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capitalizando vantagens competitivas

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PROF. Philip Kotler

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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Como o marketing deve agir para capitalizar uma vantagem competitiva?: - Você pode ter uma vantagem competitiva, como um produto ou um serviço melhor do que o dos competidores, mas deve perguntar-se se constitui realmente uma vantagem para o cliente. Digamos que somos mais rápidos do que os outros para entregar um pedido:

Que acontece se os clientes não precisam rapidez, nem estão dispostos a pagar por isso?

A vantagem tem que ser significativa e valiosa para o cliente. Mas o mais difícil é saber que constituirá uma vantagem para nosso cliente dentro de 3 anos.

Que desejará de um auto, para então?

Em muitos negócios há que imaginar que coisas, entre as que não têm hoje, desejarão possuir no futuro. Chamamo-las brechas de valor, porque são valores que hoje não estão.

Há que se perguntar quem é nosso competidor agora e quem o será dentro de 3 anos.

Se você é Motorola, seus atuais rivais são Ericsson, ou Nokia, ou ambos. Mas, se eu vendesse serviços de telecomunicações de linhas fixas, isto é, os cabos que conectam aos lares e as empresas, começaria a me preocupar pela indústria sem fio, já que o computador se converte cada vez mais no telefone e meus competidores passarão a ser Dell ou IBM...

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