder dinheiro e não há forma de saber quais são se não realizamos uma contabilidade baseada em custos:

A conhecida regra 20/80 de Wilfredo Paretto (TEORIA DE PARETO) para o qual 20% dos clientes gera 80% dos rendimentos, diz-nos que sempre terá clientes mais valiosos, aos que lhes devemos dar mais e atender melhor.

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Há outra regra, que chamamos 20/80/30: o melhor 20% de clientes, nOs contribui o 80% do faturamento, e o pior 30% recorta à metade nossas utilidades potenciais.

Que corresponde fazer com esse 30% de clientes? Desfazer-se deles?: Seria incorreto. O que se deve fazer é, das duas uma: aumentar nossos preços, e se seguem contratando-nos serão clientes rentáveis, ou reduzir o custo de atendê-los, orientando-os para canais de baixo custo.

  • Devemos analisar nosso mix de clientes e tratar de reformular-lo para que seja rentável.

  • Depois, há que analisar o mix de canais. precisamos distribuidores?: Poderíamos chegar diretamente aos varejistas, ou fazê-lo on-line?

  • E o mix de promoções. estamos conseguindo algo por nosso dinheiro?, nossa publicidade nos faz vender mais?

Em momentos difíceis para a indústria, há que se perguntar se não seria interessante, enquanto todos os competidores recortam suas campanhas, apoderar-se de uma maior participação de mercado para manter-se na mente e o coração dos clientes.

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