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Utilize o humor para conquistar clientes

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PROF. Barry Farber

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barry Farber é o presidente da farber training systems e da diamond group. o prof. Barry farber já escreveu mais de 12 livros especializados em treinamento de vendas para profissionais em vendas e líderes comerciais, alguns deles traduzidos em mais de 18 idiomas.

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tem treinado mais de 250.000 representantes, vendedores e executivos nas áreas comerciais e marketing, com suas técnicas de vendas. o prof. Barry Farber, e um dos mais populares e respeitados consultores do eua e um dos principais articulistas do  entrepreneur, o principal portal de língua inglesa, para incentivo das mpme.

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tem escrito e publicado mais de 400 matérias e artigos relacionados com vendas, direção e desenvolvimento pessoal para as forças internas e externas de vendas. entre seus muitos clientes podemos citar  a AT&T, Chase Manhattan Bank, Perrier Group e Merck.

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www.barryfarber.com

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Qual é um dos segredos dos escritórios de representação DE SUCESSO?

 Um bom e elegante senso de humor. Não é que tenham um grande repertório de piadas (mesmo que contem algumas muito boas, e nisso o SDR sempre ajuda todos). Tampouco é que consideram a vida como uma grande piada, pois se levam algo muito a sério é a sua empresa, porque um escritório de representação comercial no mínimo investe cem mil reais para estar ativo (carro, infra, experiencia, banco de dados, contratos, caixa para manutenção, proventos de sala´rios e pro-labore, etc). O que acontece é que tem senso de humor:

em outras palavras, sabem quando aplicar uma dose de frivolidade para eliminar tensões e fazer com que os demais se sintam à vontade.

Todos sabemos que as relações públicas são a chave para triunfar comercialmente, mas esquecemos as vezes que o humor é um dos mais valiosos instrumentos para consolidar essas relações. O anterior não significa que precise se converter em comediante da noite para o dia ou que pense que por não saber contar piadas está fora da atividade, mas que procure detectar a parte divertida e sutil de um assunto, para usa-la em benefício de todos os presentes e com isso aliviar a tensão dos relacionamentos, negociações e vendas.

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Em certas ocasiões, uma situação difícil pode ser solucionada com uma boa gargalhada. Lhes contarei uma anedota: Com a esperança de fechar uma venda, acudi a uma reunião com um diretor de compras muito importante de uma grande empresa. Antes da reunião, seu assistente me informou que o diretor logo, logo iria ser pai. Já na reunião, percebi que por alguma razão, não conseguíamos estabelecer um bom contato. Desesperado disse:

Soube que logo vai ser pai...

Gêmeos, respondeu.

Meninos ou meninas? Perguntei.

Um é homenzinho, o outro ainda não sabemos direito.

Como? Por quê?

O doutor não sabe a ciência certa, respondeu.

Nesse momento me senti tão confuso e mal parado, que mudei de assunto imediatamente. Saí com a sensação de que havia sido a pior reunião de minha vida. No dia seguinte, telefonei para a assistente para marcar uma nova visita e comentar o que tinha acontecido e me informou que o diretor tinha ido ao hospital, e me esclareceu o mal entendido...

Ele tinha ido ao hospital acompanhando a esposa em um ultra-som, pois seus bebês estavam por nascer e por estarem numa posição complicada não tinham conseguido anteriormente, saber o sexo do segundo bebe. Na visita seguinte, lhe contei o sucedido e as gargalhadas do empresário ecoaram pelo edifício. A partir desse momento se rompeu o gelo e fechamos o contrato em um ambiente de cordialidade.

Com isso aprendi uma lição:

o humor pode eliminar muitas barreiras.

Certamente, escutar com atenção (algo que não fiz no primeiro encontro) é um fator muito importante, mas as vezes, o sentido do humor pode inclusive ser muito útil para certas circunstâncias, do que a capacidade de escutar. A pessoa se relaciona melhor com pessoas dispostas a rir que que com robôs que só se interessam em conseguir uma venda. O humor é de graça para o comprador e ele gosta disso, pela mercadoria ou serviço ele está pagando...

  Na situação anterior, consegui que um episódio engraçado que acidentalmente agiu em meu favor. No entanto, há momentos em que é necessário usar o humor intencionalmente, sobre tudo quando todas as outras táticas falham.

Pelo geral, consigo que me liguem 15 minutos depois. Não obstante, é preciso esclarecer que esta tática só funciona quando já se tentou todos os meios que estão ao seu alcance. Uma vez que se esgotam todos os recursos, nada se perde em aplicar uma boa e elegante dose de humor. Lembre as palavras que disse um famoso humorista:

O RISO É A DISTÂNCIA MAIS CURTA ENTRE DUAS PESSOAS.

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