1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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As regras secretas do Manual do CEO

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sala dos artigos de gerenciamento

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Um pequeno livro de 76 páginas está circulando entre altos gerentes dos EUA. Trata-se da sabedoria que ao longo de anos de experiência foi acumulando, anotando e compartilhando Bill h. Swanson, CEO da contratista Raytheon, empresa ligada ao Ministério da defesa estadunidense e uma das mais importantes empresas de engenharia logística de defesa. Mas não se trata de mais um livro de gerência. De fato, não está disponível para a venda (Artigo: nem tudo nesta vida é movido por dinheiro).

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Inicialmente se imprimiram algumas dúzias de cópias, que foram distribuídos entre grandes gerentes e pensadores, incluídos Warren Buffett, Jim Collins e Tom Peters. Muitos deles por sua vez o comentaram (favoravelmente) e o distribuíram entre seus conhecidos. Tal foi a revoada causada por Swanson e seu pequeno manual que a empresa Raytheon agora o oferece em forma gratuita dentro dos EUA a quem o solicite em sua página web (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

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O livro inclui 25 regras escritas de maneira muito simples, que traduzimos a seguir:

Aprenda a dizer não sei. Se o usar adequadamente, o fará com freqüência.
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É mais fácil meter-se numa situação, do que sair dela.
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Se você não é criticado, pode não estar fazendo muito.
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Procure aquilo que falta. Muitos sabem como melhorar o que há, mas poucos podem ver o que não está.
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Quando algo aparece no viewgraph (transparência projetada), assuma que todo mundo sabe à respeito, e trate-o conformemente.
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Trabalhe para um chefe com o qual esteja cômodo dizendo as coisas como são. lembre que não é possível escolher aos familiares, mas se se pode escolher ao chefe.
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Constantemente revise os acontecimentos para assegurar-se que os benefícios reais sejam os que deviam ser. Evite a Lei de Newton.
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Por mais simples ou triviais que possam parecer-lhe as tarefas que lhe atribuíram, ponha seu melhor esforço.
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Persistência ou tenacidade é a disposição para perseverar apesar das dificuldades, desânimos ou indiferença. Não seja conhecido como um bom iniciador, mas como um bom finalista.
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Quando esteja terminando um projeto, não espere pelos demais; vá atrás deles, e assegure-se que se complete.
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Confirme suas instruções e os compromissos de terceiros por escrito. Não assuma que se fará!
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Não seja tímido; diga as coisas. Expresse-se e promova suas idéias.
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A prática demonstra que aqueles que falam com mais propriedade, de forma mais confiada, com freqüência se lhes atribui a tarefa de levá-lo a cabo.
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Tente ser breve e claro em seus reportes orais e escritos.
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Tenha extremo cuidado com a exatidão de suas afirmações.
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Não esqueça o fato de que trabalha para um chefe: - Mantenha-o informado. Evite surpresas! 
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O que for que o chefe queira, é primeira prioridade.
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As promessas, horários e estimações são instrumentos importantes num negócio bem ordenado: - Você deve fazer promessas. Não dependa da frase usada com freqüência: não posso estimar porque depende de muitos fatores incertos. 
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Nunca dirija uma queixa ao mais alto. Enviar cópia do e-mail ao chefe de uma pessoa é uma ofensa séria. 
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Quando tratar com pessoas externas à empresa, lembre que você representa à empresa. Tenha cuidado com os compromissos que estabelece. 
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Cultive o hábito de resumir as coisas em termos mais simples. Um argumento de elevador é a melhor forma.
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Não se sobre-excite nas emergências de engenharia. Mantenha os pés no chão. 
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Cultive o hábito de tomar decisões rápidas e decisivas. 
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Quando tomar decisões, as vantagens são bem mais fáceis de manejar que as desvantagens. Seu chefe quer conhecer as desvantagens também. 
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Nunca perca seu senso do humor. Divirta-se no que faz. Se refletirá em seu trabalho. A ninguém lhe agrada um resmungão, exceto a outro resmungão.

Recentemente, um artigo na revista Business 2.0, ajudou a difundir o livro bem além do que seu autor já o tinha feito. nessa reportagem se incluem comentários do autor, que também aproveitou para agregar umas regras novas (Artigo: QUATRO CONSELHOS DE LIDERANÇA).

Não se pode polir um tênis.
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Lembramos um 1/3 do que lemos, metade do que nos dizem, mas 100% do que sentimos.
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Trate o nome de sua empresa como se fosse o seu próprio.
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Quando tenha que tomar uma decisão, tente vê-la como se estivesse num nível superior da organização. Sua perspectiva mudará de imediato. 
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Uma pessoa que lhe trata bem, mas é rude com um mensageiro, não é uma boa pessoa. 
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Quando enfrente assuntos ou problemas que se prolongam, faça-os aterrizar de imediato.

artigo recomendado:

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Cuidado com os funcionários puxa-saco!

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