1-
COMERCIAL |
2
- MALA DIRETA |
3
- CORRESPONDÊNCIAS |
4
- E-MAILS ABERTO |
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Este
aplicativo trabalha com os dados dos CLIENTES que estão no menu
COMERCIAL. (vide figura 1).
Quando
chama a aplicação de "Mala direta por E-Mail", clicando no
botão
do menu "Comercial", você abre a janela do aplicativo e nela
aparecem os recursos e todos os filtros (imagem 2).
Vamos
explicar um por um dos filtros e suas relações com os dados para que
se entendam as funções que podem se conseguir com o aplicativo.
Representada:
A
filosofia do SDR, permite que o cliente seja cadastrado sem necessariamente
precisar que uma representada tenha vendido para ele. Dessa forma libera
os clientes para serem atendidos sempre pelo Representante, sem a
intervenção de uma Representada, projetando assim a filosofia do
"Sistema de Representação dirigida ao Representante" e não
mais como um sub-banco de dados da Representada.
Este
filtro permite você selecionar um Grupo e suas filiais, sem importar o
nome, CNPJ ou Razão Social, porque o faz diretamente por um enlace interno do cadastro de clientes, onde pode-se relacionar
uma Matriz e suas filiais ou um grupo e seus associados, como forma de
poder realizar levantamentos de determinados grupos ou mesmo apurar
faturamentos, ranking ou curvas de consumo, emissão de pedidos, comissionamentos,
ocorrências comerciais, etc..
Permite
você selecionar determinado grupo de CLIENTES por cidade, como forma de
ir afunilando sua procura atrás de um determinado e específico grupo de
prospects ou clientes.
Idem
a cidade, o que aproxima ainda mais o CLIENTE a ser alcançado por
e-mail.
Aqui
que os Representantes jogam pesado, porque quando cadastram os Clientes,
determinam a atividade comercial de cada um e depois saem atrás de cada
grupo específico, pré-definido com anterioridade, o que lhes dá
imenso potencial de fogo.
Idem
ao filtro atividade. Cada Representante determina a partilha da região
e assim divide seu leque de CLIENTES e começa a dirigir pesquisas de
compra por seção, índices de comissionamento, ranking de despesas,
resultado de vendas, volume de pedidos, e assim por diante,
posicionando-se muito acima das pesquisas de sua Representada, por ter
nelas, dados micro regionais, que dizem exatamente o comportamento de
consumo da região atendida e a avaliação que cada produto recebeu por
sub-região.
Os
representantes o utilizam para definir qual consumo corresponde para
cada CLIENTE, como forma de aprofundar a definição e a filtragem em
pequenos grupos, conseguindo aprofundar ainda mais o afunilamento, o que
é uma forma de atingir mais objetivamente o que se busca.
Permite
ao Representante selecionar para quais Clientes enviar ofertas ou
promoções, como forma de premiar unicamente aqueles que tenham sido
catalogados como pagadores: - "Muito bons", "Bons", "Em
prospecção", para evitar assim que os outros Clientes de
categorias com pagamento: - "Regular", "Protesto",
"Cartório", etc., não recebam
"Mu-Mu", que é apenas para quem se porta bem!
Por
cada Representante ter uma maneira diferente de premiar, agraciar,
envolver ou trabalhar com seus "Sub-Representantes ou
Vendedores", se usa muito o filtro por
"Vendedor", para poder premiar com uma promoção ou
oferta, unicamente ao Vendedor que tenha conseguido alcançar seu
objetivo ou tenha superado as expectativas, etc.
.
OPÇÃO
DE COMPRA:
- Este filtro
é regulado pelo Representante, codificando as posições em dias
de cada cliente (no botão de STATUS do comercial), como forma de identificar
por cor, quantos
dias tem o último Pedido do Cliente, o que permite visualizar rapidamente
os que passaram de um Status para outro sem fazer pedido. Este Status
também se utiliza de outros dez filtros que permitem jogar diferentes
dados, para afunilar a procura de cada grupo e saber onde se acha o furo
(Vendedor / Atividade / Segmento / Cidade / Etc.) - Vamos dar um exemplo
referencial apenas, porque cada segmento de Representação tem um
Status diferente de compra por Cliente ou de visitação, dependendo do segmento:
ATIVOS/VERDES
- Clientes com pedido em carteira ate 30 dias.
