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a venda é um produto mais do marketing

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PROF. Philip Kotler

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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O marketing é um jogo de aprendizagem no qual se constrói, se ganha e se dominam os mercados. Uma empresa pode utilizar um instrumento de marketing e assim aumentar seus ganhos. Quando se vende um produto, chamar a atenção, interesse e desejo no destinatário, é a tarefa que provocará o intercâmbio de respostas por parte do emissor e receptor. As estratégias num processo de marketing podem converter-se muitas vezes em fórmulas vencedoras e assim conseguir o sucesso comercial.

Alta qualidade, preços mais baixos, inovação (quando o marketing tem sucesso, à pessoa lhe agrada o novo produto, corre a voz rapidamente, e não faz falta muita promoção), são alguns dos segredos para conseguir rentabilidade nas empresas. Estas chaves para ganhar estão unidas a uma evolução, passou-se de uma organização centrada no produto a uma organização centrada no mercado e no consumidor.

Mas além dessas estratégias, não se deve cair em alguns pontos errôneos do marketing. Pensar que o marketing é venda, é uma idéia sustentada por um grande público e muitos diretivos de empresa.

Indubitavelmente a venda é um produto mais do marketing, mas a tarefa fundamental deste, é descobrir as necessidades insatisfeitas e preparar as soluções satisfatórias. Um segundo ponto de vista errôneo está na idéia de crer que o marketing é um departamento.
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Todos os departamentos devem ter como ponto de mira a satisfação do cliente-consumidor. O competidor é uma figura a ter em conta no desenvolvimento e utilização da inteligência comercial, o que mais valorizará uma companhia é o mais parecido a ela mesma.

É necessário que as companhias tenham absoluto conhecimento dos objetivos, estratégias, vantagens, desvantagens e condutas de respostas de seus competidores. Inclusive há empresas que contam com um escritório de inteligência competitiva ou gerentes especializados neste tema que assessoram a outros responsáveis... (LEIA ESTE ARTIGO).

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Não basta encontrar consumidores, clientes, terão que conserva-los. Por isso o marketing foi definido por muitos teóricos como:

a ciência e a arte de encontrar, desenvolver e conservar aos clientes proveitosos.

Sem um bom plano de marketing administrativo, a empresa pode fracassar, apesar de sua eficácia no marketing estratégico e tácito. Entende-se por marketing administrativo a faculdade de levar a cabo planos comerciais inteligentes.

Previamente todas as estratégias e táticas deverão estar planejadas. O processo de planejamento pode ser mais importante do que os planos que surgem dele.

Quando se lança um programa de marketing, cabe a possibilidade de que os resultados não sejam os desejados. Para evitar que vire vinagre, será necessário desenvolver e aplicar procedimentos de avaliação e controle social. Dois procedimentos especialmente importantes são:

analisar os resultados e tomar medidas coletivas, avaliar a eficácia comercial e elaborar um plano para melhoramento dos componentes defeituosos.

É importante planejar: - O processo de planejamento muitas vezes pode ser mais importante do que os planos que surgem dele. Planejar implica um tempo de reflexão por parte dos diretores que devem pensar o que aconteceu, o que está acontecendo e o que poderia acontecer. Também devem ter em mente umas metas e chegar a um acordo. As metas devem ser comunicadas a todos os membros da equipe de trabalho. Se passado um tempo, as metas não estão sendo atingidas, deve-se pôr as medidas adequadas para conseguí-las.

Por isso o planejamento deve ser uma parte intrínseca da boa gestão do marketing. O processo de planejamento começa com uma avaliação objetiva da situação atual do produto.

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Isto se reflete num quadro estatístico dos últimos 5 anos da venda do produto, a participação no mercado, os preços, os custos e os ganhos, junto com as performances dos competidores mais marcantes.

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Também se avaliam as principais tendências do âmbito comercial. Conquanto os critérios e processos de marketing são universais, cada empresa e mercado fazem entrar em jogo aspectos que são específicos dessa empresa.

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