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Qual
é um dos segredos dos escritórios de representação DE SUCESSO?
Um bom e elegante senso de humor. Não é que tenham um grande repertório de piadas
(mesmo que contem algumas muito boas, e nisso o SDR sempre ajuda todos).
Tampouco é que consideram a vida como uma grande piada, pois se levam algo muito a sério é
a sua empresa, porque um escritório de representação comercial no mínimo investe cem mil reais para estar ativo
(carro, infra, experiencia, banco de dados, contratos, caixa para manutenção, proventos de sala´rios e pro-labore,
etc).
O que acontece é que tem senso de humor:
em outras palavras, sabem quando aplicar uma dose de frivolidade para eliminar tensões e fazer com que os demais se sintam à vontade.
Todos sabemos que as relações públicas são a chave para triunfar
comercialmente, mas esquecemos as vezes que o humor é um dos mais valiosos instrumentos para consolidar essas relações. O anterior não significa que
precise se converter em comediante da noite para o dia ou que pense que
por não saber contar piadas está fora da atividade, mas que procure
detectar a parte divertida e sutil de um assunto, para usa-la em benefício
de todos os presentes e com isso aliviar a tensão dos relacionamentos,
negociações e vendas.
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Em certas ocasiões, uma situação difícil pode ser solucionada com uma boa gargalhada. Lhes contarei uma
anedota:
Com a esperança de fechar uma venda, acudi a uma reunião com um
diretor de compras muito importante de uma grande empresa. Antes da reunião, seu assistente me informou que o
diretor logo, logo iria ser pai. Já na reunião, percebi que por alguma razão, não conseguíamos estabelecer um bom contato. Desesperado disse:
Soube que logo vai ser pai...
Gêmeos, respondeu.
Meninos ou meninas? Perguntei.
Um é homenzinho, o outro ainda não sabemos direito.
Como? Por quê?
O doutor não sabe a ciência certa, respondeu.
Nesse momento me senti tão confuso e mal parado, que mudei de assunto imediatamente. Saí com a sensação de que havia sido a pior reunião de minha vida. No dia seguinte, telefonei
para a assistente para marcar uma nova visita e comentar o que tinha
acontecido e me informou que o diretor tinha ido ao hospital, e me
esclareceu o mal entendido...
Ele tinha ido ao hospital acompanhando a esposa em um
ultra-som, pois seus bebês estavam por nascer e por estarem numa
posição complicada não tinham conseguido anteriormente, saber o sexo
do segundo bebe. Na visita seguinte, lhe contei o sucedido e as gargalhadas do empresário ecoaram pelo edifício. A partir desse momento se rompeu o gelo e fechamos o contrato em um ambiente de cordialidade.
Com isso aprendi uma lição:
o humor pode eliminar
muitas barreiras.
Certamente, escutar com
atenção
(algo que não fiz no primeiro
encontro) é um fator muito importante,
mas as vezes, o sentido do humor pode inclusive ser muito útil para
certas circunstâncias, do que a capacidade de escutar. A pessoa se relaciona melhor com pessoas dispostas a rir que
que com robôs que só se interessam em conseguir uma venda. O humor é
de graça para o comprador e ele gosta disso, pela mercadoria ou
serviço ele está pagando...
Na situação anterior, consegui que um episódio engraçado que acidentalmente
agiu em meu favor. No entanto, há momentos em que é necessário usar o humor intencionalmente, sobre tudo quando todas as outras táticas falham.
Pelo
geral, consigo que me liguem 15 minutos depois. Não obstante, é preciso esclarecer que esta tática só funciona quando já se tentou todos os meios que estão ao seu alcance. Uma vez que se esgotam todos os recursos, nada se perde em aplicar uma
boa e elegante dose de humor. Lembre as palavras que disse um famoso humorista:
O RISO É A DISTÂNCIA MAIS CURTA ENTRE DUAS
PESSOAS.