PÓS-ATIVOS/ROXOS
- Com Pedido em carteira entre 30 e 60 dias.
INATIVOS/VERMELHOS
- Com pedido em carteira há mais de 60 dias.
ANALISES/LARANJA
- Clientes cadastrados que não tem pedidos ainda.
DESABILITADOS/CINZA
- Clientes que por alguma razão foram retirados de atividade.
FECHADOS/MARINHO
- Clientes que tiveram suas atividades encerradas.
VERIFICA
QUANTOS CLIENTES EXISTEM NO CADASTRO E QUANTOS TEM ENDEREÇO
ELETRÔNICO.
Este
aplicativo ajuda para saber quantos "Clientes" e quantos
"e-mails" tem no cadastro, como forma de visualizar
o alcance de sua mala direta. É importante porque ainda trabalhamos em
mercados onde apenas 30% a 40% dos cliente em media, tem e-mail, por tanto
saber quantos alcançamos entre "Ativos / por atividade/Vendedor /
etc.," é muito importante e ajuda a analisar o tiro que irá
dar em cada grupo e se sua carteira de clientes não está um pouco defasada
de informações, o que pode verificar se sua quantidade de clientes
estiver abaixo de 20% de endereços de e-mail. Lembre que custo é tudo
na Representação. Não apenas porque pode enviar malas diretas por
e-mail, mais também avisos e ofertas, ocorrências comerciais, pedidos, orçamentos,
tabelas de preços, etc. etc.
PERMITE
VOCÊ ANEXAR AO E-MAIL:
Para
você anexar qualquer figura, planilha, catálogo ou outro material que
queira enviar anexo, apenas clique para abrir a pastinha amarela e
estará no interior do seu diretório geral (C: ou disco rígido), onde estão todos os arquivos.
Selecione o que anexar e pode enviar sua mala direta por e-mail. Este
aplicativo é muito utilizado pelos Representantes
quando tem um lançamento na Representada e eles querem chegar no
cliente em apenas uns segundos como forma de garimpar e preparar a venda antes da
visita. Não que vá a vender pelo e-mail, mas deixa o cliente de aviso
que nesse produto você tem preço e está na área.
É
muito importante que entenda que sua performance é baseada no
entendimento dos dados dos seus clientes e que esta ferramenta pode lhe
trazer lucros se acertar nas matérias enviadas por e-mail, assim como
lhe trará dores de cabeça se começa a encher as caixas de recepção
dos seus clientes. - Tem muito ainda por complementar. Este é o
primeiro passo para estar dentro mundo digital e você precisa dele sem
duvida, mas de nada adianta ter um SDR se não inserir dados nele e se
não conseguir entender que não é um sistema que lhe trará os lucros,
mas sim seu trabalho ordenado com ferramentas potenciais.
Enquanto
preparávamos este texto, que
demorou exatos 76 minutos, enviamos os 23.600 e-mails para os
assinantes do Jornal com apenas 4 cliques... Ta fácil ou não com
tecnologia alcançar os clientes ?
E
para cada um e nós dimensionar o custo real deste aplicativo, podemos
dizer que não tem a venda no mercado uma aplicação destas, apenas podem se
arrendar, alugar ou pelo estilo. Quem
quiser verificar, pode olhar sempre nas malas diretas de catálogos, no
final de cada uma delas, vem os nomes dos sistemas que cada empresa
utiliza, e citamos apenas duas para vocês conhecerem ( www.alacarta.com.br
- www.maximailing.com.br/
) . Cada e-mail enviado tem um custo e você paga no mínimo um valor
mensal. Nos de curiosos averiguamos numa dessas empresas, não importa
qual e para 10.000 e-mails estava em torno de 700 reais mês. Taaaaaaaaa
louco!!!
.EQUIPE
DO SDR - FAZENDO MISÉRIAS COM POUCA TECNOLOGIA E MUITA ASTÚCIA...
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